Jump to content

Rate this topic

Recommended Posts

Estou com uma JBL boombox 2 que a bateria deformou (inchou), como ja é uma caixa bem antiga e esta bem danificada pelo tempo, meu cliente não quer investir em uma bateria nova, me procurou pra fazer essa adaptação, fazer ela funcionar direto no carregador, sem a bateria. se alguém tiver esse esquema ou puder me ajudar com essa adaptação agradeço.
OBS: tenho a bateria (inchada) e o carregador original, mas mesmo com a bateria conectada e o carregador na tomada ela liga e com 5 segundos desliga.

Edited by ohm

• supercellrm changed the title to Marca: JBL Modelo: Boombox 2 Defeito: não liga sem a bateria (esquema pra ligar a JBL boombox 2 sem bateria, somente com carregador)

@supercellrm  Veja o esquema parcial abaixo:

• O anodo de D10 é o ponto de entrada da bateria, bem como o R47 no pino 17 de U2.
  • A idéia é ligar o carregador no lugar da bateria, ou seja no anodo de D10. Então, desligamos a linha do carregador e desta forma U2 não tem a informação do ACDET e não aciona os mosfets de carregamento, ele entende que somente a bateria está no circuito. 
  • Mas a tensão na saída de U14 = 15,5V ainda é alta para o pino 17 de U2, que deve ser a mesma da bateria, ou seja 7,26V. Para entregar estes 7,26V para VBAT, podemos alterar a polarização de feedback de U14, substituindo R252, e calculamos seu novo valor pela fórmula:

VBAT = Vout  =  0,6 + (200*0,6/ R252).

7,26 = 0,6 + (120/R252)

6,66 = (120/R252)

R252 = (120/6,66)

R252 = 18,01 KOhms

image.thumb.png.90f6aa5302ba1f56b0c852fd85ec2d14.png

• Like 1

Posted (edited)
11 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

@supercellrm  Veja o esquema parcial abaixo:

• O anodo de D10 é o ponto de entrada da bateria, bem como o R47 no pino 17 de U2.
  • A idéia é ligar o carregador no lugar da bateria, ou seja no anodo de D10. Então, desligamos a linha do carregador e desta forma U2 não tem a informação do ACDET e não aciona os mosfets de carregamento, ele entende que somente a bateria está no circuito. 
  • Mas a tensão na saída de U14 = 15,5V ainda é alta para o pino 17 de U2, que deve ser a mesma da bateria, ou seja 7,26V. Para entregar estes 7,26V para VBAT, podemos alterar a polarização de feedback de U14, substituindo R252, e calculamos seu novo valor pela fórmula:

VBAT = Vout  =  0,6 + (200*0,6/ R252).

7,26 = 0,6 + (120/R252)

6,66 = (120/R252)

R252 = (120/6,66)

R252 = 18,01 KOhms

image.thumb.png.90f6aa5302ba1f56b0c852fd85ec2d14.png

Então devo substituir esse resistor de 8.2k1 por um de 18,01k, romper a trilha do fb120 até C199 e jampear fb120 ao D10 isso ?

Edited by supercellrm

@supercellrm , não precisa romper a trilha, mas pode levantar os terminais do FB2 e do FB5 e ligá-los por um fio no anodo de D10, deste modo você não estraga a trilha. Quanto ao resistor, sim, um de 18KOhms que é valor padrão. Este resistor não pode ser menor.

Edited by Edmilson Goncalves Preza

4 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

@supercellrm , não precisa romper a trilha, mas pode levantar os terminais do FB2 e do FB5 e ligá-los por um fio no anodo de D10, deste modo você não estraga a trilha. Quanto ao resistor, sim, um de 18KOhms que é valor padrão. Este resistor não pode ser menor.

um de 20K daria, o de 18 não consegui encontrar

19 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

@supercellrm  Estava me esquecendo de mais estas alterações, por favor não ligue antes de fazê-las.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

amigo consegui o resistor de 18k, coloquei e jampeei até o D10, consegui a voltagem de 7,20V no anodo do D10, no entanto chega os 7,20V no pino 28(VCC) do U2 mas 0,8V no pino 17 (bat) do U2 tem alguma coisa que estou esquecendo ou me atrapalhando pelo caminho?

@supercellrm , vou listar pra você as alterações:

1. Substituir R252 por resistor de 18K, para abaixar a tensão de 15,5V para  7,20V.
  2. Levantar da placa os terminais de FB2 e FB5 que se comunicam com D2/D3/D9/C199/C200/R9, juntar estes terminais levantados e levar os 7,20V por um fio (jumper) até o anodo de D10.
  3. Abrir os diodos D14 e D16.
  4. Recoloque R273 (10K).
  5. Abrir R239 (1K).
  6. Abrir R339 (0R).

Em 30/08/2024 às 17:07, Edmilson Goncalves Preza disse:

@supercellrm , vou listar pra você as alterações:

1. Substituir R252 por resistor de 18K, para abaixar a tensão de 15,5V para  7,20V.
  2. Levantar da placa os terminais de FB2 e FB5 que se comunicam com D2/D3/D9/C199/C200/R9, juntar estes terminais levantados e levar os 7,20V por um fio (jumper) até o anodo de D10.
  3. Abrir os diodos D14 e D16.
  4. Recoloque R273 (10K).
  5. Abrir R239 (1K).
  6. Abrir R339 (0R).

desculpe o incomodo, estive ausente por uns dias, fiz todas as alteraçoes acima, no entanto consigo os 7.20V saindo do FB120, mas quando faço jumper D10 não chega voltagem no r47 (somente 0.8V) sera que estou errando em alguma alteração. com essas alterações é preciso que a bateria esteja conectada pra boombox liga? 

2 horas atrás, supercellrm disse:

desculpe o incomodo, estive ausente por uns dias, fiz todas as alteraçoes acima, no entanto consigo os 7.20V saindo do FB120, mas quando faço jumper D10 não chega voltagem no r47 (somente 0.8V) sera que estou errando em alguma alteração. com essas alterações é preciso que a bateria esteja conectada pra boombox liga? 

• Não precisa conectar a bateria, estas alterações são justamente pra funcionar sem a bateria.
  • Você fez o jumper no lado certo do diodo? 

image.png.92ec80c0fea1285dad753ec2bca79831.png

• Tem 7,2V no pino 28? nos dois lados de R144?
  • Tem continuidade entre o anodo de D10 e algum lado do R47?

• Like 1

18 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:
  • Não precisa conectar a bateria, estas alterações são justamente pra funcionar sem a bateria.
  • Você fez o jumper no lado certo do diodo? 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

• Tem 7,2V no pino 28? nos dois lados de R144?
  • Tem continuidade entre o anodo de D10 e algum lado do R47? 

Apos quase fundir a cabeça encontrei o problema, o Q3 estava em curto, assim não chegava os 7.2V no r47 , removo o Q3 agora chega os 7.2, porem a boombox liga e com uns 5 segundos ela desliga. Obs. esta sem o componente Q3, sera que é por isso que fica ligando e desligando, não encontrei nenhum outro parecido pra colocar no lugar, onde posso encontrar um que pode substituir, pois não tenho outra placa e boombox 2, em outras placa sera que tem? agradeço a toda ajuda e paciencia .

Edited by supercellrm

11 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

@supercellrm Se o Q7 estiver bom, pode substituir o Q3, e não vai fazer falta pois ele atua somente quando o carregador está conectado (como carregador). Como estamos usando o carregador na função da bateria, ele não tem função.

blz vou testar e amanha posto resultado obrigadooooo!!!!

15 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

@supercellrm Se o Q7 estiver bom, pode substituir o Q3, e não vai fazer falta pois ele atua somente quando o carregador está conectado (como carregador). Como estamos usando o carregador na função da bateria, ele não tem função.

então coloquei o Q7 no lugar do Q3 e fechou curto em varios componentes como estava, creio que ele tbm não estaja bom, pois quando retirei a jbl voltou a ligar, só que desliga em 5 segunndo como antes, assim deixei sem os dois, não tenho outro pra testar. em placas de notbooks verifiquei que tem alguns componetes iguais só que com as impressões da peça diferentes, sera que daria certo ou somente ele mesmo.ja estou pra ficar doido com essa JBL kkkkk.mas esperança é a ultima que morre!