Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reconstruir Raid 1 (trocar hd danificado)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tenho um cliente qual possui a placa mãe Intel P55WB no servidor com RAID1. Pela segunda vez 1 dos HDs pifaram e pela segunda vez não consegui reconstruir o Raid sem ter que refazer toda a instalação do Sistema Operacional. Na primeira vez os Sistema Operacional nem iniciava então não pude usar o Intel Matrix Storage. Agora na segunda vez como pela BIOS não tem opção de Rebuild e também o processo não começou automaticamente tentei usar o Matrix Storage. Acessei o Windows e continuei sem conseguir criar e nem alterar meu RAID. Voltei para o software da BIOS e apaguei o volume, voltei para o windows e tentei criar um novo volume a partir de um disco existente. O software me dava uma mensagem que não era possível criar porque o disco de destino não tinha espaço suficiente. Verifiquei os tamanhos, tanto no Windows quanto na BIOs aparecem as mesmas capacidades, também estou usando 2 discos de 1TB seagate. Como o cliente não tem tempo para esperar, acabei refazendo toda a instalação, mas resolvi compartilhar minha difículdade com essa controladora para talvez na próxima com a ajuda de vocês eu tenha mais sucesso.

 

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, faltou mta informação para uma resposta mais precisa.

 

Qual SO está usando? O servidor roda quais serviços e qual o restante da configuração da máquina? Não é comum tanta ocorrência de falha em hd. Você verificou o hd com software do fabricante, por exemplo? Os discos devem ser do mesmo tamanho e de preferência mesma especificação tipo, marca e modelo.

 

OBS: Evite, sempre, usar controladoras raid onboard, elas não prestam. Não tendo dindin para controladoras de verdade, então faça raid via software. E dê preferência ao linux.

 

OBS²: Certamente esse hardware Intel P55WB... não é voltado a servidores, logo, o mínimo que deve se ter é uma fonte RREEAALL.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma Core 2 Quad, servidor para uma pequena empresa. Eram 2 HDs Seagate de 1TB quais pifaram num período de 3 a 4 anos. Lá usamos Windows Server 2003 Sp2 com raid onboard. Nesse último nem tentei usar o Seatool pois pelo barulho que fazia o HD sabia que já era.

 

Mas você me deu uma dica importante sobre o Raid onboard, vou evitar ele da próxima vez. Tem alguma marca de placa Raid para recomendar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma Core 2 Quad, servidor para uma pequena empresa. Eram 2 HDs Seagate de 1TB quais pifaram num período de 3 a 4 anos. Lá usamos Windows Server 2003 Sp2 com raid onboard. Nesse último nem tentei usar o Seatool pois pelo barulho que fazia o HD sabia que já era.

 

Mas você me deu uma dica importante sobre o Raid onboard, vou evitar ele da próxima vez. Tem alguma marca de placa Raid para recomendar?

 

Vou ser honesto com vc. Nunca usei uma controladora raid dedicada. Estou com planos de comprar um servidor HP com uma dedicada, mas ainda é sonho rs.

 

Se posso te dar uma dica é sempre que for necessário raid e nao puder colocar uma controladora, use o raid via software e de preferência com Linux. E nao se esqueça de colocar fonte real com potencia suficiente para todo seu hardware. E evite placas desktop, convença seu cliente do retorno q terá e durabilidade colocando uma intel server board com processador xeon.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei RAID via software ou RAID SCSI, no software nunca tive este problema, simplesmente tiro um HD e coloco o outro. RAID SCSI ou SAS pode ser feito a quente,(sem necessário desligar o servidor) pois as placas vem com um sistema chamado hot swap que permite esse tipo de troca.

Agora se vc usou RAID sata (emulada na BIOS) e comum esse tipo de problema depois de uma troça de HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...