Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida - Modificar bios

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Fala pessoal, tudo certo?

 

Estou abrindo o topico para obter mais informações sobre uma dúvida que tenho com relação a modificação de uma bios. 


Vamos lá. Sabemos que as bios mais atuais estão vindo em modo UEFI e com a opção "CSM Support" desabilitada. E quando essa opção CSM está desabilitada, a placa mãe não suporta placas de vídeo antigas sem o suporte UEFI, portanto nesses casos é necessário habilitar a opçao  CMS para que a placa de video seja reconhecida, do contrário somente placas de video mais atuais e com suporte UEFI funcionam.

 

Peguei alguns casos de placas mãe com processadores 10ª e 12ª geração (F) sem grafico integrado  e com placa de video antiga, no qual os usuários resetam a bios e a placa mãe para de reconhecer a placa de video, pois a bios volta ao padrão de fabrica e desabilita o CSM. Em todos os casos que peguei foi necessário colocar uma placa de video atual ou então colocar um  processador com grafico integrado para habilitar o CSM.

 

A minha dúvida é se existe alguma forma de editar a bios para que a opção CSM fique sempre habilitada? Dessa forma quando o cliente fizer um reset, a bios vai manter o CSM habilitado

@FDONATO sei que vc é fera nas bios. Sabe alguma forma de fazer isso?

 

Toda a ajuda é bem  vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 Em teoria é possível! Mas na pratica nem tudo são flores.

Você tem que levar em consideração que existem vários tipos de bios para plataformas diferentes, e para fabricantes diferentes, que utilizam formas diferentes de "construir, programar" esses arquivos... Vou citar como exemplo, bios para plataforma INTEL X AMD.

Para plataforma intel é possível editar pelo software da intel "flash image tool"...

mas para AMD até onde eu sei não existe um software "oficial" para edição de bios. Você encontra aos montes pela internet editores de bios para AMD, mas nada oficial, um que eu usava bastante quando ainda estava na ativa, era o uefi tool, mas por lá as coisas meio que tem que ser feitas na unha.

Em resumo nesse caso o idel é identificar o fabricante da bios, AMI, AWARD, e etc... e procurar na internet por editores para eles...

 

Já se faz um pouco mais de um ano que estou fora desse ramo, então estou de certa forma desatualizado, mas pretendo voltar, e em breve estarei de volta contribuindo com o fórum, e também aprendendo com os amigos.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno amigo. 

 

Sou muito curioso, ja estive tentando algumas possibilidades com flash image tool. 

Trata-se de uma bios mais atual, CSE ME versão 16.1.xx. Nao tenho muita familiaridade com elas. A bios em questão é da plataforma Alder Lake S, processadores de 12ª geração.

Consegui  o flash image tool V16.1. Mas de nada adiantou pois eu nao sei qual seria a opção que altera o CSM, veja abaixo o print do MFIT:

 

image.thumb.png.5f35e2516d9cd521b130653fb0437fe6.png

 

A opção CSM eu nao encontro no flash image tool, mas é provavel que exista outro nome para essa opção. Vou continuar na luta aqui, na esperança de alguma luz a mais aqui no fórum. 

Novamente obrigado pelo seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...