Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5741Z - LA 5892P - Não liga apos queima de componente.

Avalie este tópico:

cesarallves

Posts em destaque

Oi Cesaralles, vc vai ter que seguir essa linha e achar o C422, ele é ruim mesmo de achar, pode ser que esteja atrás da placa.

Porque o primeiro a ter que ver é esse para vc não ficar tirando e colocando componente, ele vai para o sinal de reset RST_GATE.

Ah, acho que talvez o capacitor deva estar com outra numeração, fui ver e estou trabalhando com o LA 5891P mas não muda, pode ser que só altera alguma numeração. Caso vc não achar me manda uma foto da placa da região Q17 (legível e próxima) para eu poder identificar para vc.

Post resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Amigo não vai na scala de diodo que apita vai na de homs 10X no multimetro analogico voce afere bem pra ficar em cima do zero certinho quando toca as 2 ponteiras. Ai voce ve se tem curto no componente ou não, esta scala de apito vai te comfundir demais voce não vai achar assim pois ela apita em varios capacitores que não estão em curto!! Ai voce toca com a positiva no terra e a negativa nos 2 lados do capacitor so um lado pode fechar curto o outro não pode ate dar alguma resistencia mas curto nunca se achar curto infinito dos dois lados do capacitor tem que retirar da placa e testar pra ver se esta em curto total o capacitor fora da placa !! Isto e manha ja usada a muito tempo parece ate um curso de como faser correto Hehehheh!!!!

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Medindo na escola de ohms, no meu multímetro só tem a 20k, medi do GND pro pino 2 do q17 deu 0,02 alternando pro 0,01. Não deu exatamente 0 e meu multímetro ta bom porque quando encosto uma ponta na outra ele fica 0

:D

O curto ta nessa linha entende ? agora espero que a tecfabi consiga me ajudar a achar tudo 

Link para o comentário

Olha amigo esta medida que voce achou ja pode ser um curto na mobo as vezes não chega a zerar totalmente outros compoenetes podem interferir na meida. Ou as vezes eles podem apresentar curto total nos dois lados mas ai voce so vai saber se retirar da placa e medir fora da placa pra ver se o capacitor fecha curto fora da placa porque ao medir o capacitor fora da placa ele tem que dar alguma resistencia dos dois lados. Os maiores o pnteiro vai ate zero e volta e quando o capacitor carrega com a tenção das pilhas do multimetro!! Os menores não costuman carregar e descarregar no multimetro eles so apresentam curto quando estão em curto ai voce tem que medir os compoenetes em volta de aonde ele estava para ver se tem mais curto, eu ja peguei 3 capacitores em curto um do lado do outro. eu tambem injeto tenção nas linhas do setor com defeito pra ver se algum coponente aquece acima do normal se aquecer voce testa e testa os do ldo tambem e a unica coisa que da resultado pra nos e isto!!

Link para o comentário

, sim com certeza é por isso que muitos não arrumam, mas vou tentar até porque o maledito do notebook chegou aqui pra arrumar a carcaça kkkkkk

dps de montado que deu esse pau ai, não faço ideia o porque, culpa minha não foi.

Link para o comentário

Oi Cesarallves, descobri porque vc não estava achando o capacitor, é porque esta placa só tem a serigrafia dos componentes principais.

Estou mandando a foto com os dois capacitores que devem ser medidos, porque a foto não está muito nítida, mas acho que dá para vc localizar.

Retire os dois capacitores e afere se o curto saiu no ponto que vc testou da última vez, o pino 2 do Q17.

Para desencargo de consciencia retira o Q17 também.

Os que estão com o círculo amarelo vc retira e a numeração em verde são as posições dos pinos Q17.

Post resultado.

Slide1.JPG.fd87dfde2e824486644eee414d5699f8.JPG

Link para o comentário

, eu desmontei tudo, e colei as porcas na carcaça de baixo e 2 na carcaça de cima do teclado, mais tudo bem longe da placa, e mesmo na hora que montei eu conferi se tinha algo entre a placa e a carcaça de cima, e não tinha nada

Link para o comentário

Pode verificar se tm alguma ligação errada pode acontecer sim!!

ja aconteceu comigo!! Veja se tem alguma fagulha de solda que caiu entre os filamentos de algum CI, alguma mancha preta de queimado na placa sem ser a do CI !! Porque não e mujito logico ele dar este defeito do nad assim!! So se ele ja estva queimando e quando voce tirou  bateria e desmontou ele pifou de vez pode ser tambem. Mas aconselho voce a procurar tambem se alguma de suas partes esta fechando curto na mobo!! Se não achar nada ai e so procurando o curto mesmo !! Mas acho que ta facil porque se o componente torrou e logico que tem curto na linha dele e onde for o curto esta o defeito!!

Link para o comentário

, sim to caçando isso, não tem logica mesmo mas infelizmente aconteceu, foi eu colocar a bateria do notebook que ele torrou, nem dei o start da placa

Link para o comentário

Cesarallves as linhas do Q17:

- Pino 1=o sinal DIM_DRAMRST# vai direto para o slot de memória, pino 30 que tem que ter 1,5V.

- O Pino 3 que vc também falou que não estava em curto , que são sinais de entrada que é o SM_DRAMRST# ele vai parar no JGPU1B.

E o outro sinal é o único que pode levar a curto que é o RST_GATE que é o sinal de saída do U41F.

Por isso que acontece isso se vc tirar o Q17 da placa o chip continua aquecendo.

Faça um teste, retira o Q17 e vc vai ver que o chip continuará aquecendo.

Link para o comentário

, retirei os dois capacitores da placa e o curto continuou, retirei o q17 e continua o curto no chipset..

Link para o comentário

Do lado desses 2 capacitores que vc retirou não tem 1 bem pequeno, retira ele também. Não volta com os que vc retirou, geralmente eu pego os componentes que retiro coloco em uma folha grudo com uma fita adesiva "durex" e anoto do lado a posição dele.

Não injeta tensão, vamos somente achar o curto.

Vc está fazendo tudo isso com a tela desplugada da placa (cabo LVDS).

Link para o comentário

Nesses 2 capacitores que vc retirou existe um " pequenininho" retira ele também, porque não tem mais opção ou é o capacitor C422 que não tem a serigrafia pra ser encontrado, mas que está nessa região ou é o Chip set.

Minha opnião eu prefiro tentar encontrar o c422 do que fazer um ME no chip set.

Aqui quando dá esses problemas os técnicos trocam o chip e faz o reballing.

Porque nessa linha do Q17 pino 2 ou vai para o capacitor ou vai para o chip set.

Link para o comentário

,  beleza, vou retirar, tenho esperanças ainda de conseguir resolver sem reballing ... 9_9

Link para o comentário

, retirei o bem pequeno também e o curto continua, chipset fritando, ate ja fiz um ovo nele.

o que temos mais para fazer ?

Link para o comentário

Oi Cessarallves, estava vendo com um técnico aqui e ele disse que estavamos tendo conversa de "bêbados", eu estava indo pelo esquema elétrico que o Ferro Velho tinha passado e não é o da placa.

Mas os testes que fizemos está válido. Mantenha sem os capacitores e o Q17.

Ainda não faça churrasco do Chip set, rsrsrs :D, nem vai precisar fritar mais ovos nele :D.

Só recaptulando, vc retirou os três capacitores e o Q17 e vc me passou que no Pino2 dá curto com o terra da placa, certo?

Verifique ai na placa se tem um transistor Q65 e aguardo sua resposta para não continuarmos com a nossa conversa de bêbados rsrsrsr.

Link para o comentário

, localizei o  Q65, fica do lado do Q17,

estou trabalhando com aqueles 3 capacitores fora e o Q17 fora também..

então recoloco o Q17 para fazer esse teste ?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...