Jump to content

em análise ACER / LA-M611P / Liga normalmente, no entanto após alguns minutos se reinicia ou se desliga.

Rate this topic

idealinfo

Recommended Posts

Boa tarde amigos... Estou precisando de uma ajuda e queria ver se vocês poderiam me orientar com esse problema.

Estou com um notebook, Marca: Acer, Modelo: A315-24P-R31Z, placa mãe de modelo: LA-M611P... O notebook aparentemente funciona normal, liga normal, entra no sistema operacional, tudo certinho, mas após alguns minutos o mesmo se desliga ou reinicia.

Já testei o SSD, desconectei tudo (teclado, wifi, placa USB, etc) deixando somente a placa ligada ao cabo da fonte e o cabo HDMI, mesmo assim apresenta o mesmo problema, só que com uma diferença: fica mais tempo em funcionamento. Com o sistema operacional rodando, o problema acontece em média de 5min ou menos, e sem o sistema operacional rodando, pode ser até mesmo dentro do setup, demora  muito para o problema aparecer.

Testei o SSD e troquei tb por outro e nada... Pensei que fosse memória, realizei o teste de memória e CPU, e tudo Ok. Desmontei por completo e fui analisar os componentes da placa mãe e encontrei 3 bobinas e 3 mosfet que estão esquentando muito, além do normal. Acho que o problema seriam eles ou outro componente sobrecarregando-os.

Abaixo deixei uma foto mostrando o local dos componentes. Com destaque em vermelho é onde fica mais quente e com destaque amarelo fica quente tb mais não tão quanto o anterior.

Alguém poderia me auxiliar a descobrir esse problema... Agradeço desde já a colaboração.

WhatsApp Image 2025-03-12 at 15.37.28.jpeg

@idealinfo 

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

@infocel technology @reparador22 Boa noite, eu não tenho uma fonte de bancada para realizar esse tipo de teste, teria algum outro método ou dica que possa está me orientando. A respeito da fonte que não mantêm a corrente, está se referindo do carregador? Se for ele, o mesmo foi trocado por um outro e o problema ainda persistiu com a substituição.

@MJVFC @infocel technology Com a fonte ligada e notebook desligado, apresenta tensão de 5v e de 12v que são em outras bobinas, nas bobinas citadas não aparece nenhuma tensão. E para descartar a hipótese em relação ao dissipador, sim, está passando o calor corretamente até nas extrmidades, claro que não tão quente como próximo ao processador.

Ao lado dessas bobinas tem um chip ( RT3674AE ) é um controlador PWM, ele também está esquentando um pouco, mas muito pouco mesmo, não sei se esses tipo de chip PWM chega a esquentar. Poderia ter alguma relação com o problema do notebook?

Você está com o esquema dela?

Eu ainda sou iniciante, então não compreendo muitas coisas, mas pelo que vi o PU301 gera os 3v e o PU501 gera os 5v, então aqui já dá pra monitorar essas tensões.

Já essas bobinas acredito estarem com tensões corretas, elas estão na página 97. Acredito que as tensões só aparecem após o start da placa mesmo.

5 horas atrás, idealinfo disse:

@MJVFC @infocel technology Com a fonte ligada e notebook desligado, apresenta tensão de 5v e de 12v que são em outras bobinas, nas bobinas citadas não aparece nenhuma tensão. E para descartar a hipótese em relação ao dissipador, sim, está passando o calor corretamente até nas extrmidades, claro que não tão quente como próximo ao processador.

Ao lado dessas bobinas tem um chip ( RT3674AE ) é um controlador PWM, ele também está esquentando um pouco, mas muito pouco mesmo, não sei se esses tipo de chip PWM chega a esquentar. Poderia ter alguma relação com o problema do notebook?

entao vc esta sem fuga de tensao nas bobinas, o problema e q o proximo passo seria com osciloscopio pois o pwm manda o sinal para o driver e o drive manda pro mosfet duplo ai teria q ver esses sinais. Mais tbm como deve ser um ryzen pode ser bios ja peguei um defeito malucos com esses processadores ryzen, e tbm ja reparei um nitro q sofria desligamento e era bios tbm (esse era intel).

• Like 1