Jump to content

em análise PLACA H61 CHINA / H61 1155 DDR3 REV 1.2 / Não Funciona portas Satas

Rate this topic

Recommended Posts

Olá, estou com essa placa H61 que não funciona nenhuma das portas satas. Ela estava funcionando normalmente e simplesmente parou de funcionar. Cliente informou que não houve queda de energia e nem queda da placa mãe. Foram feitos alguns testes e todas as tensões estão presentes na placa. Foi feito o reset da bios, trocamos os cabos satas também e sem solução. As portas usbs funcionam normalmente. Acredito que possa ser a bios que acabou corrompendo. Pois o pc funciona normalmente se colocar um HD externo com o sistema operacional. Apenas as portas Satas mesmo que pararam de funcionar. Segue em anexo o modelo da placa mãe. Qualquer ajuda é bem vinda!

h61lf.jpg.c9ad2a30e583f85544ea8d717d535a6d.jpg

amigo olhou se ela num resetou e voltou para UEFI pois neste modo ela não reconhece sata veja as configurações da sata e do boot

veja se consegui mudar de UEFI para legancy

teste um cdrom na sata pra ver se reconhece

a quase me esqueci tinha uma parecida com a bateria da bios fraca ela falhava alguma coisa tente trocar a bateria da bios tambem

Edited by Prego Tapado
add mais informaçoes
  • Like 1

@Prego Tapado Eu troquei a pilha mas não resolveu. Ela muda sim de UEFI para Legacy, mas segue o mesmo problema. Estou usando um sistema no hd externo via porta usb. No Gerenciador dos drivers o driver sata instala o drive normalmente e depois que é reiniciado o sistema ele volta sem o drive novamente. O HD se quer reconhece nem na bios e nem quando o sistema está ligado quando está conectado via porta sata da placa mãe. 

Em 13/11/2024 às 14:19, Moto Fer disse:

Olá, estou com essa placa H61 que não funciona nenhuma das portas satas. Ela estava funcionando normalmente e simplesmente parou de funcionar. Cliente informou que não houve queda de energia e nem queda da placa mãe. Foram feitos alguns testes e todas as tensões estão presentes na placa. Foi feito o reset da bios, trocamos os cabos satas também e sem solução. As portas usbs funcionam normalmente. Acredito que possa ser a bios que acabou corrompendo. Pois o pc funciona normalmente se colocar um HD externo com o sistema operacional. Apenas as portas Satas mesmo que pararam de funcionar. Segue em anexo o modelo da placa mãe. Qualquer ajuda é bem vinda!

h61lf.jpg.c9ad2a30e583f85544ea8d717d535a6d.jpg

Amigo, essas placas geralmente tem uma opção lá na bios onde está "sata" que da pra mudar o modo de operação entre Ide e Ahci, já verificou se não pode ser isso?

Edited by Arthurlopes

• 2 weeks later...
Em 14/11/2024 às 17:37, Arthurlopes disse:

Amigo, essas placas geralmente tem uma opção lá na bios onde está "sata" que da pra mudar o modo de operação entre Ide e Ahci, já verificou se não pode ser isso?

Ja sim, o HD não aparece em nenhuma das opções. Chegou outra do mesmo modelo mas essa o problema era no HD. Vou aproveitar e fazer a gravação da bios com essa que está reconhecendo. Se funcionar eu volto aqui para postar 

• Nice 1

9 horas atrás, Moto Fer disse:

Ja sim, o HD não aparece em nenhuma das opções. Chegou outra do mesmo modelo mas essa o problema era no HD. Vou aproveitar e fazer a gravação da bios com essa que está reconhecendo. Se funcionar eu volto aqui para postar 

amigo faz um teste antes de gravar a bios liga as  placas e clona as configurações salva e tenta de novo se num der ai sim vc copia a bios