Jump to content

em análise Asus X550L / X550LD Rev: 2.0 / não liga

Rate this topic

edipocunha

Recommended Posts

20 minutos atrás, edipocunha disse:

Placa entrou na assistência com relato de um dia para o outro não ligou mais, e todos os Leds da placa estão apagados, apenas realizei o primeiro teste de colocar o carregador e testar, quais são as tensões iniciais para que eu comece a analisá-la?

Sem a bateria conectada, verifica se você tem 19v no mosfet de alta que alimenta o processador, ou mosfet que gera 5 e 3 vsb. Se sim, verificar se tem 5v e 3v na placa.

• Like 2

9 horas atrás, edipocunha disse:

a bobina do lado direito que está mais perto do USB está com 3.6k de impedância, e a bobina da direita que está perto da memória está oscilando 

Caso nenhuma das duas esteja em curto troca esse ci que ta esquentando, ele chaveia os mosfet pra gerar 3 e 5v. Antes de colocar outro ci, com esse removido, meça os mosfet também pra ver se eles não estão em curto

@edipocunha , vamos devagar, parece que você está iniciando nesse tipo de analise. É provável que esse CI deve ser trocado como sugeriu o amigo acima, mas antes disso vamos ver se ele tem algum curto entre a alimentação dele e o GND. Consegues ler no corpo do CI a referencia dele?

Outra coisa: levanta essa bobina que está oscilando e veja se de um lado dela consegue ter uma aferição estável.

Edited by Rogerio Nascimento

3 horas atrás, XKing Infinityx disse:

Caso nenhuma das duas esteja em curto troca esse ci que ta esquentando, ele chaveia os mosfet pra gerar 3 e 5v. Antes de colocar outro ci, com esse removido, meça os mosfet também pra ver se eles não estão em curto

Quais mosfets eu realizo a medida? 

3 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@edipocunha , vamos devagar, parece que você está iniciando nesse tipo de analise. É provável que esse CI deve ser trocado como sugeriu o amigo acima, mas antes disso vamos ver se ele tem algum curto entre a alimentação dele e o GND. Consegues ler no corpo do CI a referencia dele?

Outra coisa: levanta essa bobina que está oscilando e veja se de um lado dela consegue ter uma aferição estável.

Retirei o ci e sumiu o consumo, necessito levantar a bobina também para realizar as medidas? 

17 minutos atrás, edipocunha disse:

Quais mosfets eu realizo a medida? 

Retirei o ci e sumiu o consumo, necessito levantar a bobina também para realizar as medidas? 

O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.

UCScreenshot20240412123946.png

Agora, XKing Infinityx disse:

O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.

UCScreenshot20240412124314.png

ok

12 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

Realizo os testes de chaveamento neles? ou eu só testo se há curto-circuito?

1 hora atrás, XKing Infinityx disse:

Na verdade trabalho tem 22 anos com eletrônica e tecnologia, só que normalmente fazia manutenções em equipamentos maiores como câmeras e controles de acessos, instalações também de equiapmentos de automação e mecatrônica e notebooks já fiz alguns mas fazia tempo que não me dedicava a aprofundar mais os meus conhecimentos, desta vez quero aprender de vez essa parada de manutenção das placas... eu gosto muito e estudo eletrônica também no Instituto Federal aqui.

@edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar.

Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende?

Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona.

Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução.

O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo.  :) 

Edited by Rogerio Nascimento
  • Like 1

8 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar.

Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende?

Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona.

Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução.

O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo.  :) 

estou nessa aí bem na maciota, pois a minha intenção é encontrar e saber como é realmente o funcionamento do equipamento em um todo, pois não sou de ficar pulando etapas, principalmente nas análises pois é muito importante. vou analisar os mosfets e a bobina, mas pelo que lembro quando eu comecei a aferir elas anteriormente a bobina continuava oscilando 

18 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

Na imagem que anexei tem o modelo no boardview up1589 =D

20 horas atrás, edipocunha disse:

não há nenhum curto nos terminais do PWM, onde eu encontro esse PWM para comprar?

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

As tensões que eu encontrei foram apenas essas de 19V nos respectivos mosfet´s o restante tem apenas 0,022v cerca de 200mV

Em hipotese algum plugue os 19v sem o pwm no lugar ok? Sem ele os mosfet's podem deixar passar tensão alta paras bobinas. Aí já era

Edited by XKing Infinityx
  • Like 1