Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como achar curto na placa

Avalie este tópico:


Gercinei

Posts em destaque

Boa tarde amigos, tenho uma dúvida e peço ajuda dos amigos com mais experiência, queria saber como procedo para achar curto na placa de um notebook ou de um desktop, pelo que já notei um componente em curto pode simular curto em outros que estão em boas condições, sei que se eu colocar a ponta preta do miter no terra da placa poderei com a vermelha ir pesquisando, mas ai é que está a dúvida, como saberei que é curto, amigos desde já agradeço as resposta que forem postadas, se por um acaso não fui claro é só me dizer que tentarei ser mais claro em minha dúvida, obrigado, vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Tua dúvida meu amigo, é uma das mais cruéis hehehe....

 

O primeiro passo na verdade, no momento da medição, vc deve procurar saber o que está medindo, pois se vc não sabe o que está medindo, não sabe também o que esperar da medição.

 

Nem sempre o multimetro "apitando" quer dizer que existe algo em curto, pois pode ser que vc esteja medindo um resistor de baixa resistência, ou até mesmo pode existir uma bobina em paralelo ao ponto de sua medição, sendo assim, este suposto curto não seria um defeito, e sim uma característica do circuito.

 

Para não cair nessas "pegadinhas", a análise do circuito, através do esquema elétrico é imprescindível.

 

Outra ferramenta bem usada é uma fonte variável, ou aquela "fumegation" que existe aqui no fórum para ser feita em casa, com ela vc pode alimentar o circuito sem que a fonte desarme e observar qual componente esquenta desproporcionalmente , este provavelmente estará em curto.

 

Para observação de aquecimento de componente existem várias técnicas, como ir com a ponta do dedo para ver se ter algum componente fervendo, ou então, colocar um pouco de alcool iso por cima do circuito suspeito e ver em qual ponto ele evapora mais rapidamente, isso indica um ponto de aquecimento desproporcional, e se tiver sorte, o componente em curto....

 

Espero ter esclarecido pelo menos um pouco sua dúvida...

 

Abraço.... j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí amigão uma dica concreta é difícil lhe dar, as melhores forma de encontrar um curto é como o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
postou, e outra coisa num exemplo de um capacitor SMD em curto ele fará com que todos da mesma linha apresente o mesmo curto, então no caso de encontrar um capacitor suspeito de curto, é melhor arrancar ele da placa e testar fora, assim como qualquer outro componente que vc suspeite do curto, é meio trabalhosos mas é assim que funciona. Use sempre o esquema elétrico.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente concordo, curto e que nem cu, cada um tem o seu :D

 

Seria mais facil voce perguntar da seguinte forma, como deve medir tal componente?

 

Por exemplo, a bobine deve ser medida na escala de continuidade, acima de 30+- ta ruim. O certo e ficar perto do 0.

 

Ja os transistores complica um pouco mais, primeiro tem que identificar se ele é PNP ou NPN, caso ele seja PNP você coloca a ponta vermelha na base e ai voce tem que ter continuidade ( tem que ter sinal sonoro como se fechasse curto ) no dreno/colector e no source/emissor nao tem que ter. Caso seja NPN voce coloca a ponta Preta na Base e mede se fecha curto no dreno/colector.

 

Penso que tenho explicado bem, caso não alguem que me corrija.

 

Valendo joinha :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,vamos ao que eu faço..

 

Quem esta em curto vai ser uma fonte não a placa toda..

1º-determinar qual fonte esta em curto

2º-aplique uma tenção igual a fonte com problema(com fonte estabilizada,não chaveada) mas com um resistor de 47 ohms em serie

3º-com a mão,procure por aquecimento na placa..

assim vc. poderá isolar o setor com problema..

 

Nem sempre se acha de primeira,mas é só persistir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Além de ser muito raro uma placa sair faiscando, vc vai borrifar o álcool isopropílico (não é o do posto de gasolina não) suficiente apenas para a analise,

 

caso tenha muito azar, a labareda será tão pequena quanto a própria improvável faisca.

 

Sendo assim, é seguro.

 

Espero ter ajudado, j+

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu já lhe ensinei, a verificar curto, até rimou rsrs.

 

Multímetro na escala de 200 ohms e verifique a resistência em relação ao terra geralmente nas bobinas da placa (ponta preta no terra da placa, ponta vermelha na bobina, se apresentar valor menor ou aproximado a 6 ohms, temos um curto nessa linha). Essa técnica pode e deve também ser usada no circuito de entrada (linha de alta).

 

Bons estudos, você vai longe, só depende de si.

 

,

 

alcool isopropílico não é água, ou melhor não contém água, então pode-se jogar ele na placa mesmo quando estiver correndo tensão por ela que não haverá problema algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Oi amigo, tudo bem? estou iniciando meus estudos na área de reparo de notebooks e reparei que a 5 meses você postou uma dúvida em relação a descoberta de curtos em placa...pelo visto você já deve ter sanado sua dúvida...gostaria de saber se você poderia me auxiliar disponibilizando algum tutorial ou algo que possa me ajudar nesse processo, pois estou com dificuldades exatamente nesse aspecto. muito obrigado pela atenção e até mais! abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

O aconselhável é medir curto na medida de Omhs vou colocar abaixo uma dica quanto a medida com o multímetro o preto no terra e o vermelho nas bobinas de cada linha.

 

verificar curto em resistencia ohms

- Setor de Alta tensão = Resistencia ALTISSIMA acima de 1000 ohms

- Setor primário de 5v e 3v = Resistencia acima de 50 ohms (Abaixo disso considera-se suspeito de curto)

- Setor do Chipset 1.05v = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs (Abaixo disso considera-se suspeito)

- Setor do Processador VCORE = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs (Abaixo disso considera-se suspeito)

OBS: Para medir resistencia na bobina do processador, é aconselhavel retirar o processador

 

quando achar uma resistência menor que as indicadas acima injete tensão na linha e veja qual componente aquece, lembrando que em alguns casos tem componente que esquenta mais não é ele o vilão vá retirando o componente que esquenta e veja se acabou o curto SO substitua quando desaparecer o curto.

 

se ajudei joinha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

image.php?di=XS9E

 

TÓPICO TRANCADO!!!

 

 

Tópico abandonado pelo Usuário.

Para mais informações acesse:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...