Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe - Componente rachou no meio.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom Dia ao pessoal do Fórum,

 

Gostaria de relatar algo que aconteceu essa semana, vendi uma maquina para um cliente a 6 meses, a na segunda feira recebi um chamado do mesmo que a maquina durante a noite enquanto estava sendo utilizada, deu um estouro e desligou, fui então verificar, retirei a maquina do local e trouxe pra loja, ao abrir me deparo com a seguinte imagem (anexo)

 

Mas não para por ai, resolvi então troca a placa mãe, utilizando o mesmo processador e memória que estavam na maquina, ao tentar ligar, não liga, ao encostar na memória a mesma estava fritando (nunca havia visto memória esquentar assim), toquei a mesma e mesmo assim não ligou, troquei processador e OK, ligou. Resumindo, QUEIMOU TUDO, placa mãe, memória, processador e fonte. A maquina estava ligada a um nobreak, e o mesmo está OK.

 

Alguém tem alguma teoria para explicar esse desastre?

 

2014-08-25_08_14_31.jpg.a482f975d36535a7e0c7435936222d63.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o nobreak está bom eu também acho que não tava ligada nele não - já consertei muitos receptores de parabólicas com a fonte estourada e o cliente disse que não mecheu em nada (trocou a tensão de entrada de 220V para 110V).

 

 

Há umas semanas atrás um amigo me trouxe uma impressora matricial para verificar e só depois de eu mostrar pra ele que estragou o capacitor de filtro, fusível e ponte retificadora da fonte é que ele me disse que 'esqueceu' que a impressora era de 120V e ele tinha ligado em 220V! Mas até então ela estava funcionando perfeitamente e de repente parou (e ele falou que nem chovendo estava para que fosse raios caindo).

 

 

Claro, nada impede de a memória dá problemas, sobreaquecer a PN, danificar o processador e depois estourar este FET aí - a placa poderia tá bichada mesmo mas o processador e PN são bem protegidos e qualquer problema na memória o sistema trava logo obrigando o usuário a desligar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde Amigo!

Vamos la então.

Esse problema ocorre por problemas de energia eletrica.

Na intalação do computador do micro no cliente, o mesmo precisa ter no minimo do minimo um estabilizador certo.

Estabilizador de 300 VA se for o micro dele somente, e se tiver uma impressora jato de tinta junto, utilize 500VA. Recomendado.

Fora isso, o amigo precisa tambem verificar o seguinte. Na tomada de força que o equipamento estava ligado, a Voltagem selecionada, era a mesma da tomada de força ? Na tomada de força, Tinha Ateramento ? Neutro e Fase estavam nas devidas posições?

Aguardo suas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo esse transistor recebe 5 v onde sai 1,80 voltagem da memoria, o que aconteceu foi que por algum motivo ele entrou em curto e passou 5v direto para memória fritando a mesma, se quiser reparar essa placa troque os 2 transistor e teste com a placa sem a memoria para ver se a voltagem está dentro do 1,8 e essa memória infelizmente é lixo, se ajudou joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente como disse o membro da infoart  , esse circuito alimenta a memoria , mas tambem fornece tensão ao processador e em alguns cassos ao chip de rede , que constuma queimar e entrar em curto  , e causa dano ao componente , sempre que for testar a placa retire processador , memoria , e placas nos slots , e faça a medida das tensões do chip set , geralmente 3,3 vdc , 2,5 vdc , 1,8 vdc , tensão de memoria , vcore , e somente depois coloque os demais componentes que foram retirados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

 

não sei não, mas um curto na placa não faria um fet desses rachar. não tinha nada de metal dentro do gabinete?

 

se a placa estava em curto, então deve ter várias trilhas rompidas. é só olhar o lado das trilhas que vai ser bem visivel... por causa das trilhas rompidas, não chegaria a rachar o fet.

 

já vi gabinentes e fontes atx com parafusos soltos e outras coisas de metal dentro do gabinete. se um coisa dessas colocar em curto áreas de grande consumo de corrente, no mínimo, vai dar um estouro...

 

t+

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...