Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte caseira para achar curto - Ninja Fumegation

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

tipo aqueles notes que ao plugar a fonte original, mata ela(desarma) sim...a lâmpada vai acender mas msm assim o capacitor em curto vai esquentar...mas deixa ligado por alguns segs apenas, caso os fets

próx. ao dc-jack esquentem muito... pode-se tb botar uma lamp. de menor potência no caso a 1141 12v 21w, assim pode ficar um bom tempo ligado até tu encontrar o dito cujo...ele vai esquentar menos é claro..mas não vai passar batido....e muitas vezes o dito fica em locais que menos esperávamos...do outro lado da mobo...ou bem distante do dc-jack...e qdo for ver esses capac. cerâmicos se atente os com o código PC...ex.: pc101, pc102...

 

NINJA tem como vc colocar o esquema para ligar a lampada junto com fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito bom até agora eu não achava isso simples de fazer você simplificou tudo. um detalhe existe um spray congelante que vendem por ai ele congela a placa ai a parte que descongela é a que esta em curto já utilizei esse spray acredito que em conjunto com essa fonte vai ficar show de bola. embora seja mas barato colocar o dedo e medir a temperatura. valeu mesmo obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber o real risco de se utilizar uma fonte como esta ?

Também gostaria de saber qual o valor que será gasto mais ou menos para montar uma fonte como esta ?

E no caso foi mencionado que é somente dado um toque no dc jack, gostaria de saber por quanto tempo poderia ser feito isso para não danificar de vez a placa mãe ?

É necessário usar aqueles sprays que congelam a placa para detectar um componente em curto ?

 

me desculpem por tantas perguntas,é que sou novato nesta área de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fiz uma dessa para testar um notebook philco phn 14153b que ao colocar o carregador no jack matava o mesmo, e isolei o jack para teste e liguei direto e aqueceu a PS, gostaria de saber se a algum risco do teste ter queimado a PS?

 

vou testar em um acer que esta na bancada com o mesmo sintoma e posto resultados mais estou com medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Fiz sim td direitinho vou postar uma foto de como ficou a lampada acendeu mais ninguem se mostrou culpado pelo curto rsrs.

 

segue a foto:

image.php?di=WZ0A

 

O cabo jack eu uso os 12v pra qualquer notebook:

image.php?di=XDRI

 

o Fio vermelho é um 12v pra ligar direto na placa quando o jack estiver em curto uso para isola-lo, por enquanto só utilizo pra testar curto no B+ do note depois vou melhorar para testar as outras voltagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boa noite a todos, como sempre buscando conhecer mais o mundo da eletrônica, achei esse vídeo ensinando como achar curto em placa, no caso do vídeo é uma placa de xbox, mas também serve para placa de notebook, netbook e em outros casos, espero ter contribuído com os amigos, vlw

 

os créditos do vídeo são de edsonkpereira pereira

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

A corrente que uma fonte atx fornece não é muito alta?

 

Sei que uma atx desliga se tiver curto na linha de teste, mas algumas fontes chegam a fornecem 30A, nos 5V... Se a fonte não desligar vai fritar muita coisa...

 

É realmente seguro isso?

 

t+

 

Correção: O negocio funciona mesmo!!! Desde que tenha a lâmpada em série

 

Desculpe-me a desconfiança!!! Eu já vi muita besteira em alguns foruns e videos por aí... (trote virtual)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Essa de colocar lâmpadas em série em uma atx é uma boa idéia!!!

 

Eu sei por que eu já consertei fonte atx usando uma lâmpada de 100W para saber se tinha curto na fonte primária. É um velho conhecido dos antigos técnicos de tv e som... Se o trafo do standby da fonte atx estiver em curto, sai de perto que dá até estouro... com uma lâmpada em série, não queima nada e a lâmpada acende.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia meu amigo ?  testando os capacitores vir pelo o seu teste de capacitor encontrei 2 em curto fiz a substituição  e nada, fico do mesmo jeito

 

O q vc me diz??

 

em algumas situações um curto leva outros componentes junto... deve ter algum transistor aberto ou resistor aberto ou com o valor alterado...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Uma alternativa é uma Fonte ajustável 0 - 30V e 0,002 até 3A desse link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Só que fica um pouco mais caro e precisa de uma alteração: colocar mais um 2N3055 em paralelo, colocar um regulador 7809 e um zener de 18V na saida da fonte. Essa alteração é mencionada no site onde está o original da fonte (www.electronics-lab.com/projects/power/001/index.html)

 

Eu preferia colocar uma fonte chaveada no lugar da linear sugerida no site, que inclusive ficaria mais barato... só o transformador sai mais caro que comprar uma fonte chaveada de 24V x 3A já montada.

 

Essa fonte usa um multimetro digital para fazer o ajuste. Mas tem um projeto de como colocar um display no mesmo site.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

lembrando sempre que qualquer fio preto da fonte é terra e tu vai ligar em série esse fio numa lâmpada de carro...a outra extremidade tu bota um jacaré com capa preta e liga na lata do usb da mobo...isso pra não torrar os fets ou trilhas ... agora vem a explicação do pq esta lamp. vai estar no terra e não no positivo...bom esse terra é em comum com as outras voltagens...que são 12v, 5v e 3,3v

certo?  então tu tem mais essas voltagens pra brincar com segurança.

a lamp. mencionada é aquela de farol de carro...pode ser comum ou halógena...quase todo mundo tem alguma que queimou apenas um dos 2 filamentos(farol alto/baixo) e se for comprar custa menos de 5 contos...

os 12v vc conecta ao dc jack...isso qdo é curto no b+  aqueles que desarmam a fonte do note

e os 5v e 3v tu injeta nos respectivos setores que estão em curto...utilize uma agulha grossa e prenda no jacaré (cada voltagem uma cor dif.)pra facilitar. nesses setores tu tb pode usar uma lamp. mais fraca no caso uma da lamp de ré ou seta de carro o codigo dela é 1141 12v 21w ...custa 1 real...pode até ligar ela em série com a outra de farol.

 

o segredo da lâmpada é que ela limitará a carga que entra na mobo e tb não vai desarmar a fonte de pc

ao se deparar com um curto-circuito brabo.

 

uma idéia das cores dos jacarés... padrão hein?  amarelo=12v    verm=5v  laranja=3,3v  e preto=terra

 

msm sendo um curto dos brabos, a lamp acenderá forte mas vai passar uma peq. carga e o capacitor cerâmico, diodo, transistor, ci,etc em curto vai esquentar um bocado....se bem que 90% vai ser capacitor cerâmico...hehe

 

fica a dica ae e vamos consertar essas mobos em tempo record, sem ficar procurando agulha no palheiro!

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, desenvolvi uma "fumegation" a partir de suas informações para descobrir um curto em um notebook Acer v5-741-6620 onde o mesmo fica com as tensões oscilando na placa com o carregador original do notebook, então resolvi fazer a "fumegation" e não descobri nenhum curto na linha de 19V, a corrente de tensão de 12v passa normal pela placa onde não esquenta nenhum componente para eu poder identificar. NOtei que no conector de carga de bateria só esta passando 2.30v e no resto da placa corre os 12v da fonte atx da " fumegation" , notei que vocÊ falou para injetar os 5v e os 3v nos respectivos setores, agora lhe pergunto onde seria o local ideal para isso. seria por onde?

 

Desculpa a pergunta talvez seja ridícula mas é uma dúvida que possuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  nesse seu caso seria melhor abrir um tópico no setor notebooks.

o que aparece desses acers aquí com esse defeito não é brincadeira, a galera derruba

água nessas bagaceiras, pensam que o baguio é que nem o smartphone galaxy s5 a

prova d'água...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pra galera que não quer queimar a mão ou tem medo de encostar diretamente a mão no componente, pode usar uma folha de impressora térmica. Tipo aquelas usadas em bancos, é só encostar ela que aonde tiver um componente quente, vai marcar no papel. Pra melhorar, enrola a folha em uma esponja, sim daquelas de lavar louça mesmo, e com parte macia dela virada pra baixo, (claro que com o papel térmico ao redor né rsrs) vai encostando ate achar o componente que ta esquentando. Vai ficar uma marcação preta no papel. Eu acho bem preciso essa 'manha'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ola amigos, segue o link para ideía na hora da montagem da Fumegation do EdsonNinja.....

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Espero que gostem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...