Jump to content

dúvida Mini System Toshiba - MS7530MU - Não sai som e não acende display

Rate this topic

Recommended Posts

39 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Ok, mas o MMBTA56 suporta até 80v, enquanto que o PBSS somente 50, depois que vi isso decidi nem colocar ele, já que pelo que vi chega -50v ou +50v, não lembro qual dos dois, no coletor desse transistor.

No emissor, VCC = 5V.

image.png.3da15aa7104e47f1d260dbc20ceb3d8c.png

Edited by Edmilson Goncalves Preza

@Edmilson Goncalves Preza Sim, mas no coletor dele chega a tensão de 50v ou -50v, eu vi aqui quando medi na placa quando estava com o estragado, é a isso que eu me refiro, não vai ter problema esses 50v no pbss5350t? Pode ter ficado confuso o que eu disse, vou tentar explicar melhor. Chega 5v no emissor desse transistor e 50v (não lembro se é positivo ou negativo) no coletor, só pelo fato de chegar 50v no coletor, já é o limite de trabalho do PBSS5350T. Quando ele começar a conduzir, a tensão de coletor começara a cair, mas pelo fato de inicialmente ter 50v no coletor, isso já não seria um perigo? Por favor, se eu estiver falando besteira me corrija. 

image.png.620380b8fcfffc9e07f048dcee688036.png

Edited by MarceloRibeiro94

@Edmilson Goncalves Preza A tensão na base de HQ803 está em 4.65v, com essa tensão nunca vai polarizar o transistor e consequentemente não polarizando o HQ804 também. Só não entendi ainda para que serve esse circuito desses transistores, parece ter algo a ver com o mute? Duas trilhas vão até o pino PMON (43) e PDSENS (32) do IC801, mas não sei o que esses pinos fazem. 

@Edmilson Goncalves Preza Como não estava gerando a onda triangular, fui verificar o circuito responsável novamente, o HQ826 tinha dado um valor estranho quando medi anteriormente, mas ignorei, dessa vez retirei ele do circuito e realmente ele está estragado. Está aberto entre a base e o emissor do segundo transistor. Ele é um EMX2, são dois transistores 2SC2412K no mesmo encapsulamento e um deles está com defeito, entre base e coletor eu tenho 670mV normal, mas entre base e emissor ele está aberto, como não tenho esse transistor e encomendar irá demorar muito, vou fazer uma gambiarra provisória e colocar dois transistores NPN com fios nos pads para ver se irá gerar a onda triangular.

image.png.fed0616067358b5a5445767b257e35bd.png

12 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Sim, mas no coletor dele chega a tensão de 50v ou -50v, eu vi aqui quando medi na placa quando estava com o estragado, é a isso que eu me refiro, não vai ter problema esses 50v no pbss5350t? Pode ter ficado confuso o que eu disse, vou tentar explicar melhor. Chega 5v no emissor desse transistor e 50v (não lembro se é positivo ou negativo) no coletor, só pelo fato de chegar 50v no coletor, já é o limite de trabalho do PBSS5350T. Quando ele começar a conduzir, a tensão de coletor começara a cair, mas pelo fato de inicialmente ter 50v no coletor, isso já não seria um perigo? Por favor, se eu estiver falando besteira me corrija. 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

• Não consigo enxergar -50V ou 50V chegando no coletor do HQ804 senão através de curto na junção base-emissor de  HQ806 ou de HQ808.
  • Se tem -50V no emissor e 5V no coletor, o VCE é de -45V.

2 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:
  • Não consigo enxergar -50V ou 50V chegando no coletor do HQ804 senão através de curto na junção base-emissor de  HQ806 ou de HQ808.

Não existe curto ou fuga nesses dois transistores. A tensão ao meu ver está vindo a partir dessa trilha destacada na imagem. De qualquer forma, já encontrei um transistor um pouco mais forte e coloquei. Em relação a "gambiarra" que irei fazer, algum comentário? 

image.thumb.png.517031dfc79fe398cb78d544ea254ab3.png

• Sim, é desta trilha, mas imagine que haja curto em HR827 ou na junção emissor-base de HQ806, os mesmos -50V chegariam ao coletor do transistor, só que com maior corrente.
  • Quanto a "gambiarra", o EMX2 é de aplicação geral, do tipo BC548 e muitos outros, e a frequência do circuito é de 440 KHz, acho que pode dar certo.
  • Like 1

16 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza A tensão na base de HQ803 está em 4.65v, com essa tensão nunca vai polarizar o transistor e consequentemente não polarizando o HQ804 também. Só não entendi ainda para que serve esse circuito desses transistores, parece ter algo a ver com o mute? Duas trilhas vão até o pino PMON (43) e PDSENS (32) do IC801, mas não sei o que esses pinos fazem. 

• Com 5V no emissor e 4,65V na base, tensão VBE está com 0,35V. Com esta tensão o transistor está cortado, mas quando uma situação de proteção for necessária, o pino PMON vai complementar a tensão VBE para levar HQ803 à saturação, visto que o PMON é uma saída para proteção. HQ803 comanda o chaveamento dos circuitos formados por HQ802/HQ801/HQ807  e HQ804/HQ806/HQ808. Este circuito não tem a ver com o mute, ele atua na polarização dos gates dos mosfets das saídas, pela saturação dos transistores HQ801/HQ806 e HQ807/HQ808.
  • O atuador de mute de áudio é o HQ810.
  • O pino PDSEN é o sensor de Power Down, o Power Down Detector, ou seja é um detector de falta/queda de energia e atua através do HQ813.
  • Like 1

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Fiz a gambiarra, mas não teve a onda triangular mesmo assim 😕 . Aquele ponto FRQSEN pelo que vi é um sinal que tem ligação com a placa frontal, mais especificamente do IC704, pino 13 dele. Ele é um Store Register, mas não sei exatamente o que isso significa. Não sei o que esse FRQSEN faz no circuito de onda triangular, o que você acha? 

Edited by MarceloRibeiro94

@Edmilson Goncalves Preza Fiz o circuito no LTSpice e advinha... Não teve onda triangular..., ai eu já achei estranho e tentei entender o funcionamento do IC704. Cheguei a conclusão que ele libera uma onda quadrada de 0 a 5v (on/off) no pino 13 dele que é o FRQSEN, somente com essa onda quadrada aplicada no circuito eu consegui obter a onda triangular na saída. Olhe a imagem abaixo

PS: Aparentemente não importa a tensão contínua que eu aplique em FRQSEN, o coletor sempre terá 0v já que o emissor está ligado ao terra, ou seja, somente uma onda quadrada fará ele se comportar como esperado. 

circuito_amplificador.png