Jump to content

dúvida Estação de Solda Yaxun 881D (Ferro Não Aquece)

Rate this topic

Recommended Posts

Fala meus amigos! 

Tenho uma estação de trabalho do modelo acima citado que a um tempo atrás parou de aquecer o ferro de solda. Logo como já havia acontecido 2 vezes desde 2015 quando comprei, troquei logo o ferro por um novo e supostamente original. Porém, para a minha surpresa, dessa vez não funcionou. Logo fui medir a resistência do ferro novo e está dentro do parâmetro (não lembro agora o valor ao certo). 

Gostaria de saber se algum amigo já passou por essa situação e sabe o que foi.

Verifiquei a placa e não vi nenhum componente estranho, inchado, estourado ou rompido.

O conector por dentro os fios estão todos fixos. Nenhum está solto. 

O soprador funciona normalmente.

Desde já agradeço a todos!

Boa noite @Roberto Santos Fh .

• Eu começaria verificando se chega na tomada do ferro a tensão para aquecimento (geralmente CA proveniente de um TRIAC), e também se o potenciômetro de controle de potência do ferro está atuando;
  • Se estiver chegando, mas o ferro não esquenta, os terminais da resistência no plugue do ferro não coincidem com a tomada da estação. 
  • Verifica a continuidade chave liga/desliga do ferro de solda na estação.
Edited by Edmilson Goncalves Preza
  • Nice 1

Bom dia @Edmilson Goncalves Preza !

A chave liga/desliga está atuando assim como o potenciômetro. Porém não verifiquei a tensão para aquecimento. 

Vi que se a estação não detectar a resistência do ferro, ela não libera a tensão do aquecedor. Sabe qual controlador faz essa função? Será que não pode ser ele?

Boa tarde @Roberto Santos Fh .

• É importante verificar se tem a tensão ac de 26V para alimentar o ferro, desde a saída do transformador. Pode ser medido nos 2 primeiros pinos do conector J7 ou mesmo nos terminais do triac BT136 (Q5).
  • A tensão para o ferro é liberada pelo BT136 e não depende da resistência do ferro. 
  • Dentro do ferro tem uma sonda (sensor) de temperatura, tal como na pistola de ar quente, cujos fios vão terminar nos 2 últimos pinos de J7 (tem 5 pinos - parece que não usa o pino 3). Daí eles levam esta referência até os pinos 5 (por R10) e 6 (por R19) do CI U1 (HA17358B). Este CI faz o controle de regulagem da temperatura em determinado ponto através do potenciômetro RP1.
  • Quando acionada a chave para ligar o ferro, um dos terminais do trafo de 26V ac (que não passa pela resistência do ferro) vai direto ao pino 27 microcontrolador, cuja função é detectar a presença da tensão alternada. Detectada esta tensão, o micro libera pelo pino 15 a tensão que vai levar o fotodiac Q7 (EL3023) à condução, polarizando e acionando o triac Q5 para energizar o ferro. 
  • Uma pergunta, o led indicador de funcionamento do ferro acende?
  • Like 2
  • Nice 1

@Roberto Santos Fh  Só pra exemplificar o que eu disse no post #4, e aproveito pra esclarecer sobre o pino 3 que havia dito "parece que não usa o pino 3" mas o esquema abaixo mostra o pino 3 sendo usado para o aterramento da carcaça de metal do ferro. Não é exatamente da 881D, mas serve como exemplo:

image.png.a666e1ab876e23564177c0ca7ce70007.png

• Like 1

• 5 months later...
Em 14/12/2023 às 15:38, Edmilson Goncalves Preza disse:

Boa tarde @Roberto Santos Fh .

• É importante verificar se tem a tensão ac de 26V para alimentar o ferro, desde a saída do transformador. Pode ser medido nos 2 primeiros pinos do conector J7 ou mesmo nos terminais do triac BT136 (Q5).
  • A tensão para o ferro é liberada pelo BT136 e não depende da resistência do ferro. 
  • Dentro do ferro tem uma sonda (sensor) de temperatura, tal como na pistola de ar quente, cujos fios vão terminar nos 2 últimos pinos de J7 (tem 5 pinos - parece que não usa o pino 3). Daí eles levam esta referência até os pinos 5 (por R10) e 6 (por R19) do CI U1 (HA17358B). Este CI faz o controle de regulagem da temperatura em determinado ponto através do potenciômetro RP1.
  • Quando acionada a chave para ligar o ferro, um dos terminais do trafo de 26V ac (que não passa pela resistência do ferro) vai direto ao pino 27 microcontrolador, cuja função é detectar a presença da tensão alternada. Detectada esta tensão, o micro libera pelo pino 15 a tensão que vai levar o fotodiac Q7 (EL3023) à condução, polarizando e acionando o triac Q5 para energizar o ferro. 
  • Uma pergunta, o led indicador de funcionamento do ferro acende?

Bom dia amigo! Desculpem a demora. Muito serviço na oficina graças a Deus e só agora resolvi retornar a esse diagnostico. Em relação ao seu ultimo ponto, não. A estação não acende o led indicador do ferro.

Bom dia amigos. Hoje com mais calma, resolvi abrir e tentar resolver o problema da minha 881d.

Por felicidade minha, o problema estava em oxidação no conector do interruptor de ligar o ferro, e uma trilha rompida que sai dele para o controlador. Desde já, agradeço demais a ajuda dos amigos!

Segue as fotos abaixo:

WhatsApp Image 2024-05-31 at 09.35.15.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-31 at 09.35.27.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-31 at 09.35.34.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-31 at 09.40.49.jpeg

Edited by Roberto Santos Fh
  • Nice 1

• 5 months later...
6 horas atrás, sheila.belo disse:

amigo estou com um problema parecido,minha estação é de modelo Yaxun 886d+ e nao aquece o ferro ,comprei em fvereiro tem nove meses de uso . nova.

isso aconteceu depois de uma queda de energia aqui em casa.. lembrando que a estação estava ligada no filtro de linha que queimou o fusivel.

image.thumb.png.61f013b9afa989f5e20a877325bbfa82.png esta é para ser a placa de controle dela e aqui esta tudo de acordo pois liga e apresenta as informações nos displays, mas poderia ser um defeito na fonte também, verifique o estado da fonte e as tensões se estão corretas ok

image.thumb.png.5bba58a770c5c8d607ff93875a90ae65.png

Boa Sorte    :)

• Like 2

11 horas atrás, sheila.belo disse:

amigo estou com um problema parecido,minha estação é de modelo Yaxun 886d+ e nao aquece o ferro ,comprei em fvereiro tem nove meses de uso . nova.

isso aconteceu depois de uma queda de energia aqui em casa.. lembrando que a estação estava ligada no filtro de linha que queimou o fusivel.

• @sheila.belo , bom dia. Já percorreu o roteiro feito pelo autor do tópico antes de vir aqui? 
  • Tenha em mente que as falhas são causadas, geralmente por:
  1. Queima da resistência do ferro;
  2. Falta da tensão na fonte do ferro (26V);
  3. Falha do circuito de controle de acionamento e/ou temperatura do ferro.
  4. Rompimento de trilhas do circuito;
  5. Soldas frias, maus contatos e oxidações de conectores (como foi neste tópico).
  • Começa procurando os sinais visuais de componentes chamuscados, escurecidos, quebrados, soldas frias, trilhas queimadas ou abertas. Testa a continuidade dos cabos e conectores.
  • Mede a resistência do ferro e da sua sonda de temperatura. Se não estiver ok, troque o ferro.
  • Se tudo ok, verifica se tem 26 VCA no secundário do transformador que  alimenta o ferro. Se não, o transformador é o defeito.
  • Se ok para o transformador, passe a analisar a placa de controle, potenciômetro, trimpots, tensões e etc.

20 horas atrás, sheila.belo disse:

@sheila.belo Se nao tens os 26v para alimentar o ferro e a resistência dele está OK, segue o circuito até os triacs e testa ele. A minha quando deu problema o triac tinha queimado e o moc que dispara ele tambem. Mas o transformador foi junto. Entao tive que rebobinar o transformador e substituir o triac e o diac. Aí tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Uma dica que dou a todo mundo que tem estas estações Yaxun é nao deixar elas funcionando por muito tempo, seja no ar quente ou o ferro. O circuito delas nao aguenta muito tempo de uso.

Em 23/11/2024 às 20:11, argl disse:

@sheila.belo Se nao tens os 26v para alimentar o ferro e a resistência dele está OK, segue o circuito até os triacs e testa ele. A minha quando deu problema o triac tinha queimado e o moc que dispara ele tambem. Mas o transformador foi junto. Entao tive que rebobinar o transformador e substituir o triac e o diac. Aí tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Uma dica que dou a todo mundo que tem estas estações Yaxun é nao deixar elas funcionando por muito tempo, seja no ar quente ou o ferro. O circuito delas nao aguenta muito tempo de uso.

obg pela resposta amigo. o transformador aqui esta esquentando. ,nao sei dizer se isso é normal, mas meu soprador funciona normalmente. lembrando qque nao notei nada de queimado na placa. esta novinha, nem cheiro de queimado tem.vou aferiri as tenções para ter certeza.

Em 23/11/2024 às 20:11, argl disse:

a resistencia foi a primeira coisa que olhei,nem posaca ela ta ...é de ceramica.esta nova. e nad de queimado na plaquinha dela.estou comedo de ser o transformador.

Em 23/11/2024 às 06:49, Maru disse:

image.thumb.png.61f013b9afa989f5e20a877325bbfa82.png esta é para ser a placa de controle dela e aqui esta tudo de acordo pois liga e apresenta as informações nos displays, mas poderia ser um defeito na fonte também, verifique o estado da fonte e as tensões se estão corretas ok

image.thumb.png.5bba58a770c5c8d607ff93875a90ae65.png

Boa Sorte    :)

obrigada pela ajuda pessoal. acho que achei o defeito.

coloquei um ferro usado aqui nela e ele esquentou ....alem da conta porque esta com o fio do sensor quebrado, mas ja me deu uma ideia... dae testei o ferro da propria estação, cujo o qual esta novinho,mas porem as tençoes chega  nele e ele nao esquenta, dedução é que queimoi a resistencia mesmo ela estando com cara de novinha,deve ter quebrado as conecçoes interna. vou comprar outra e retorno assim que der certo.  

Em 23/11/2024 às 06:49, Maru disse:

• Like 1

Em 25/11/2024 às 16:46, sheila.belo disse:

obrigada pela ajuda pessoal. acho que achei o defeito.

coloquei um ferro usado aqui nela e ele esquentou ....alem da conta porque esta com o fio do sensor quebrado, mas ja me deu uma ideia... dae testei o ferro da propria estação, cujo o qual esta novinho,mas porem as tençoes chega  nele e ele nao esquenta, dedução é que queimoi a resistencia mesmo ela estando com cara de novinha,deve ter quebrado as conecçoes interna. vou comprar outra e retorno assim que der certo.  

• Você pode reaproveitar o sensor do ferro novo no ferro usado.

• 2 months later...

Estou com mesmo problema desde que comprei esse bicho,ja faz quase 2 anos e nunca mais mexi nisso,a yaxun e muito problematica ,varios problemas desse ja vi na net,o ferro de solda esquentou pouco tempo depois parou ,eu ligava o interruptor ai acendia o led ficava segundinhos acesso ai apagava e nem sinal de querer aquecer o ferro de solda,o soprador esta funcionando.