Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lavar ou não lavar uma placa mãe, eis a questão.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera, to com uma dúvida braba. Lavar ou não lavar uma placa mãe, é ou não recomendado, pois vejo que ainda há muitas controversias sobre o assunto. Peço ajuda de vocês no fórum pra afogar ou não algumas placas imundas que pego as vezes e que uma limpeza já resolve a maior parte dos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Técnico que lava placa para arrumar aparelhos não sabe o problema da placa e quer resolver de qualquer jeito e receber do cliente.

 

Quando se lava a placa e coloca na estufa e ela volta a funcionar. Pode ter acontecido duas coisas:

 

- Uma solda fria que voltou a dar contato que em muito breve vai voltar a dar problema.

 

- Ou algum mofet que estava armado que no processo de lavagem foi desenergizado.

 

No geral lavando a placa vc mascara o problema e dificulta o diagnostico correto.

  • Joinha 4
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o DSystem disse, se vc quer lavar uma placa esperando que milagrosamente ela volte a funcionar, esquece, esse definitivamente não é o caminho correto.

Agora, se a placa tem oxidação em vários terminais de componentes, foi molhada ou derramaram alguma coisa nela, aí sim é recomendável lavar muito bem a placa. Particularmente nesses casos eu utilizo Sapolio liquido da Bom Bril, limpa muito bem oxidações e restos de café, Coca-Cola, suco, mijo de gato e cachorro, deixa os terminais brilhando.

Eu também não coloco em estufa, mas também não deixo secar naturalmente, depois de enxaguar bem a placa eu seco ela com ar comprimido e tiro todo o excesso de agua, fica praticamente seca com ar comprimido, depois coloco ela numa grill da Philco Glass que eu usava antigamente pra fazer rebaling, ou se vc não tiver uma dessas coloca na traseira de um monitor de tubo, (MAS ATENÇÃO, SO COLOQUE NA TRASEIRA DE UM MONITOR DE TUBO SE VC PASSAR ELA ANTES NO AR COMPRIMIDO, NÃO VAI ME COLOCAR A PLACA PINGANDO AGUA EM CIMA DE UM MONITOR DE TUBO QUE VAI DAR PIPOCO DOS GRANDES SE CAIR AGUA NO FLY-BACK).

Nesses casos, depois de limpa e seca ainda tem que fazer o reparo em trilhas e componentes corroidos pela oxidação, pelo menos pra mim, fora essa situação não vejo nenhum motivo pra lavar uma placa.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo a lavagem pra deixar a placa nova, ou seja, limpa mesmo mas não é em todas - apenas aquelas que não dá pra ver nem sequer os componentes, pois se os componentes estão cobertos de poeira, o que se há de pensar dos contatos elétricos e quem sabe ela dará problemas futuros devido a tanta sujeira. A secagem é direto no secador de cabelo onde eu tenho alguns bicos que parecem que foram feitos para conectores (eles são achatados e concentram bem o calor dentro dos slots).

 

Mas só faço esta limpeza em placas 'velhas' mas com o objetivo de deixá-las limpas e evitar problemas futuros devido a sujeira(mas é raro eu fazer isto, na maioria das vezes, um pincel e álcool isopropílico com ar comprimido resolve - pelo menos eu acho isto), ainda não fiz em placas novas pois acho que não há necessidade - em caso de suspeita de eletricidade estática, prefiro envolver ela com papel alumínio.

 

Eu mesmo tenho uma placa ASUS 478 que eu lavei há mais de um ano e até agora funciona 100% - claro, eu tinha que testar estes métodos primeiro no que é meu:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca lavei uma placa se quer, muito menos com agua e sabão, já que existe o produto adequado para isso, um dele é este : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

quando a derramamento de algum liquido na placa , limpo apenas a area afetada com este produto e escova anti estática. (já que é muito melhor para esse tipo de limpeza), do que o álcool.

 

falando em estatica, não conheço nada de uso domestico que gere mais eletrostática do que um monitor de TUBO, se colocar um medidor de estática dentro de um, até ele ira queimar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo

Lavar ou não lavar eis a questão

Tenho uma sugestão, muitos dos componentes que estão na placa mãe usam tecnologia de alta impedância, isso quer dizer que são muito sensíveis e a água da torneira tem sais minerais, que conduz eletricidade.

Eu uso o seguinte recurso e que já deu certo várias vezes:

-Retiro os componentes(somente circuitos integrados), que possuas soquetes

Lavo a placa usando água normal da torneira e um pincel para ajudar

Após ter lavado a placa uso água destilada e outro pincel ou o mesmo enxaguado com água destilada

Após isso passo o ar do compressor para retirar o máximo possível da água e depois seco com secador de baixa potência para não aquecer demais a placa e danificar algum componente.

Caso não tenha compressor ou secador então chacoale bem a placa para retirar o máximo possível da água na placa e coloque a mesma no sol para secar

Após isso é só recolocar os componentes retirados dos soquetes e por a mesma para funcionar.

Em todas que fiz isso, sempre funcionaram sem problemas.

Espero ter te ajudado, mas é apenas uma sugestão, cabe a você a decisão.

Abraços e tudo de bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que a lavagem em si resolva, se voltar a funcionar foi porque houve alguma desmagnetização de algum capacitor que não descarregou corretamente. Acho que o descanso em papel alumínio antes de lavar seria uma opção melhor. Limpeza é feita com ar de um compressor que deve estar sempre seco no tambor (manutenção básica) e um uma escova anti estática, jamais pincel, pois suas cerdas são condutoras de energia e podem fechar curtos em componentes e álcool isopropílico, jamais agua. Penso que se jogar água com algum capacitor carregado, aí sim fica fácil de queimar algo. No procedimento da agua, usa-se o forno, aí sim talvez alguma solda fria voltasse, mas não precisa lavar antes de por no forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos boa noite! já ouvi falar nesse processo mas a muitas luas, na época dos vídeos K7 quando viravam ninho de formigas, ou em alguns microsystem que também acontecia muito. As placas eram de fenolite e precisavam ficar ao menos 2 dias no sol para que secassem, e podesem ser montadas novamente, e muitos dos amigos sabem que somente assim era possível sanar os problemas e garantir o serviço! Hoje uso álcool isopropilico ou óleo de banana para "limpar a placa e não deixar rastro de manutenção" por capricho não gosto que saibam onde foi feita intervenção no aparelho. fora isso não aconselho mais o uso da lavagem com água e sabão, somente ar comprimido e pincel resolve. Essa é a forma como trabalho. Mas vejo que a verdade depende da realidade de cada aparelho.

   

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente não quero ser polêmico e também não tenho intenção de ofender ninguém más Uma pergunta que faço a vocês. Um cliente seu está precisando de uma placa usada baratinha só para quebrar o galho em um micro antigo que ele tem. Vocês tem duas placas para oferecer a ele. A primeira opção é uma placa que você lavou e voltou a funcionar sem mais sem menos e a outra é uma placa que estava com a bios corrompida e você regravou e voltou a funcionar. Qual destas duas você confiaria em oferecer para ele ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confiaria na placa que eu pudesse dar garantia, essa questão é interessante pois a meses peguei uma placa que hora funcionava e hora não funcionava, todas as tensões normais, quando a placa ligava funcionava por três dias direto sem parar mas se desliga-se podia não funcionar, não cobrei pois não podia dar garantia mas sabe qual foi o serviço realizado? Lavei a placa pois ela havia estado em área de litoral, e o mais interessante usei acetona e secador de cabelos, sorte? talvez mas  fiz com conhecimento de causa, detalhe esta funcionando a mais de 8 meses, por isso digo que cada caso é um caso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yo en esos casos siempre limpio los componentes electrónicos con Alcohol isopropílico, bien sumergiéndo el componente Pcb electrónico en  una cuba o mojando un pincel en este alcohol y limpiando con el todas las partes con paciencia.

 

El agua... puede colarse dentro de los condesadores e hincharlos..... no me parece una buena idea.

 

Saludos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo em tudo na vida deve se levar em concidderação o custo beneficio de uma ação.

sempre lavei plas com sabão neutro e depois só com agua e deixo secar ao natural de um dia pro outro de pois de passado esse periodo eu dou uma secada com a pistola de ar quente antes de liga-la.

agua é um solvente natural o que pode danifica e a clorificação da agua da sua cidade mas isso só acontece em logo prazo e antes que isso venha a acontecer ,a propria poeira fara isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Acho que lavagem é uma solução para vc usar em placas depois que vc esgotou todo seus conhecimentos e não conseguiu resolver.  Eu sempre achei que a lavagem recupera placas porque esse procedimento reseta completamente a placa. Sei que existe outras formas de resetar uma placa, mas essa deixa ela com uma aparência muito boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre lavo também com água e detergente neutro.

Mas acredito que lavar com álcool Isopropílico é melhor.. pois a secagem é mais rápida..

 

Notei em algumas placas que os contatos de USB, teclado e mouse, aumentaram a ferrugem apos a lavada..

Mesmo secando em estufa, com secador, no sol, ou usando o ar quente da Estação de retrabalho, o resultado foi o mesmo..

 

Mas concordo que já consertei muitos defeitos com uma simples lavada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...