Postado 25 de Novembro de 2024 1 ano Olá amigos, estou com uma dúvida. Nas tensões +3V_S5 e +5V_S5, tenho respectivamente 1,37v. Desta forma, por exemplo as +3V_S5 é a tensão que vai para eprom de bios. Testei todos os componentes aqui representados, os resistores estão bons, com resistência certa, os mosfets não estão em curto. O Único que percebi não ter tensão nenhuma (porem não está em curto), é o PQ35, este transistor que recebe este sinal S5_ON que vem da Super IO. Eu realmente estou confuso, será este sinal da SIO o responsável por não chavear o transistor impedindo o resto do circuito? Alguém pode me ajudar? Já teve este problema e conhece esta placa? Outra dúvida, será a SIO que está ruim?
Postado 26 de Novembro de 2024 1 ano @marciocd25 , qual nivel de tensão no transistor PQ35 antes de apertar o botão de ligar e depois de acionar o botão de ligar? A mesma coisa com o PQ34.
Postado 28 de Novembro de 2024 1 ano Autor Em 26/11/2024 às 14:07, LEONTEC disse: @marciocd25 , qual nivel de tensão no transistor PQ35 antes de apertar o botão de ligar e depois de acionar o botão de ligar? A mesma coisa com o PQ34. Não altera em nada as tensões. Aliais, esse é o motivo que tem suspeita da SIO, porque o sinal que vem para gate do PQ35 vem da super io.
Postado 28 de Novembro de 2024 1 ano @marciocd25, você pode medir as tensões dos pinos e postar aqui pra que possamos entender? Estamos somente com esquema e pra ajuda-lo com respostas mais eficiente se você postar as tensões do circuito. Mas só se você quiser! Se me lembro bem, essa tensões +3V_S5 e +5V_S5 só é transferidas quando aperta o botão de ligar. Se já tem 1,37v no dreno desse mosfet isso pode ser fuga do mosfet ou o PQ35 com defeito e está aterrando os 9.5v do coletor.
Postado 28 de Novembro de 2024 1 ano Autor Cara, a tensão do circuito quando aperta o botão de start ou não, não altera, continua com 1.37,oscila entre 1.35 e 1.37 na verdade. Essas tensões alimentam a eprom. E neste aspecto vc pode estar simétrico; quando eu tiro a eprom, a tensão no circuito vai a nível baixo, e por isso já tinha pensado na hipótese de aterramento, mas não dei muito importância; ignorei isto porque os mosfets não estão em curto. Eu estou em outra placa agora que necessita de um trabalho emergencial e depois acho que vou mandar um vídeo. Poxa, obrigado mesmo pela ajuda, eu estou a cerca de um ano na área e careço de experiência e por isso sua ajuda até agora tem sido perfeita para mim.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.