Jump to content

notícia NASA encomenda rebocador espacial para destruir Estação Espacial Internacional

Rate this topic


Recommended Posts

020130240627-queda-iss-1.thumb.jpg.c609898e8889ce1f281dac624322b9a9.jpg

A ISS já recebeu mais de 270 astronautas em seus quase 25 anos de operação.
[Imagem: NASA]

 

Rebocador espacial

 

A NASA anunciou os planos finais para a desativação da Estação Espacial Internacional, que foi construída a partir dos anos 1990 com a colaboração de vários países e cinco agências espaciais: CSA (Agência Espacial Canadense), ESA (Agência Espacial Europeia), JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) e Corporação Espacial Estatal Roscosmos.

 

As agências decidiram que 2030 será o ano final da vida operacional da ISS, que deverá então ser guiada para uma reentrada controlada na atmosfera. A maior parte da Estação deverá queimar-se durante a reentrada, e o que sobreviver ao calor deverá cair em uma área isolada do Oceano Pacífico, onde não há rotas de navegação.

 

Para isso, a NASA anunciou a contratação da SpaceX para a construção de uma espécie de rebocador espacial, que se atracará à Estação e a guiará para a queda controlada.

 

A um custo impressionante de US$ 843 milhões, a SpaceX deverá projetar e construir o rebocador espacial, cujo nome técnico é "Veículo de Desorbitação para a Estação Espacial Internacional". Esse valor não inclui o lançamento, que será objeto de outro contrato futuro.

 

Embora a empresa deva desenvolver a espaçonave, a NASA assumirá a propriedade após o desenvolvimento e será responsável por sua operação durante toda a missão de reentrada. Assim como a Estação Espacial, espera-se que esse veículo também seja destruído como parte do processo de reentrada.

 

"A seleção de um veículo de desorbitação terrestre para a Estação Espacial Internacional ajudará a NASA e seus parceiros internacionais a garantir uma transição segura e responsável na órbita baixa da Terra no final das operações da Estação. Esta decisão também apoia os planos da NASA para futuros destinos comerciais e permite a continuação do uso do espaço perto da Terra," disse Ken Bowersox, da NASA.

 

020130240627-estacao-espacial-tianhe-2.thumb.jpg.2610158fccc12dcc05118a108189e4f1.jpg

A China está construindo sua própria estação espacial.
[Imagem: CMSEO]

 

Adeus à ISS

 

A Estação Espacial Internacional tem o tamanho de um campo de futebol, pesa cerca de 420 toneladas, fica a cerca de 400 km acima do nível do mar e completa uma órbita em torno da Terra a cada 90 minutos.

 

Atualmente no seu 24º ano de operações continuamente tripuladas, a Estação Espacial Internacional é uma plataforma científica única, onde os membros da tripulação realizam experiências em múltiplas disciplinas de investigação, incluindo ciências terrestres e espaciais, biologia, fisiologia humana, ciências físicas e demonstrações de tecnologia que não são possíveis na Terra.

 

As tripulações que vivem a bordo da Estação são mãos de milhares de pesquisadores em terra, já tendo realizado mais de 3.300 experimentos em microgravidade.

 

Ao longo dos anos, a Estação Espacial Internacional também se tornou a pedra angular do comércio espacial, abrigando desde tripulações comerciais e parcerias de carga até pesquisas comerciais e pesquisas secretas de cunho militar. Atualmente a NASA já está em processo de transição para destinos espaciais comerciais.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-rebocador-espacial-destruir-estacao-espacial-internacional&id=020130240627

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...