Postado 11 de Abril de 2024 2 anos Placa entrou na assistência com relato de um dia para o outro não ligou mais, e todos os Leds da placa estão apagados, apenas realizei o primeiro teste de colocar o carregador e testar, quais são as tensões iniciais para que eu comece a analisá-la?
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos 20 minutos atrás, edipocunha disse: Placa entrou na assistência com relato de um dia para o outro não ligou mais, e todos os Leds da placa estão apagados, apenas realizei o primeiro teste de colocar o carregador e testar, quais são as tensões iniciais para que eu comece a analisá-la? Sem a bateria conectada, verifica se você tem 19v no mosfet de alta que alimenta o processador, ou mosfet que gera 5 e 3 vsb. Se sim, verificar se tem 5v e 3v na placa.
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos Autor qual seria esse mosfet de alta na placa? localização e o mosfet de 5 e 3 vsb sabe me informar?
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos 59 minutos atrás, edipocunha disse: qual seria esse mosfet de alta na placa? localização e o mosfet de 5 e 3 vsb sabe me informar? Marquei 2 lugares, veja se tem 19v
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos Veja também se tem 5v na PL8101 e 3v na PL8100. Caso não tenha, meça a resistência das 2 bobinas em relação ao terra.
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos Autor Os dois lados de fora dos mosfets em cima do processador tem a tensão de 19V As bobinas não tem alguma tensão todas duas estão zeradas.
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos Autor o que eu encontrei foi esse Ci aqui perto da memória Ram pegando fogo no mais todas as bobinas estão zeradas apenas uma que é logo acima onde tem o gerenciador de bateria que tem uma tensão de 2.6V
Postado 11 de Abril de 2024 2 anos @edipocunha Esse CI "pegando fogo" deve ter relação com essas bobinas zeradas. Sem o carregador conectado, quanto tem de resistência entre as boninas e o GND? Afira em escala ôhmica e não de beeps.
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor seria aferir apenas nessas duas bobinas? ou em todas as bobinas?
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor a bobina do lado direito que está mais perto do USB está com 3.6k de impedância, e a bobina da direita que está perto da memória está oscilando
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos 9 horas atrás, edipocunha disse: a bobina do lado direito que está mais perto do USB está com 3.6k de impedância, e a bobina da direita que está perto da memória está oscilando Caso nenhuma das duas esteja em curto troca esse ci que ta esquentando, ele chaveia os mosfet pra gerar 3 e 5v. Antes de colocar outro ci, com esse removido, meça os mosfet também pra ver se eles não estão em curto
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos @edipocunha , vamos devagar, parece que você está iniciando nesse tipo de analise. É provável que esse CI deve ser trocado como sugeriu o amigo acima, mas antes disso vamos ver se ele tem algum curto entre a alimentação dele e o GND. Consegues ler no corpo do CI a referencia dele? Outra coisa: levanta essa bobina que está oscilando e veja se de um lado dela consegue ter uma aferição estável. Editado: 12 de Abril de 2024 2 anos por Rogerio Nascimento
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor 3 horas atrás, XKing Infinityx disse: Caso nenhuma das duas esteja em curto troca esse ci que ta esquentando, ele chaveia os mosfet pra gerar 3 e 5v. Antes de colocar outro ci, com esse removido, meça os mosfet também pra ver se eles não estão em curto Quais mosfets eu realizo a medida? 3 horas atrás, Rogerio Nascimento disse: @edipocunha , vamos devagar, parece que você está iniciando nesse tipo de analise. É provável que esse CI deve ser trocado como sugeriu o amigo acima, mas antes disso vamos ver se ele tem algum curto entre a alimentação dele e o GND. Consegues ler no corpo do CI a referencia dele? Outra coisa: levanta essa bobina que está oscilando e veja se de um lado dela consegue ter uma aferição estável. Retirei o ci e sumiu o consumo, necessito levantar a bobina também para realizar as medidas?
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos 17 minutos atrás, edipocunha disse: Quais mosfets eu realizo a medida? Retirei o ci e sumiu o consumo, necessito levantar a bobina também para realizar as medidas? O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto. Agora, XKing Infinityx disse: O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto.
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor ok 12 minutos atrás, XKing Infinityx disse: O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto. Realizo os testes de chaveamento neles? ou eu só testo se há curto-circuito?
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos 17 minutos atrás, edipocunha disse: ok Realizo os testes de chaveamento neles? ou eu só testo se há curto-circuito? Não sei se o chaveamento vai funcionar com eles na placa. Mas não há necessidade de tirar caso não funciione, apenas a resistência mesmo!
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor a que está mais perto da memória está com resistência de 0.005 ohms e a do lado está com 0.006
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor não há nenhum curto nos terminais do PWM, onde eu encontro esse PWM para comprar? As tensões que eu encontrei foram apenas essas de 19V nos respectivos mosfet´s o restante tem apenas 0,022v cerca de 200mV
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor 1 hora atrás, XKing Infinityx disse: O amigo não manja muito né? Sao esses 4. Mas o o importante é saber a restência das bobinas sem o pwm, se estiverem acima de 400 ohms estão ok! Como o amigo @Rogerio Nascimento mencionou, antes de colocar outro pwm veja se o terminal 11 não tem curto. Na verdade trabalho tem 22 anos com eletrônica e tecnologia, só que normalmente fazia manutenções em equipamentos maiores como câmeras e controles de acessos, instalações também de equiapmentos de automação e mecatrônica e notebooks já fiz alguns mas fazia tempo que não me dedicava a aprofundar mais os meus conhecimentos, desta vez quero aprender de vez essa parada de manutenção das placas... eu gosto muito e estudo eletrônica também no Instituto Federal aqui.
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos Autor a vida é um eterno aprendizado e compartilhamento deles espero aprender cada vez mais e também compartilhar isso, sozinhos não somos nada.. sabem onde posso encontrar esse PWM?
Postado 12 de Abril de 2024 2 anos @edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar. Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende? Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona. Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução. O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo. Editado: 12 de Abril de 2024 2 anos por Rogerio Nascimento
Postado 13 de Abril de 2024 2 anos Autor 8 horas atrás, Rogerio Nascimento disse: @edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar. Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende? Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona. Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução. O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo. estou nessa aí bem na maciota, pois a minha intenção é encontrar e saber como é realmente o funcionamento do equipamento em um todo, pois não sou de ficar pulando etapas, principalmente nas análises pois é muito importante. vou analisar os mosfets e a bobina, mas pelo que lembro quando eu comecei a aferir elas anteriormente a bobina continuava oscilando
Postado 13 de Abril de 2024 2 anos 18 horas atrás, Rogerio Nascimento disse: @edipocunha , a imagem que enviou não dá pra ler nada. Você precisaria de um microscópio desses mais simples que pluga na USB e amplia a imagem na tela do PC. A partir daí com essa referencia do componente pesquisar na internet e com certeza vai achar sobre e onde comprar. Uma observação simples sobre Mosfets: Quer seja canal N ou P para que conduza corrente entre Dreno e Source é necessário ter tensão no Gate, uma tensão de habilitação, entende? Dá uma lida sobre isso, tem muitos vídeos e textos na internet explicando como funciona. Agora sobre o problema, depois que removeu o CI aferiu a resistência na bobina que estava oscilando? Estabilizou, se sim, qual a leitura? Caso esteja bem é provável que a substituição do CI seja a sua solução. O que vemos muito por aqui é que o pessoal não lê direto os postes e pulam ou deixam de executar uma determinada sugestão dos amigos a fim de achar a causa do problema e embola tudo. Na imagem que anexei tem o modelo no boardview up1589 =D
Postado 13 de Abril de 2024 2 anos 20 horas atrás, edipocunha disse: não há nenhum curto nos terminais do PWM, onde eu encontro esse PWM para comprar? As tensões que eu encontrei foram apenas essas de 19V nos respectivos mosfet´s o restante tem apenas 0,022v cerca de 200mV Em hipotese algum plugue os 19v sem o pwm no lugar ok? Sem ele os mosfet's podem deixar passar tensão alta paras bobinas. Aí já era Editado: 13 de Abril de 2024 2 anos por XKing Infinityx
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.