Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte caseira para achar curto - Ninja Fumegation

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

Amigo, com pwm queimado a board não vai ligar, ou não vai ligar completamente. Além de fornecer as tensões de trabalho de acordo com a etapa do circuito que ele  está, ele também gera outros sinais para outros componentes como a PS, I/O....  que precisam da confirmação de que ele está ok , para acionarem outras etapas.

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninja obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente. Estava paquerando a tempos essa fonte resolvi adaptar a minha com a fonte de pc com saída sata aproveito todas as voltagens mencionadas.

Fiz o testes de curto funcionou perfeitamente, minha duvida é onde posso injetar ou não as voltagens agora.

Minha fonte

 

2013-09-24+10.33.13.jpg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fio laranja  -  injeta na linha de 3,3v

fio vermelho -  injeta na linha de 5v

fio amarelo  -  injeta na linha de 19v(dc-jack)  -* 15v nos toshibão e 16v nos ibms thinkpads antigos

 

mas lembre-se que o fio preto (terra) deverá estar sempre em série com a lamp. (proteção)

 

confira a fumegation portable que postei, tb será de gde auxílio nos seus testes de curtos-circuitos

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, deixa ve se eu entendi, posso pegar uma fonte de pc as linhas 12/5/3 V e fazer as ponteiras e no caso de pegar placa desarmando fonte ou sem liga posso injetar os 12v no jack e o terra na carcaça usb por exemplo que o circuito começa alimentar mas não desarma a fonte e assim permitindo que eu consiga verificar tensoes ou encontrar logo de cara o culpado? e se possivel alguem pode me dar com detalhes ou esquema pra fazer a fonte pq estou começando agora com eletronica e ainda fico um pouco nervosa ><!

obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nnja vc é mesmo Ninja,eu não tenho uma fonte de bancada,e estava com um notebook positivo sim + e conectava a fonte e matava na hora,montei seu projeto bem simples por sinal,e a lampada ascendeu na hora,deixei uns 5 segundos ligada passei a mão por cima da placa encontrei um capacitor ceramico aquecendo pra caramba,titrei ele e o curto sumiu,coloquei outro no lugar e resolvido o problema,grato pelo esquema do Fumegation. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

montei a minha e ja consegui ate arrumar uma placa aki...!

 

image.php?di=OQME

 

aproveitei aquela parte lateral da fonte onde sai os fios para colocar a lampada.!

usei uma lampada de 24v 21w, pois tinha ela aki...! estava pensando em colocar uma chave de 3 posições para escolher a voltagem, mas nao consegui aki na minha cidade ! acabei colocando plug rca mesmo, cada um com sua voltagem.!

e peguei uma fonte com botao de liga e desliga, para facilitar!

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal se o jack estiver em curto é fácil de saber através de um multímetro digital é somente coloca-lo na posição de teste de continuidade e a ponteira vermelha vai para o terra ou seja carcaça do notebook, netbook ou qualquer outro equipamento e a ponteira preta vai no pino do jack se estiver em curto ele vai dar zero e se estiver bom, tem que dar 328 ou maior, se na posição do diodo estiver dando infinito é só trocar de escala, pode fazer esse teste que da certo ele testa a o circuito de alimentação por completo se estiver em curto vai dar zero e se der infinito em todas as escalas do teste de diodo é algum fusível aberto na entrada.

 

Espero ter ajudado. um abraço a todos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de teste e muito bom, já usei em vários notebooks e da certo, só que eu uso uma fonte de pc e os 5 volts dela que da uns 20 amperes, o capacitar em curto queima na hora.  Uso os 5 volts porque a fonte interna do note pode estar com defeito e assim não chega 19 volts em nada, somente 5 volts com uma amperagem enorme que abre qualquer caminho!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde poderia me ajudar tirando alguma informações sobre essa fonte para encontrar curto, pelo que eu li vou usar um transformador de 16V e 3A, posso utilizar 4 diodos de silicio para fazer uma ponte retificadora e o capacitor de 4700uF, preciso de mais algo? e necessario colocar a lampada, faço a ligação dela em série com o notebook?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show!!! 

 

resolvi 2 notebooks essa semana seguindo estas dicas.. achei os malditos capacitores.

 

Em um Sim+ mais moderno (usava o celeon B800 com soquete.. nao era soldado), fonte piscando o led..  depois de fazer o fumegation com uma lampada 12V 21W e ou  24V 21W, por 3 a 5 segundos por vez, fui testando varios componentes.. retirei o mosfet da entrada e parou o curto.. troquei e o danado continuou a aquecer..  voltei tudo ao original e nada..

 

Resolvi fazer uma ponte direto no mosfet, já que a função dele é abrir ou nao a saida de acordo com o sinal recebido..  Pimba!  foi só fazer um jumper que consegui achar o maldito capacitor em curto, proximo ao conector da bateria. 

 

Fumegation é a solução!!  show de bola mesmo

 

valeu pessoal.. aprendi algo novo

 

até mais, abraços.

 

EDIT:

 

usei uma fonte que ja tenho ha varios anos.. de 12 e 6V por 5Amperes.

no teste usei a fonte em 6v apenas.. se colocar muita tensão ou uma lampada fraca, irá muita coisa pra placa.. pode realmente fumegar o componente em curto, fumegar outro componente que nao tem nada a ver com a história mas como ele ta em série e tal, vai pro espaço ou também pode desintegrar a trilha da placa mae e ja era..

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...