Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ME ao invez de Reflow? Acer Aspire 5552-5664

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Boa tarde pessoal.

Peço ajuda ao pessoal mais experimentando na questão de BGA num problema.

 

Veio esse Acer placa mãe LA-6552P para manutenção, defeito: Liga, acende Leds, cooler gira e para e não sobe video.

Todos testes realizados e o note estava dentro da normalidade. Toquei um ME afim de aferir se era problema de solda BGA. Subiu video.

Não tenho maquina BGA, logo poderia somente fazer um Reflow, explicado tudo a cliente concordou mesmo sabendo dos riscos que o Reflow representa. Se durar durou.

 

Enfim, antes de fazer o reflow resolvi liga-lo mais uma vez afim de constatar se ainda permanecia com o diagnostico inicial e para minha surpresa ele estava vivo?. O note ligou normalmente, sendo que o ME que fiz foi as 11:30 da manha e agora é 15:30 e o note permanecia totalmente frio.

 

Isso é normal em alguns casos? vou deixar ligado pra ver se algo acontece, mas alguém já passou por algo semelhante?

Vale a pena dar como concluído e resolvido se permanecer ligando até amanha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano se você fez os procedimentos básico (limpar memoria em fim verificar se não era algum mau contato) antes do ME e após o me ele levantou vídeo tem chance de apresentar o problema logo apos uso pesado do note.

testa um pouco mais, caso volte a apresentar o problema, como você não tem máquina de bga faça um reflow (apesar de não ser o indicado) mas em alguns acer as vezes funciona). vai em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas tardes....

Não se portugues... Espero ajudar-te...

Liga um tester com medidor de temperatura ao lado do chip de video (ou northbridge) dependendo do caso...

Se podes, precalienta desde abaixo com uma estufa electrica. E desde acima com ar quente. Fá-lo muito lentamente.

Quando a temperatura chegue a 100ºC, retira a cola epoxy que possa ter no chip. Depois, sobe lentamente a temperatura até atingir os 210ºC.

Depois, apaga a estufa de abaixo e afasta o ar quente muito lentamente, já que a temperatura não deve descer mas de 6ºC por segundo.

Sugiro-te que NÃO UTILIZES FLUX

 

 

----------------------------------------------  ORIGINAL  -----------------------------------------------------------

Buenas tardes....

No se portugues... Espero ayudarte...

Conecta un tester con medidor de temperatura al lado del chip de video (o northbridge) dependiendo del caso...

Si puedes, precalienta desde abajo con una estufa electrica. Y desde arriba con aire caliente. Hazlo muy lentamente.

Cuando la temperatura llegue a 100ºC, retira el pegamento epoxy que pueda haber en el chip. Luego, sube lentamente la temperatura hasta alcanzar los 210ºC.

Luego, apaga la estufa de abajo y aleja el aire caliente muy lentamente, ya que la temperatura no debe descender mas de 6ºC por segundo.

Te sugiero que NO UTILICES FLUX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cliente pode até concordar com o reflow, de inicio, mas assim que der o mesmo defeito ele não vai continuar com a mesma ideia.

 

Se você não o equipamento para fazer o serviço correto, sobra duas opções: devolver o aparelho como esta ou terceirizar o serviço.

 

Reflow só da dor de cabeça e geralmente o cliente sai insatisfeito e vai queimar você para os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho uma boa experiencia com reflow e raballing.

o reflow desde que seja feito de maneira controlada, observando temperatura e tempo pode durar muito, ao menos comigo é assim. Se seu note nao subia video e depois do ME ele subiu, faça o reflow ou reballing.

retire a cola que fica nas pontas do chip e se você tiver coloque fluxo de soldagem nas laterais e esquente um pouco para que o fluxo entre debaixo do chip, faça controladamente não deixe que passe de 210ºC, ou caso contrário pode queimar o chip e só outro novo para resolver. apos o resfriamento teste a placa .

 

Aqui na loja eu tenho uma estação de soldagem Zhuomao ZM5830 e com ela faço reflow e reballing de maneira controlada com tempo e temperatura, e componentes importados de maior qualidade.. e tenho uma taxa de sucesso no reparo de 70%.

 

 

se ajudei de alguma maneira, retribua!

SAM_1783.jpg.2a5161d11debc496c9e87e4050063e2a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra o Reflow , pois um serviço bem feito é uma grande propaganda para vc , aki na minha cidade faço reball, e com certeza meus clientes satisfeitos ja trouxeram vários outros ate de cidades vizinhas , no começo quando comecei e não tinha equipamento andei fazendo uns reflow, resultado , acabava tendo q devolver dinheiro para cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra o Reflow , pois um serviço bem feito é uma grande propaganda para vc , aki na minha cidade faço reball, e com certeza meus clientes satisfeitos ja trouxeram vários outros ate de cidades vizinhas , no começo quando comecei e não tinha equipamento andei fazendo uns reflow, resultado , acabava tendo q devolver dinheiro para cliente.

 

Amigo não estou fazendo propagando do meu serviço não.

Respeito e também concordo com seu argumento. Não sou contra e nem a favor do reflow, sou contra pessoas que nao tem equipamento apropriado para realizar estes procedimentos.

Aqui trabalho com o reflow e reballing, são duas opçoes, dou as opçoes ao cliente e ele opta pelo que ele tem condição de pagar. o meu reflow e reballing são com temperaturas, tempo controlados e equipamentos apropriados, apenas 30% dos reflow nao funcionam e aí realizo o reballing ou coloco chip novo e resolve o problema, mas ainda assim a taxa de retorno aqui na loja é baixissimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...