Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lavadora Brastemp BWK11A para após a primeira centrifugação e não entra a segunda água pra enxaguar.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá a todos. Não sou técnico em eletrodomésticos. Minha área é informática. Mas a lavadoura de minha esposa parou de enxaguar. Ela pára após a primeira centrifugação. Não entra a segunda água. Já foi trocada a válvula e testada, a bomba é nova e as duas placas também. Potência e interface. Coloquei placas da marca CP. É possível ver que no momento da entrada da segunda água, não tem tensão saindo da placa de potência para a válvula. Fazendo o autotest da máquina ela funciona normal, passa todas as etapas.  Observação: sensor da Tampa está funcionando mas a máquina continua funcionando quando se abre a tampa. Os colegas mais experientes sabem dizer se as placas que comprei podem estar com problemas? Esse sintoma iníciou antes de trocar qualquer um desses componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alexandre Grecco disse:

placa paralela né?

Sim, conversei com um amigo que conserta as lavadoras da família dele e ele me disse que essa marca CP é paralela. Eu havia pesquisado sobre a qualidade dessa marca e tive respostas positivas. Mas como já testei praticamente tudo, resolvi desconfiar. Só acho estranho porque o defeito surgiu antes de trocar as placas. Antes estava com as originais.

Link para o comentário

3 horas atrás, Fareis disse:

Amigo dá uma verificada na trava da tampa , ela quando defeituosa cria varios problemas no funcionamento da maquina . Põe ela para centrifugar e verifica se tá travando a tampa ou não.

Já conferi que o sensor magnético está fechando contato (medição de continuidade) quando se fecha a tampa da máquina. Mas a lavadora está ignorando isso. Ela funciona com a tampa aberta. E a placa que faz a verificação do sensor da tampa é nova. 

Link para o comentário

Esse modelo de tampa com trava tem um dispositivo termoatuador que depois de acionado ele trava a tampa impedindo que seja aberta até o fim da centrifugação. caso a tampa esteja abrindo na centrifugação é porque ou trava está defeituosa ou tá havendo um erro de comunicação entre placa e trava da tampa fazendo com que sua maquina não centrifugue no processo de enxague . A partir da centrifugação do enxague é que a placa vai liberar a valvula de entrada, depois de alcançar o nível vem uma etapa de agitação , a drenagem e finalmente a centrifugação final.

Link para o comentário

16 horas atrás, Fareis disse:

Esse modelo de tampa com trava tem um dispositivo termoatuador que depois de acionado ele trava a tampa impedindo que seja aberta até o fim da centrifugação. caso a tampa esteja abrindo na centrifugação é porque ou trava está defeituosa ou tá havendo um erro de comunicação entre placa e trava da tampa fazendo com que sua maquina não centrifugue no processo de enxague . A partir da centrifugação do enxague é que a placa vai liberar a valvula de entrada, depois de alcançar o nível vem uma etapa de agitação , a drenagem e finalmente a centrifugação final.

A nossa lavadora não tem trava na tampa. Ela só tem um IMA na tampa que quando fechada, aciona uma lâmina bi-metálica que fecha contato e está ligada na placa de potência, funcionando como um interruptor. 

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 17/09/2024 às 10:40, Fareis disse:

Veja se consegue fazer o auto teste , fica mais fácil para identificar a área do defeito. Se não souber como , pesquise no youtube "autoteste bwk11a " 

Boa tarde. Eu fiz o autoteste nela. Quando faço o auto-teste, ela passa por todas as etapas corretamente. A ultima etapa seria a centrifugação. Minha única dúvida sobre o autoteste é se depois de de centrifugar um tempo ela deveria parar sozinha. A minha ficou centrifugando por uns 3 minutos. Então desliguei ela, porque imaginei que ela não iria parar sozinha. Mas o estranho é que no autoteste, ela entra a segunda agua depois de drenar a primeira água. E quando coloco pra lavar roupa, ela para antes de entrar a segunda agua. 

Link para o comentário

5 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Olá @Sergio Penido . Quantas placas tem a lavadora?

O pressostato tem a função de informar o nível da água ao microcontrolador.

Tem a placa de potência (ainda original e já testei com outra) e tem a placa interface. "O pressostato tem a função de informar o nível da água ao microcontrolador." --> Realmente. E no caso da minha brastemp, ele faz isso através de 3 contatos que se fecham conforme a pressão da mangueira que vai no pressostato vai aumentando. Só não olhei ainda se a bolsa que gera essa pressão depende só do peso da água ou depende do peso do cesto todo. Pensei nisso pra tentar entender o motivo do @Fareis ter sugerido trocar o pressostato. Porque se for o peso do cesto todo, até faz sentido ter a diferença de funcionamento com roupa e sem roupa.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...