Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Gravador CH341A não está lendo ci Winbond 25Q32FV

Featured Replies

Postado

Gravador CH341A não está lendo ci Winbond 25Q32FV.

Ele leu e gravou um chip winbond, com pinça jacaré. Mas agora não está lendo mais, nem com a pinça, nem com adaptador.

Somente leu o MX25L8005.

Será que voltagens estão erradas? Mas porque estava lendo, gravou e agora parou, sendo que lê a MX25L8005?

GRAVADOR BIOS CH341A.jpg

ADAPTADOR SOP8 150MIL.webp

Postado

Esses gravadores CH341A tem um erro grave de projeto nas linhas de leitura e gravação que ficam sempre com 5V e podem queimar as memorias que são alimentadas com 3.3V.  Veja o video abaixo:

Serah que o seu gravador não danificou sua memoria ?

Postado
Em 22/12/2023 às 12:46, Tiago.S.F disse:

Gravador CH341A não está lendo ci Winbond 25Q32FV.

Ele leu e gravou um chip winbond, com pinça jacaré. Mas agora não está lendo mais, nem com a pinça, nem com adaptador.

Somente leu o MX25L8005.

Será que voltagens estão erradas? Mas porque estava lendo, gravou e agora parou, sendo que lê a MX25L8005?

GRAVADOR BIOS CH341A.jpg

ADAPTADOR SOP8 150MIL.webp

Compre um gravador.

esse modelo é um paliativo.

Postado

bom dia meu amigo, tudo joia? entao tive o mesmo problema a um tempo atras com chip de 1.8v , porem quando eu retiro o chip da placa e soldo no adaptador ele reconhece normalmente novamente, so assim consegui gravar a bios com sucesso! a garra jacare , pelo menos aqui cmg nao reconhece bem essas bios de 1.8v , ja as de 3.3v funciona!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
Em 30/12/2023 às 11:59, William_R disse:

Esses gravadores CH341A tem um erro grave de projeto nas linhas de leitura e gravação que ficam sempre com 5V e podem queimar as memorias que são alimentadas com 3.3V.  Veja o video abaixo:

Eu pensei a mesma coisa, pelo fato que ocorreu. 

Postado
  • Autor
Em 31/12/2023 às 10:35, Herdeiros da Pesca disse:

bom dia meu amigo, tudo joia? entao tive o mesmo problema a um tempo atras com chip de 1.8v , porem quando eu retiro o chip da placa e soldo no adaptador ele reconhece normalmente novamente, so assim consegui gravar a bios com sucesso! a garra jacare , pelo menos aqui cmg nao reconhece bem essas bios de 1.8v , ja as de 3.3v funciona!

Pois é isso que não compreendi, pois que eu saiba a Winbond 25Q32FV, é de 3.3v. E parou de reconhecer. Uso o programa no Windows. Pensei em fazer dual boot, com o Ubunto na outra partição e ver como se comporta lá...

Postado
  • Autor
Em 30/12/2023 às 15:15, Ponto da Manutenção disse:

Compre um gravador.

esse modelo é um paliativo.

Qual recomenda?

Postado
  • Autor
Em 30/12/2023 às 11:59, William_R disse:

Já vi este vídeo, só fiquei com receio de modificar... Acho que vou arriscar fazer a modificação.

Editado: por Tiago.S.F

Postado
  • Autor
Em 25/01/2024 às 12:24, William_R disse:

Eu jah modifiquei o meu gravador e agora ele tem 3.3V nas linhas de gravação e leitura de dados 👍

Uma das coisas que ficou na minha mente, e por isso relutei para fazer a modificação, foi: porque ele lê o chip MX que tem terminais maiores, normalmente e salva e chip Winbond, que tem terminais menores, reconheceu só uma vez, depois não mais?

Mas vou fazer a modificação e teste e se Deus quiser volto para notificar resultado. Obrigado

Postado

Qual versão estais usando ?
Aqui estou tentando resolver problema com  MXIC 25L12873F e com versões abaixo do 1.29 só tive dor de cabeça, estou no momento usando versão "russa 1.45"  continua escrevendo estranho na bios, mas faz leitura e verificação ok.

Postado
  • Autor
Em 31/01/2024 às 01:40, dhx disse:

Qual versão estais usando ?
Aqui estou tentando resolver problema com  MXIC 25L12873F e com versões abaixo do 1.29 só tive dor de cabeça, estou no momento usando versão "russa 1.45"  continua escrevendo estranho na bios, mas faz leitura e verificação ok.

Estou usando a 1.29 mesmo.

PROGRAMADOR 1.29 CH341A.jpg

PROGRAMADOR 1.29 CH341A_CHIP MX25L8005.jpg

PROGRAMADOR 1.29 CH341A_CHIP MX25L8005_PROGRAMANDO.jpg

Postado
  • Autor
Em 25/01/2024 às 11:24, William_R disse:

Eu jah modifiquei o meu gravador e agora ele tem 3.3V nas linhas de gravação e leitura de dados 👍

Acabei de fazer modificação. mas estado do gravador aparece: não conectado.

Postado

Tenta ver se não acabou interrompendo a alimentação do chip CH341A no pino 28

3V3FIX-ch341aUSBminiprogrammerschematic.thumb.png.48b9925c368b1b79468fbad468cb1136.png

O programa que eu uso eh o SiberiaProg

SiberiaProg1-45.png.2b3f673a94d8a42fbd5f6126bf661340.png

Editado: por William_R
Adição do link do software

Postado

@William_R Vou aproveitar uma carona aqui para dizer a experiência que tive com a CH341A, aproveitando o seu conhecimento! Cheguei a fazer essa adaptação uma vez, mas tive mais problemas com a adaptação do que sem ela. E essa gravadora veio se aperfeiçoando com o tempo e esse modelo citado no vídeo, ja é um modelo novo. Será que os desenvolvedores cometeriam um erro tão grave assim depois de anos aperfeiçoando-a? Acredito que os Ci's de BIOS possuem nas suas linhas de dados uma tolerância de tensão que chega 5,6V, ou seja ter a tensão maior nessas linhas não prejudica o CI, desde que ele tolere essa tensão. O importante é a tensão correta no Vcc. Uso ela aqui até hj, tenho outra mas uso ela ainda sem essa adaptação, ja gravei inúmeros Ci's de 3,3V e de 1,8V.  Realmente nunca tive um caso que não resolvia e depois da adaptação passei a resolver, o que me fez atribuir o problema ao software, CI, adaptador, e até a porta USB com problema, mas nunca usar essa gravadora sem a adaptação me trouxe problemas, gostaria da sua opinião meu amigo, se possível, claro. Um abraço.

Em relação ao problema amigo no post, não o vi relatar de ter usado um outro CI, desconfiando de um problema no mesmo.

Postado

Caro @Rods você esta de certa forma correto, mas ja vi colegas reportando a queima de memorias com a tensão de 5V nas linhas de dados.  Como diz o ditado: "O seguro morreu de velho", não custa atualizar o gravador.

Quanto aos novos modelos/versões de gravadores, eh so medir os pinos 2 e 5 para ver se o modelo jah vem com 3.3V nas linhas de dados para as memorias do tipo 25xx

Quanto aos topicos pedindo ajuda, tenho visto o retorno sendo relatado problemas no geral de mau-contato e/ou software com problema na lista de dados de memorias mais novas batendo com suas conclusões reportadas.

Postado

Sr. Willian R.  a minha gravadora deve ser antiga, tensão 3.3v, confere com o  esquema que sr. colocou acima, conectores cor azul. pinos 11 - 12, 7=3.3V.  Pino 8 terra, demais 5.15v no 25xx. Este valor de 5.15v confere para MOSI,CLK, CS , MISO?

Editado: por rgb comput

Postado
20 horas atrás, rgb comput disse:

Sr. Willian R.  a minha gravadora deve ser antiga, tensão 3.3v, confere com o  esquema que sr. colocou acima, conectores cor azul. pinos 11 - 12, 7=3.3V.  Pino 8 terra, demais 5.15v no 25xx. Este valor de 5.15v confere para MOSI,CLK, CS , MISO?

Me parece que o seu gravador so tem 3.3V na alimentação da memoria e o restante 5V.  Fica a seu criterio atualizar (FIX) ou não o seu gravador.

Poste uma foto dele visto por cima e por baixo para que os colegas saibam de que modelo estamos falando.

Editado: por William_R

Postado

sempre usei a ch341a do modelo de cor verde, nunca me deixou na mao, porém, a um tempo atras, comprei deste modelo preto/amarelo, pra deixar de reserva, quando precisei usar, já passei raiva com incompatibilidade entre alguns cis de bios. tentei vários drivers alguns davam certos, outros não, enfim,  larguei ela de lado.

Postado
  • Autor
Em 02/02/2024 às 18:13, William_R disse:

Tenta ver se não acabou interrompendo a alimentação do chip CH341A no pino 28

3V3FIX-ch341aUSBminiprogrammerschematic.thumb.png.48b9925c368b1b79468fbad468cb1136.png

O programa que eu uso eh o SiberiaProg

SiberiaProg1-45.png.2b3f673a94d8a42fbd5f6126bf661340.png

Vou fazer novamente e ver se houve interrupção. O problema é que mesmo, após ter tirado os fios do pino 28 e 9, ela continua sem aparecer como conectado.

Postado
  • Autor
Em 07/02/2024 às 15:48, Rods disse:

@William_R Vou aproveitar uma carona aqui para dizer a experiência que tive com a CH341A, aproveitando o seu conhecimento! Cheguei a fazer essa adaptação uma vez, mas tive mais problemas com a adaptação do que sem ela. E essa gravadora veio se aperfeiçoando com o tempo e esse modelo citado no vídeo, ja é um modelo novo. Será que os desenvolvedores cometeriam um erro tão grave assim depois de anos aperfeiçoando-a? Acredito que os Ci's de BIOS possuem nas suas linhas de dados uma tolerância de tensão que chega 5,6V, ou seja ter a tensão maior nessas linhas não prejudica o CI, desde que ele tolere essa tensão. O importante é a tensão correta no Vcc. Uso ela aqui até hj, tenho outra mas uso ela ainda sem essa adaptação, ja gravei inúmeros Ci's de 3,3V e de 1,8V.  Realmente nunca tive um caso que não resolvia e depois da adaptação passei a resolver, o que me fez atribuir o problema ao software, CI, adaptador, e até a porta USB com problema, mas nunca usar essa gravadora sem a adaptação me trouxe problemas, gostaria da sua opinião meu amigo, se possível, claro. Um abraço.

Em relação ao problema amigo no post, não o vi relatar de ter usado um outro CI, desconfiando de um problema no mesmo.

Obrigado pela postagem; e quanto a sua dúvida, apesar de eu não ter postado, eu coloquei outros 3 ci's Winbond. E dois deles, leu depois até gravou, mas depois não reconheceu mais. No mesmo software que havia gravado antes.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.