Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte caseira para achar curto - Ninja Fumegation

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

lembrando sempre que qualquer fio preto da fonte é terra e tu vai ligar em série esse fio numa lâmpada de carro...a outra extremidade tu bota um jacaré com capa preta e liga na lata do usb da mobo...isso pra não torrar os fets ou trilhas ... agora vem a explicação do pq esta lamp. vai estar no terra e não no positivo...bom esse terra é em comum com as outras voltagens...que são 12v, 5v e 3,3v

certo?  então tu tem mais essas voltagens pra brincar com segurança.

a lamp. mencionada é aquela de farol de carro...pode ser comum ou halógena...quase todo mundo tem alguma que queimou apenas um dos 2 filamentos(farol alto/baixo) e se for comprar custa menos de 5 contos...

os 12v vc conecta ao dc jack...isso qdo é curto no b+  aqueles que desarmam a fonte do note

e os 5v e 3v tu injeta nos respectivos setores que estão em curto...utilize uma agulha grossa e prenda no jacaré (cada voltagem uma cor dif.)pra facilitar. nesses setores tu tb pode usar uma lamp. mais fraca no caso uma da lamp de ré ou seta de carro o codigo dela é 1141 12v 21w ...custa 1 real...pode até ligar ela em série com a outra de farol.

 

o segredo da lâmpada é que ela limitará a carga que entra na mobo e tb não vai desarmar a fonte de pc

ao se deparar com um curto-circuito brabo.

 

uma idéia das cores dos jacarés... padrão hein?  amarelo=12v    verm=5v  laranja=3,3v  e preto=terra

 

msm sendo um curto dos brabos, a lamp acenderá forte mas vai passar uma peq. carga e o capacitor cerâmico, diodo, transistor, ci,etc em curto vai esquentar um bocado....se bem que 90% vai ser capacitor cerâmico...hehe

 

fica a dica ae e vamos consertar essas mobos em tempo record, sem ficar procurando agulha no palheiro!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrando sempre que qualquer fio preto da fonte é terra e tu vai ligar em série esse fio numa lâmpada de carro...a outra extremidade tu bota um jacaré com capa preta e liga na lata do usb da mobo...isso pra não torrar os fets ou trilhas ... agora vem a explicação do pq esta lamp. vai estar no terra e não no positivo...bom esse terra é em comum com as outras voltagens...que são 12v, 5v e 3,3v

certo?  então tu tem mais essas voltagens pra brincar com segurança.

a lamp. mencionada é aquela de farol de carro...pode ser comum ou halógena...quase todo mundo tem alguma que queimou apenas um dos 2 filamentos(farol alto/baixo) e se for comprar custa menos de 5 contos...

os 12v vc conecta ao dc jack...isso qdo é curto no b+  aqueles que desarmam a fonte do note

e os 5v e 3v tu injeta nos respectivos setores que estão em curto...utilize uma agulha grossa e prenda no jacaré (cada voltagem uma cor dif.)pra facilitar. nesses setores tu tb pode usar uma lamp. mais fraca no caso uma da lamp de ré ou seta de carro o codigo dela é 1141 12v 21w ...custa 1 real...pode até ligar ela em série com a outra de farol.

 

o segredo da lâmpada é que ela limitará a carga que entra na mobo e tb não vai desarmar a fonte de pc

ao se deparar com um curto-circuito brabo.

 

uma idéia das cores dos jacarés... padrão hein?  amarelo=12v    verm=5v  laranja=3,3v  e preto=terra

 

msm sendo um curto dos brabos, a lamp acenderá forte mas vai passar uma peq. carga e o capacitor cerâmico, diodo, transistor, ci,etc em curto vai esquentar um bocado....se bem que 90% vai ser capacitor cerâmico...hehe

 

fica a dica ae e vamos consertar essas mobos em tempo record, sem ficar procurando agulha no palheiro!

 

Ninja vi seu post da fonte só agora cara muito doido vales Apld  heheheh eu usava esse método muito antigamente e o pior funciona mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninja, só me confirma se desse jeito dá certo pois pretendo fazer ainda essa semana... aí posto as fotos para facilitar quem ainda estiver com dúvida:

 

Pego uma fonte de PC normal, ligo a saída 12v (fio amarelo) ao positivo do conector que vai para a fonte e o preto coloco em uma lâmpada de farol, em seguida uma lâmpada de lanterna e por ultimo uma garra de jacaré para poder fixar na carcaça da USB (terra).

 

O fio vermelho uso para ter os 5v para poder injetar na placa.

 

A fonte de PC não vai desarmar mesmo a placa estando em curto e dessa forma vai dar certo.

 

É isso mesmo??? Essa semana monto no laboratório e coloco as fotos para quem ainda estiver com alguma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então tá correto...no caso tu pode adaptar uma chave pra cancelar a lamp. da lanterna....pq tem caso que é necessário mais amp.  basta a chave curto-circuitar e os fios da lamp.menor,,,sacou?    e tem tb o fio laranja que tu tb vai ter 3,3v pra injetar na mobo...legal né?

 

o segredo pra não desarmar e nem torrar nada são as lamps em série com o fio preto(terra)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu colocar a lampada grande em um fio preto (terra), colocar a lampada menor em outro fio preto e deixar um fio preto sem nada, dá certo para não precisar de chave??? vou utilizar o terra de acordo com a necessidade que eu tiver... dá certo ou tem que colocar a chave mesmo??? Comecei a montar ela hoje, quero ver se final da semana termino e já posto as fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

lembrando sempre que qualquer fio preto da fonte é terra e tu vai ligar em série esse fio numa lâmpada de carro...a outra extremidade tu bota um jacaré com capa preta e liga na lata do usb da mobo...isso pra não torrar os fets ou trilhas ... agora vem a explicação do pq esta lamp. vai estar no terra e não no positivo...bom esse terra é em comum com as outras voltagens...que são 12v, 5v e 3,3v

certo?  então tu tem mais essas voltagens pra brincar com segurança.

a lamp. mencionada é aquela de farol de carro...pode ser comum ou halógena...quase todo mundo tem alguma que queimou apenas um dos 2 filamentos(farol alto/baixo) e se for comprar custa menos de 5 contos...

os 12v vc conecta ao dc jack...isso qdo é curto no b+  aqueles que desarmam a fonte do note

e os 5v e 3v tu injeta nos respectivos setores que estão em curto...utilize uma agulha grossa e prenda no jacaré (cada voltagem uma cor dif.)pra facilitar. nesses setores tu tb pode usar uma lamp. mais fraca no caso uma da lamp de ré ou seta de carro o codigo dela é 1141 12v 21w ...custa 1 real...pode até ligar ela em série com a outra de farol.

 

o segredo da lâmpada é que ela limitará a carga que entra na mobo e tb não vai desarmar a fonte de pc

ao se deparar com um curto-circuito brabo.

 

uma idéia das cores dos jacarés... padrão hein?  amarelo=12v    verm=5v  laranja=3,3v  e preto=terra

 

msm sendo um curto dos brabos, a lamp acenderá forte mas vai passar uma peq. carga e o capacitor cerâmico, diodo, transistor, ci,etc em curto vai esquentar um bocado....se bem que 90% vai ser capacitor cerâmico...hehe

 

fica a dica ae e vamos consertar essas mobos em tempo record, sem ficar procurando agulha no palheiro!

 

Olá querido ninja,

 

Sei que vcs explicaram muito bem o procedimento de como montar essa ferramenta porém ainda tenho algumas dúvidas, Vc poderia por favor saná-las????

 

  Vamos lá, a primeira pergunta é: eu posso pegar uma fonte de PC adaptar o conector dc-in do carregador sem a lampada em série contanto que eu nao demore muito para identificar o defeito?? Ou não!!! nem pensar sem a lampâda???

 

- Eu tenho que soldar apenas o fio de 12v no positivo do fio do plugue do carregador isolando o terra do mesmo, ou soldo um dos terras no terra do plugue?? acredito que tanto faz mas é só pra ter a certeza para que nao cause problema.

 

- Quando o curto é no secundário, eu posso injetar a tensão em qualquer componente que esteja acusando curto na placa?? fazendo isso o que realmente está em curto vai esquentar, é isso!!??

 

Queridos, desculpem as perguntas as quais as respostar parecem ser obvias, é porque eu sou assim mesmo não tenho medo de perguntar mas sim de não aprender!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem a lamp. não vira...o circuito de proteção contra-curto vai ser ativado na fonte e a msm vai desarmar igual a fonte original...pode adaptar os plugs e tb pode injetar as tensões no sec. mas preste atenção na voltagem correta...siga pelas cores dos fios da fonte atx...12v amarelo  5v vermelho  3,3v laranja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...