Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
maninhx

resolvido Servidor de arquivos com várias placas de redes

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal, me ajudem a chegar a uma conclusão. Em pequenas empresas é muito comum Servidores Windows ou Linux para armazenamento de arquivos. Também é comum o gargalo, principalmente para quem trabalha com arquivos com tamanho razoáveis (Imagens, Vídeos, etc). O fato de simplesmente colocar várias placas de redes diminuiria esse gargalo, melhoraria  o desempenho do servidor? O windows ou o linux gerenciariam essas várias placas de rede automaticamente ou precisariam de algum software de terceiro?

Pesquisando mais sobre o assunto li que algumas placas de rede tem a função Team, aonde você pode trabalhar com várias placas de rede. Essa função team pode ser a solução em um gargalo num servidor de arquivos?

Temos uma solução melhor?

Claro que a rede já seria Gigabit.

Editado: por o__rionTG

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Vamos resolver algumas questões.

1- De qual configuração de servidor estamos falando?

2- Qual sistema operacional Windows ou Linux (Ambas a soluções são aplicáveis mas com custos muito diferente).

3- É somente pra pequenas empresas em que setor? Dou suporte para uma grande empresa que tem apenas 20 computadores-Construtora, trabalha com AutoCAD. E pra uma pequena empresa que tem 40 computadores -Trabalha na fabricação de implementos agrícolas e trabalha com Solid Works e AutoCAD.

4- Se é pra pequenas imprensas até quantos computadores acessariam este servidor? (Na empresa que tem 20 computadores apenas 10 usam servidor de arquivo e na que tem 40 apenas 15 usam o servidor de arquivos diariamente. outras esporadicamente.

Uma usa windows e a outra usa Linux, ambas resolvi apenas com uma rede gigabit e com um RAID 0+1 virtual de 2 Tb ou seja 4 HD's de 1 Tb cada.

Ambos ficaram muito satisfeitos!

A configuração do servidor com windows é um I7 3ª Geração com 8 Gb de RAM e o outro é Linux I5 1ª geração 4 Gb RAM.

Nesta configuração o gargalo ainda continua sendo a rede supondo que 5 computadores copiassem o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Mas mesmo assim com um bom desempenho com um custo baixíssimo!

Agora se você almeja mais que isso somente um servidor dedicado com um serviço chamado "Agrupamento NIC" disponível no windows server 2012 de fácil configuração. para saber mais veja aqui ===> 

Conteúdo oculto

Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho na sua duvida usando a experiencia que já tive.

Forte abraço

Compartilhar este post

Link para este post

Na verdade é de 5 a 10 computadores e o minha dúvida na hora de vários acessos simultâneos identificar se seria a Rede ou o HD que não daria conta. No seu caso, você acha que o Raid 0 contribuiu bastante para agilizar essa parte de leitura e gravação?

Compartilhar este post

Link para este post

Com certeza meu caro, pra mim foi mais um aprendizado, pois testei sem RAID e depois com, a diferença foi grande. Ficou muito bom, a empresa optou por RAID 0 + 1 por questão de segurança dos arquivos, oque é muito importante no RAID, pois quantos mais HD's tiver mais chance de falha também terá.

Compartilhar este post

Link para este post

Raid 0 para armazenamento de arquivos sem backup é complicado, muito arriscado. O Raid 0+1 é ideal, pena que meu cliente não está afim de evoluir. Mas valeu pela dica, com o tempo convenço ele das vantagens.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para este post

:) Estamos a disposição amigo. Qualquer duvida na hora de criar o RAID ou até mesmo quando algum HD do RAID falhar, estamos a disposição.

Só um detalhe, os RAID que citei foram emulado via software (pelo próprio sistema operacional). Hoje temos placas mãe com  um custo bem baixo que montam RAID via hardware que fica com um desempenho muito melhor.

Será que falto algo  9_9 . . . ehehehehe . . . acho que não  :))

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

, Sempre tem como melhorar... Só depende do bolso do nosso cliente rs.

É bem verdade q com um Linux rodando o limite é um pequeno detalhe. Mas no meu ponto de vista a maior limitação é a nível de hardware do meio físico, ou seja, a infra de rede. Estamos limitados aos 100Mbit/s do cat 5e, (nos serviçais de empresários ignorantes), pq com o cat 6 a coisa muda de figura. Voltando... Experimente usar bons switchs, cabos e conectores além, é claro, de um bom roteador, e um squid afinado e verás onde fica o gargalo.

Deixando o meio físico da rede um pouco de lado. A máquina tb apresenta gargalo se o processador não der conta, principalmente se o hardware for desktop e não servidor. Na maioria dos casos a rede usada é onboard ou as realteks da vida de 30 dilmas. Se usar uma MB servidora com um processador à altura e memória suficiente... o resto pode por na conta da infra.

Acho q já me estendi demais rs.

Fica aqui minha pequena contribuição sem muito a acrescentar ao q o colega

Conteúdo oculto

, já havia dito.

Compartilhar este post

Link para este post

Você falou em placas de rede com chip realtek, pois são as mais comuns com 30 dilmas. Qual marca você me recomendaria? Lembro das 3com que agora é da HP. O que seria 30 dilmas?

Compartilhar este post

Link para este post

Vc já reparou q essas realteks q encontramos em todo desktop não tem epron nelas? Na verdade elas fazem o mínimo no quesito de "rede". É como vc colocar um tplink como router de uma rede com 30 micros acessando Internet e servidor de arquivos. Com certeza travará.

Qdo meu cliente não quer gastar eu empurro, pelo menos, uma placa intel da linha servidor q vem com duas ethernet boas e um quad core da vida. Faço raid via software rodando Debian e é só alegria.

Te aconselho fazer dessa forma tb, pois lhe garanto, não terá problemas e seu cliente ficará satisfeito. Mas não esquece de colocar um router descente com um switch razoável.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...