Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gravadora EPROM CH341A não grava e nem apaga Ci BIOS de 16mb

Posts em destaque

@Jack O'Neo 

Na placa sim, o pino que ia nele 28 foi entortado pra trilha de baixo na minha imagem, que como disse raspei a máscara de solda.

Então você conectou na trilha que originalmente é dos 3.3 volts? Se sim eu fiz o mesmo lá naquela minha foto, levantei o pino 28, removi a solda que fica na trilha, coloquei um pedaço de fita kapton para isolar, raspei a trilha de 3.3v que fica ao lado do pino 28 e interliguei os 2 utilizando um resistor smd 0R bem pequeno.

@Weyller Luiz que bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@LSL Na placa sim, o pino que ia nele 28 foi entortado pra trilha de baixo na minha imagem, que como disse raspei a máscara de solda.

A minha experiência pessoal me diz que qualquer fração de segundo pode ser suficiente para que um C.I seja danificado por tensão incompatível, e inclusive antes de aparecerem com estas modificações muita gente reclamava que o gravador estava queimando C.Is.

Aliás ainda tem gente hoje em dia queimando C.Is de 1.8V tentando gravar em 3.3V.
O meu aqui eu acabei de fazer o teste e com chip ou sem chip fica em 5V quando na posição de 5v na chavinha, tanto enquanto sem trabalho, quanto lendo ou gravando o chip, usei um chip de 3.3V e está vivo ainda, o que não quer dizer que é recomendável usá-lo acima da especificação máxima de tensão de trabalho, eu prefiro manter as coisas certas, muitas vezes não queima na hora mas pode vir a queimar um tempo depois. Neste caso não faz diferença porque é um chip de placa sucata... 

Referente a mx25L8006E eu não tenho nenhuma placa sucata com ela, apenas 11 esquemas apareceram com ela na busca do adobe que acabou de finalizar, então não vou ter como testar.

Sim, entendo, até porque os de 1.8v quando coloca no de 3.3v eles não aguentam, sempre fico receoso em relação a alimentação. Teve um dos chips que olhei no datasheet que informava que suportaria um pouco acima dos 5v, não lembro se foi o BR24G256 (similar ao 24C256) ou esse MX25L8006E. Esse 25L8006 é de placas de TV, tem na Samsung e na LG

Link para o comentário

@LSL mx25l8006e tem em algumas placas de notes LG e alguns HP antigos também, eu sei que no passado já gravei um destes mas provavelmente foi no tl866A, ou talvez no RT809H.

A diferença entre a minha modificação e a tua é que eu coloquei o diodo entre os 3.3V e o pino 9, que como dito garante pelo menos 2.7V no pino (na realidade 3V pois usei um schottky).
Enquanto digitava a resposta lembrei, e confirmei no datasheet o motivo da adição do diodo, quando o C.I ch341 está alimentado com 3.3V é necessário alimentar externamente o pino 9 com 3.3V de outra forma não haverá alimentação ali, quando o C.I é alimentado com 5V o próprio C.I gera os 3.3V no pino através um ldo interno creio.

Attachment of VCC input external power while

3.3V;connects of 0.01uF decoupling capacitance

outside while 5V

Este é o motivo da tua modificação não ter funcionado.

E como dito anteriormente também, eu cortei algumas trilhas que chegam nos pinos de controle da gravação e coloquei resistores, isto porque alguns chips para entrar em estado de gravação precisam colocar estado lógico baixo em alguns pinos, e da forma como foi executado o projeto desse ch341 preto com dourado (não sei se todos ou apenas a maioria) eles só conseguem colocar em estado lógico alto estes pinos, pois, a alimentação é feita diretamente no pino, da forma como está o meu agora o próprio ci ch341B consegue colocar os pinos em estado lógico baixo ou alto, antes era impossível.

Link para o comentário

@Jack O'Neo 

quando o C.I ch341 está alimentado com 3.3V é necessário alimentar externamente o pino 9 com 3.3V de outra forma não haverá alimentação ali, quando o C.I é alimentado com 5V o próprio C.I gera os 3.3V no pino através um ldo interno creio.

Sim coloquei isso em uma resposta, justamente do datasheet do CH341, mas eu tinha entendido que para os 3v3 não necessitava de capacitor, logo na modificação deloquei o capacitor C3 e coloquei um resistor smd para a linha de 3v3. Utilizei 2 resistores SMD, um no pino 28 para a linha de 3v3 e outro no lugar do capacitor C3 para a linha de 3v3

Link para o comentário

@LSL Meu caro, o capacitor nessa configuração tem a função de estabilizar a tensão, remove-lo não faz portanto diferença.
Como bem sabes o diodo conduz em apenas uma direção a tensão positiva, o resistor interliga dois pontos com uma determinada resistência entre eles.
Este LDO interno do C.I ch341 Pino 9 alimenta internamente os pinos e outras partes do C.I, talvez, colocá-lo direto na linha que faz pull-up dos pinos utilizados na gravação gere algum problema visto que normalmente ele é isolado...
O meu tá funcionando filé como dizem, se preferes utilizar em 5V fique a vontade, mas refazer estas ligações da forma que fiz e testar novamente não te tomaria mais do que 15 minutos. ;D 

@William_R tem algo pra corrigir ou acrescentar?

• Joinha 1
Link para o comentário

@Jack O'Neo Não estou te contestando, só digo que para mim não funcionou a modificação para 3.3v para aquele chip (25L8006) e a única diferença entre a minha alteração e a sua é que você colocou diodo e eu resistor.

O que tem no datasheet do CH341 (Attachment of VCC input external power while 3.3V) nem indica colocar resistor ou diodo e nas outras modificações que vi o pessoal liga direto com fio. Como eu iria utilizar somente os 3.3v resolvi coocar um resistor de 0R.

Pelo visto alguns desses programadores tem sim esse problema igual ao meu, vi relatos semelhantes em um daqueles links que você repassou, onde o CH341 pós modificação lê normal, mas ao apagar ou gravar o CH341 desconectaa do PC. Uma pessoa respondeu lá que acha que nesse caso o LEd de status esteja a interferir, pois ela removeu aquele banco de resistores próximo ao regulador de 3.3v, inseriu um unico resistor em uma das trilhas e o CH341 gravou sem problemas.

Link para o comentário

Pelo que pude ver, tem mais de uma versão do CH341.  As alterações propostas que apareceram aqui no forum e na NET são para o CH341A e pode não funcionar corretamente para a versão da sua gravadora.

Eu costumo me dar melhor quando tenho um esquema eletrico na mão para analisar e fazer qualquer adaptação de um circuito.  Sugiro que no seu caso, você faça um esboço do esquema de seu adaptador para então proceder as alterações necessarias para que ele venha a trabalhar com 3.3V

Mais uma coisa, conta para nós o codigo completo que aparece no corpo do integrado da sua gravadora.

A minha gravadora eh das antigas e diferente da sua. Porem esta funcionando file tambem como a do colega @Jack O'Neo 

3V3Fix-100_4095.thumb.JPG.991538718bef3abf142ac30a2eb3cd51.JPG

3V3Fix-100_4093.thumb.JPG.59d3a42613407e5ff750315a7c5eda53.JPG

3V3FIX-ch341aUSBminiprogrammerschematic.thumb.png.a4b0164f23a7cc210fc8ca5eec31e6c8.png

Link para o comentário

@William_R Olá! A minha , segundo a serigrafia na placa, é a CH341 Pro, mas ao ver o chip lá diz ser uma CH341B.

O datasheet que utilizo é o desse link : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Esse informa que é do CH341A, porém no mesmo site há outro em versão chinesa que é do A e do B, que é o mesmo desse do link. O esquema informado bate com o meu circuito.

Como falei acima, vi relatos de pessoas que tema CH341A ou a CH341B, que fizeram o que tem no tutorial e a gravadora apresenta os mesmos problemas, lê mas desconecta quando vai apagar e/ou gravar. Irei refazer a modificação e tentar o que fizeram para solucionar esse problema de desconectar

Captura de tela de 2024-09-18 18-43-18.png

Captura de tela de 2024-09-18 18-47-35.png

Captura de tela de 2024-09-18 18-49-45.png

Editado: por LSL
  • Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...