Jump to content

dúvida Adaptacao-caixa frahm 1200-placa montada

Rate this topic

Recommended Posts

A placa montada que desejo usar é essa da foto…

ela suporta +55v e -55v compatível com a fonte da minha caixa,e também é de 8ohm compatível com o autofalante  da minha caixa…

so n descobrir se essa caixa é mono ou stereo pois a placa do ml é mono

IMG_2246.jpeg

Edited by Testemusicasboas Teste

Em 13/10/2024 às 10:06, Testemusicasboas Teste disse:

A placa montada que desejo usar é essa da foto…

ela suporta +55v e -55v compatível com a fonte da minha caixa,e também é de 8ohm compatível com o autofalante  da minha caixa…

so n descobrir se essa caixa é mono ou stereo pois a placa do ml é mono

IMG_2246.jpeg

@Edmilson Goncalves Preza consegue ajudar?

@Edmilson Goncalves Preza oque eu quero saber é só o seguinte…

essa caixa elas usam mosfets nas saídas…

porém eu n quero consertar a placa da saída pois queima muito fácil 

quero colocar uma placa dessa do Ml

so quero saber se daria certo,a questão de ligação e montagem eu sei….

@Edmilson Goncalves Preza esses círculos amarelo é o +b e -b da fonte 

os círculos vermelhos é +b e -b da placa do mercado livre…

ou seja é só ligar aí e ligar a entrada de áudio e ligar a saída no autofalante 

e por fim regular o bias

a única coisa que quero saber é se realmente daria certo pois essa caixa usa mosfets nas saída foi projetada assim…

só quero saber se pode adaptar essa placa…

deu pra entender agora? 

IMG_2355.jpeg

IMG_2356.jpeg

17 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

@Edmilson Goncalves Preza oque eu quero saber é só o seguinte…

essa caixa elas usam mosfets nas saídas…

porém eu n quero consertar a placa da saída pois queima muito fácil 

quero colocar uma placa dessa do Ml

so quero saber se daria certo,a questão de ligação e montagem eu sei….

• Agora entendi a razão de você preferir não consertar a placa original.
  • Sim, é possível aproveitar apenas a fonte da placa. Pra uma adaptação tranquila você deve considerar a potência da placa substituta, ou seja, se a fonte suporta sustentá-la sem sobrecarga, mas isto também não é difícil de avaliar, pois as duas têm fusíveis de proteção, certo? Pelas fotos, dá pra ver que os fusíveis da placa do ML são de 4A, enquanto o esquema da fonte da caixa indica fusíveis de 3,15A. Então, este é um ponto de atenção. O que isto diz? Que a placa nova é mais potente. Como contornar isto? Com um transformador mais potente, capaz de fornecer maior corrente, e (talvez) com diodos mais robustos na ponte retificadora.
  • Outra providência é cortar o fornecimento de energia para o circuito amplificador original pra garantir total isolamento.
  • Desfazer o acoplamento do sinal da base de T302, para levá-lo à entrada da nova placa.
  • Retirar o alto-falante e conectá-lo na nova placa.
  • Blá, blá, blá... (tudo o que você já deve saber).

image.thumb.png.01be28592b585da20a347cb063694b09.png

Edited by Edmilson Goncalves Preza
  • Like 1

53 minutos atrás, Testemusicasboas Teste disse:

@Edmilson Goncalves Preza como vc viu,os fusíveis da fonte são de 3,15 porém são da tensão ac amigo….

• Tens razão amigo, mas o que agora vejo é que a capacidade de corrente é menor ainda que 3,15A. Pense comigo e me diz se estou errado: Estamos falando de potência certo? Ignorando as perdas por aquecimento nos diodos (por exemplo) a mesma potência que entra na PR deve ser a que sai dela. Se entrar 123,795W (39,3Vac x 3,15A), após os diodos da PR deve ter a mesma potência. Então qual seria agora a corrente disponível após os diodos para manter a correlação da potência? Creio que seria 123,795W = 54V x I, ou, I = 123,795W / 54V = 2,29A.

1 hora atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:
  • Tens razão amigo, mas o que agora vejo é que a capacidade de corrente é menor ainda que 3,15A. Pense comigo e me diz se estou errado: Estamos falando de potência certo? Ignorando as perdas por aquecimento nos diodos (por exemplo) a mesma potência que entra na PR deve ser a que sai dela. Se entrar 123,795W (39,3Vac x 3,15A), após os diodos da PR deve ter a mesma potência. Então qual seria agora a corrente disponível após os diodos para manter a correlação da potência? Creio que seria 123,795W = 54V x I, ou, I = 123,795W / 54V = 2,29A.

Então a corrente da fonte da caixa é apenas 2.29A??

5 minutos atrás, Testemusicasboas Teste disse:

@Edmilson Goncalves Preza mas o alto-falante é 8ohm,então trabalha com 125w….

• Se você tivesse 55V na fonte, a corrente capaz de suprir a potência de 125W deveria ser de: 125/55 = 2,273A. Daria a conta justa, porque há disponibilidade de 2,29A.
  • Como a fonte fornece apenas 54V, a corrente deveria ser: 125/54 = 2,315A, um pouco acima da capacidade da fonte. 
  • Pode ser viável sim trabalhar nesse limite, mas não poderá abrir todo o volume e despejar a potência máxima da placa sem abrir o(s) fusível(eis), aquecer demasiado o transformador, distorção, queimar um diodo... Mas vejo que a caixa é para instrumentos musicais e microfones e apenas uma entrada auxiliar. A fonte de sinal da entrada auxiliar é fácil manter num nível de potência, mas as outras eu acho difícil.

5 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:
  • Se você tivesse 55V na fonte, a corrente capaz de suprir a potência de 125W deveria ser de: 125/55 = 2,273A. Daria a conta justa, porque há disponibilidade de 2,29A.
  • Como a fonte fornece apenas 54V, a corrente deveria ser: 125/54 = 2,315A, um pouco acima da capacidade da fonte. 
  • Pode ser viável sim trabalhar nesse limite, mas não poderá abrir todo o volume e despejar a potência máxima da placa sem abrir o(s) fusível(eis), aquecer demasiado o transformador, distorção, queimar um diodo... Mas vejo que a caixa é para instrumentos musicais e microfones e apenas uma entrada auxiliar. A fonte de sinal da entrada auxiliar é fácil manter num nível de potência, mas as outras eu acho difícil.

@Edmilson Goncalves Preza se precisar trocar também o trafo acho não viável…