Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que é o PWM de um notebook?

Avalie este tópico:


brunorivera

Posts em destaque

Corrigido...

 

A Modulação PWM é utilizada em reguladores de tensão, através de chaveamento de transistores.

 

Existem CIs na placa mãe que se utilizam deste tipo de modulação para controlar a regulagem da tensão em diversos circuitos.

 

Na pratica, se o circuito responsável pela modulação/sinal pwm não funciona, vc não tem as tensões necessárias na placa.(No caso de notebook)

 

Possui este nome PWM, porque trabalha com pulsos (PWM (Pulse-Width Modulation)).

 

pwm.gif

 

 

Existe muito material na internet sobre PWM, o componente/CI-Circuito integrado responsável por esta modulação geralmente tem vários encapsulamentos, mas muda em cada caso.

 

São utilizados em fontes, Tvs, Note, Nofreak... Vichh.. em quase tudo...

 

 

componente-p-notebook-max1632aeai-pwm-28pin-frete-gratis-13919-MLB3258455189_102012-O.jpgci-ld7550bbn-pwm-dip-8-para-fontes-integrado-ld-7550-bbn-14390-MLB4427656818_062013-F.jpg

 

 

Qualquer dúvida só perguntar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PWM não é um "componente", mas uma modulação de sinal, modulação por largura de pulso (Pulse Width Modulation). Utiliza-se (erroneamente, na minha opinião) o termo CI PWM para indicar CIs na placa mãe que se utilizam deste tipo de modulação para controlar a regulagem da tensão em diversos circuitos. Digo "erroneamente" pois a função destes CIs não é só gerar o pulso PWM, mas eles controlam várias outras coisas nos circuitos, depende de cada projeto.

 

Leia mais em:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Faça uma busca no fórum que tem muita postagem sobre isso:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Bruno espero que com este vídeo você possa entender mais sobre o PWM, eu também aprendi um pouco, espero ter ajudado, vlw

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PWM não é um "componente", mas uma modulação de sinal, modulação por largura de pulso (Pulse Width Modulation). Utiliza-se (erroneamente, na minha opinião) o termo CI PWM para indicar CIs na placa mãe que se utilizam deste tipo de modulação para controlar a regulagem da tensão em diversos circuitos. Digo "erroneamente" pois a função destes CIs não é só gerar o pulso PWM, mas eles controlam várias outras coisas nos circuitos, depende de cada projeto.

 

Leia mais em:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Faça uma busca no fórum que tem muita postagem sobre isso:

Concordo plenamente, estou a anos a dizer que é errado ensinar que PWM é um componente, enquanto que PWM é um pulso que o CI envia, esse CI pode ter um ou mais pinos PWM, por norma são 2 e são chamando de pinos CCP1 e CCP2 (Capture Compare PWM), por norma este sinal será enviado para um circuito em que tenha a sua drive (no caso dos notebooks os transitores de alta e de baixa), no caso da robotica os transistores de Darlington.

Mas tanto na robotica como nos notebooks eles são Drivers, por isso é que no esquema vem no componente as siglas DL (Drive Low) e DH (Drive High), como o circuito depois dos drives vai consumir uma corrente muito elevada (não vamos esquecer que na linha do pwm trabalhamos na casa do 0.25A), essa corrente nunca pode estar ligada directamente ao componente senão iria sempre queimar devido a corrente ser alta.

Para que essa corrente consumida pelo circuito não chegue ao CI é colocado o fet de Alta e o Fet de baixa tambem chamados de Drives.

Os drives estão presentes porque a corrente gerada pelo CI é muito inferior ao que o circuito vai necessitar, temos o caso do circuito do CPU que é um excelente exemplo.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora quem nao entendia era eu.

então foi lêr com atenção as vossas respostas.

Foi má interpretação das vossas respostas. Voces dizem que e erroneo chamar de PWM esses componentes por eles tem muitas outras funções que o PWM. Estou completamente de acordo.

 

Eu estava a entender que seria erroneo chamar de "componente" porque teria outras funções que o PWM.

Daí ter dado o exemplo de CI com varios componentes (ex. microprocessador com trilhentos transistores, etc), e ainda assim e componente.

Ficou meio complicado mas é isso aí.:o

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Tubo bem meu amigo...

 

hehehe as vezes dói o ouvido néh escutar certos termos, com vc bem disse, Ci PWM, mas com o tempo passei a ser mais tolerante...

Tive muitos chefes que me perguntavam sobre Voltagem, sendo que seria Tensão ou D.D.P, Amperagem, vc sabe que é corrente, e assim vai...

 

Se a gente entrar nesse mérito vamos confundir a cabeça do Bruno...

 

Modulação PWM dá pano pra manga, só lembrar um pouquinho das aulinhas de telecomunicações hehehe

 

Um abraço e sucesso 8)

 

P.S. Corrigi meu primeiro comentário para deixar mais claro a diferença do CI e a modulação...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Tubo bem meu amigo...

 

hehehe as vezes dói o ouvido néh escutar certos termos, com vc bem disse, Ci PWM, mas com o tempo passei a ser mais tolerante...

Tive muitos chefes que me perguntavam sobre Voltagem, sendo que seria Tensão ou D.D.P, Amperagem, vc sabe que é corrente, e assim vai...

 

Se a gente entrar nesse mérito vamos confundir a cabeça do Bruno...

 

Modulação PWM dá pano pra manga, só lembrar um pouquinho das aulinhas de telecomunicações hehehe

 

Um abraço e sucesso cool.gif

 

P.S. Corrigi meu primeiro comentário para deixar mais claro a diferença do CI e a modulação...

Engraçado falar em D.P.P. já achava que no brasil nao usavam isso. Para mim esse seria o unico nome.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha concepção poderíamos chamar de pwm tanto a modulação da largura de um sinal ( sinal pwm) quanto o circuito que faz e controla este sinal (CI do PWM )...O importante é a pessoa saber interpretar isso.....Nos tópicos tem uma apostila sobre PWM, vale a pena baixar, ler e entender mais do assunto.Abraços e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer criar discordia mas não estou a entender a questão.

Então essa mesma regra não se aplica à grande maioria dos CI, que agregam varios componentes.

Amigo Cludio Silva, percebo que o mesmo erro acontece com a expressão BGA, pelo que já pesquisei e pelo que entendi, BGA seria um tipo de solda através de esferas, correto, e o mesmo acontece com o PWM, creio que seja um modo de se referir ao componente, mas que no caso não é o nome dele. Sou novo na área se disse algo errado por favor me corrijam, obrigado.

 

Obs. espero ter postado no lugar ceto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...