Jump to content

em análise Tv Nortech Led NT-32SMS - Queimando mesmo led

Rate this topic


Recommended Posts

Ok. Como suspeita sem datasheet!

Utilizando métodos de psicografia ^-^ ja que a foto da placa não esta ajudando muito...

Brincadeiras a parte, vamos dar sequencia.

Suspeito que o pino isense para o controle de corrente constante dos leds seja o 3 (ai que vamos mexer).  A Saída  para o mosfet (vai no gate) do conversor step-up seja o pino 6.  Pino 5 o gnd.

 

Conclusão. Aqueles resistores smd próximo do diodo com a inscrição m7 estão em paralelo? Parece que são de baixo valor e vão ao pino 3 do ic, correto? Se sim, altere a associação para ficar com o valor o dobro do atual. Após, teste se vai voltar a queimar o led.

 

Obs- Não utilize led de 6v sendo que os outros são de 3v. Normalmente os de 3v trabalham com a corrente maior, colocar de 6v ira queimar quase instantaneamente, dependendo das características dele.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, ohm disse:

Ok. Como suspeita sem datasheet!

Utilizando métodos de psicografia ^-^ ja que a foto da placa não esta ajudando muito...

Brincadeiras a parte, vamos dar sequencia.

Suspeito que o pino isense para o controle de corrente constante dos leds seja o 3 (ai que vamos mexer).  A Saída  para o mosfet (vai no gate) do conversor step-up seja o pino 6.  Pino 5 o gnd.

 

Conclusão. Aqueles resistores smd próximo do diodo com a inscrição m7 estão em paralelo? Parece que são de baixo valor e vão ao pino 3 do ic, correto? Se sim, altere a associação para ficar com o valor o dobro do atual. Após, teste se vai voltar a queimar o led.

 

Obs- Não utilize led de 6v sendo que os outros são de 3v. Normalmente os de 3v trabalham com a corrente maior, colocar de 6v ira queimar quase instantaneamente, dependendo das características dele.

Bom dia meu velho, estou mandando mais umas fotos, o pino que está com a seta, dá continuidade com os resistores próximos ao conector das barras de led, conforme fotos.

Se puder me especificar mais como fazer eu agradeço, pois sei pouco de Tvs.

pino.jpg

resist.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa noite.

 

Uma breve explicação.
As fontes de leds, usado em todas TVs, são de corrente constante. Essa é a forma mais segura de regime de trabalho de leds. A tensão se estabiliza de acordo com a construção do led e principalmente a corrente de trabalho. Naturalmente aumentado a corrente de trabalho a tensão tende a subir. Abaixando a corrente, a mesma analogia. 
 

Enfim, é comum medir a tensão nos leds, porém serve só como indicativo. O correto, alias, o mais indicado é medir a corrente e também a tensão. 
 

Sendo assim, nunca deve alterar o circuito elevador de tensão, usado na maioria dos drive leds. E sim, onde atuamos, nos resistores isense do controle de brilho.

 

Ao seu defeito. 

5 horas atrás, Cleo Menna Deiques Filho disse:

Medindo com o multímetro analógico, vejo que tem uma continuidade de uma barra com a carcaça, pois acende um led da barra.

Esta aí o motivo da queima do led e tensão de 7v entre seus terminais. Os leds sao ligados em série e ao final, o negativo, é ligado no dreno de um mosfet que comuta ao gnd. Ocorrer pwm que ajusta a corrente de trabalho e consecutivamente o brilho. Nao é ligado diretamente ao negativo/chassi da tv. Como você está tendo fuga entre uma barra e o chassi a corrente está “passando” por ali e não sendo controlada.

Portanto, solucione a fuga que está dentro com o chassi. 
 

5 horas atrás, Cleo Menna Deiques Filho disse:

o problema é que está entrando 7v nesse 1º led,

Provavelmente devido a fuga com o chassi da tv. A corrente não está sendo ajustada. 

Link to comment
Share on other sites

constata-se a fuga desconectando os conectores e verificando entre os terminais da barra e o chassi. Se tiver testador de leds, será mais fácil pois vera o led acendendo.

 

Tira foto de onde esta o led trocado. A barra esta intacta? As vezes a carbonização por aquecimento gera fuga para o chassi

Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, ohm disse:

constata-se a fuga desconectando os conectores e verificando entre os terminais da barra e o chassi. Se tiver testador de leds, será mais fácil pois vera o led acendendo.

 

Tira foto de onde esta o led trocado. A barra esta intacta? As vezes a carbonização por aquecimento gera fuga para o chassi

a barra parece estar ok, vou fazer o teste com o testador, quanto ao conector da placa, eu testei com as barras de led desconectadas, com o multímetro analógico na escala de x1 dá uma pequena continuidade, já com o digital não marca nada.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...