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dúvida Projetor Sony- VLP EX-70, preciso enganar ballast

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Postado

Estou com o referido projetor, preciso fazer com ele funcione mesmo que a lâmpada não esteja presente, como posso enganar o ballast? 

Como posso enganar a placa lógica na tentativa de reconhecer se a lâmpada está presente? 

  • Joinha 1
Postado

Você tem duas opções:


Simular presença da lâmpada:

Remover o ballast e fazer jumper de sinal para a mainboard, simulando o feedback de lâmpada OK.

É o mais comum, mas precisa identificar quais pinos na placa lógica recebem sinal do ballast dizendo "ok".

 

Enganar a placa lógica:

Esse é o caminho mais seguro e controlado para projetos com LED ou modificação:

Passos gerais:

Desconecte o ballast da placa principal.

Identifique o fio de feedback do ballast.

Em muitos projetores Sony, o ballast envia um sinal de "Lamp OK" em nível baixo (GND) ou alto (3.3V ou 5V).

Simule esse sinal manualmente:

Use um resistor pull-up para forçar o sinal para o nível que a placa espera (ex: 3.3V = lâmpada boa).

Às vezes, o sinal vem de um fototransistor, então é possível simular com um jumper ou LED infravermelho.

Feche os sensores de tampa e cover:

Alguns projetores não ligam se a tampa da lâmpada estiver aberta. Faça um jumper nos interruptores da tampa (geralmente micro-switches).

 

Exemplo prático:

Placa lógica tem um conector com 4 a 6 fios vindos do ballast.

Um dos fios é GND, outro é 5V ou 3.3V, e um é o "Lamp enable".

Outro é "Lamp OK" — que você pode simular com um resistor de 1k para 3.3V (ou GND, depende do projeto).

Se gostou da um joinha pra ajudar o amigo!

  • Joinha 4
Postado (editado)

@Henrique FrankEu soldei os conectores da trava da porta da lâmpada, assim, fazendo que o projetor reconheça que está tudo fechado, verifiquei os fios que ligam a placa lógica e a placa de alimentação da lâmpada, dos fios preto, vermelho, amarelo, marrom e laranja, imaginei que o preto é o GND (usei ele para aferir), assim, preto - vermelho estava com 0V, preto -marrom deu 5V, preto e laranja ficou variando, e não testei o amarelo. 

Coloquei um resistor de 1kohms entre vermelho e marrom, e um de 510ohms entre o laranja e marrom, infelizmente continuou com botão power vermelho fixo, e piscando lamp/cover duas vezes seguida, (obs. A lâmpada está desconectada, tá queimada e não pretendo usar)....

O que você me diz campeão? 

Editado: por Ulisses C.
  • Joinha 2
Postado

- Simule apenas o retorno de LAMP_OK (Laranja) com resistor para VCC (Marrom)

Tire os resistores que colocou antes.

Coloque 1kΩ entre o fio laranja e o fio marrom, assumindo que marrom tem 5V fixos.

Deixe os outros sinais desconectados (exceto o GND).

Se o projetor estiver esperando que o sinal LAMP_OK esteja alto (HIGH) após ligar, isso pode funcionar.

Se não funcionar, tente o contrário:

 

- Simule LAMP_OK com resistor para GND (fio preto)

Troque o resistor de 1kΩ para entre laranja e preto.

Isso força o sinal para baixo (LOW), que em alguns modelos indica "OK".

 

Outras verificações úteis:

Meça o que acontece no fio laranja após ligar:

Se ele começa em HIGH (5V) e cai para 0V rapidamente, a placa tentou acionar e falhou.

Se não muda, talvez precise de uma simulação mais ativa com transistor ou microcontrolador (último caso).

 

Em alguns projetores da Sony, o ballast se comunica via protocolo (PWM ou sinal serial simples). Se for seu caso, somente um resistor não engana.

O projetor pode tentar medir corrente da lâmpada (por tensão no fio de retorno) nesse caso, precisa simular com carga real ou circuito ativo (com transistor simulando o feedback).


Resumindo:

Teste as duas variações com resistor de 1kΩ no fio laranja:

Entre laranja e marrom (5V) → Simula LAMP_OK alto

Entre laranja e preto (GND) → Simula LAMP_OK baixo

Depois de cada teste, ligue o projetor com calma e veja se muda o comportamento do LED.

Se ainda piscar 2x, pode ser necessário simular o ballast de forma ativa com transistor ou microcontrolador.

  • Joinha 2
Postado

Exatamente:

Deixe preto, marrom e laranja conectados.

Tire o vermelho e o amarelo do conector (ou isole com fita, se não quiser cortar/desconectar).

A ideia é reduzir a comunicação ao mínimo necessário para simular o feedback da lâmpada.

Postado
32 minutos atrás, Ulisses C. disse:

@Henrique Frank fiz conforme ordenado, ainda continuou no botão power vermelho e piscando lamp/cover, será que pode ser por eu usar dois resistores de 500Ω em serie pra dar os 1kΩ? 
se eu fizer ligação direta será que funciona? 

 

tentei colocar mais 1kΩ entre o laranja e o marrom, ainda deu o mesmo erro, tem como desativar o reconhecimento da lâmpada? pelos botões dele ou digitalmente através de software? 

Postado

Infelizmente não tem essa opção no menu dos projetores Sony da linha VPL, incluindo o EX70.

Nem mesmo via o menu oculto de serviço existe uma opção de "lamp detection off".
A verificação da lâmpada é feita diretamente pelo firmware da placa lógica. Ele depende da resposta do ballast ou de sinais PWM/TTL.

O que você pode fazer é simular sinal PWM no fio laranja. O projetor pode estar esperando um sinal oscilante de retorno, não apenas nível 5V fixo.

Você pode usar um Arduino, ESP8266, ou outro microcontrolador. Gerar um sinal PWM de 5V, frequência entre 500Hz e 1kHz, e 50% duty cycle no fio laranja (feedback).

Tenta esse código aqui?
 

int feedbackPin = 9;

void setup() {
  pinMode(feedbackPin, OUTPUT);
}

void loop() {
  analogWrite(feedbackPin, 127); // 50% duty cycle (0-255 escala)
}

 

 

A alimentação do Arduino pode vir da linha de 5V do próprio fio marrom.

  • Joinha 1
Postado

@Henrique Frank fiz o teste com a lâmpada halógena, os ventiladores tentaram rodar, porém deu o mesmo erro, lamp/cover, deve ser algum modo de segurança, fiz o teste de continuidade entre o fio marrom que vai para o ballast e um parafuso GND da placa logica, deu continuidade, acho que o marrom também é GND. 

  • 3 meses depois...
Postado (editado)

Só montar esse circuito e aplicar o pino 3 no fio laranja por meio de um resistor de 1K e o 0V (GND) do circuito com o GND da placa lógica. O circuito alimentado com 5V.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Postado

@nagkiller @Henrique Frank Eu comprei o arduino nano, e fiz o teste com alguns códigos gerados por IA, porém não obtive sucesso, teria alguma forma de ler o resultado esperado? Tipo os sinais trocados entre a placa de lastro e a placa logica? 

Acredito que fazendo isso fica mais fácil de desenvolver um código que faça o arduino simular a placa de lastro. 

 

Postado

Vamos concentrar tudo em um único topico, para não ficar informações espalhadas.

 

 

Conforme dito aqui acima, deverá fazer um sniffer da comunicação serial, pois há uma comunicação serial. E você terá que estudar bem o circuito para burlar o sistema.

 

Flw...

  • 4 semanas depois...
Postado

Só atualizando, pedi pra I.A. gerar um código afim de observar o padrão nas trocas de dados entre a placa logica e a placa de lastro por meio de um arduino durante o funcionamento do projetor, até obtive alguns resultados e refiz o código para simular a placa de lastro, porém não funcionou, provavelmente por eu ter utilizado uma lâmpada alógena, aquelas incandescentes. Comprei a lâmpada de substituição, estou esperando a mesma chegar para refazer a tentativa, mais atualizações em breve...     

  • 3 semanas depois...
Postado

@nagkiller @Henrique Frank Comprei a lâmpada do projetor, conectei e apertei para ligar, ele acendeu e tudo, porém segurou power verde por cerca de 3 segundos e deu power vermelho novamente, ele está sem os coolers,  pois com os mesmos ele não tenta nem a ignição, também está desconectado o auto falante, e o receptor do controle, fiz jumpers nas travas eletrônicas que ele tem, ele reconhece que o projetor está seguro. 
Também já fiz a analise visual e aparentemente não tem nenhum lugar danificado, o que vocês recomendariam? 

WhatsApp Image 2025-09-23 at 13.37.21.jpeg

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Postado (editado)

@Ulisses C. Bom dia, atente que os projetores não funcionam se algum cooler não estiver conectado ou com o giro abaixo do padrão ou mesmo interrompido. Todos informam à placa lógica seu status.

Precisa testar o projetor com eles conectados e girando normalmente.

Para testar o funcionamento de cada um, basta alimentar com a tensão correta (acredito ser 12 volts) entre os fios preto e vermelho (geralmente são estas as cores) e certificar que estão girando na rotação máxima.

Boa sorte aí!

Editado: por elias.girardi
  • Joinha 1
Postado

@elias.girardi @nagkiller eu conectei as fans e tentei ligar, todas as fans tentaram girar, menos a do conector J18, troquei ela de porta, e a mesma tentou girar, ou seja, o J18 tem algum defeito envolvido que eu não consegui identificar, irei realizar uns testes com um multímetro afim de verificar se está chegando tensão no mesmo. Aceito recomendações.  

Postado (editado)

@elias.girardi @nagkiller Eu usei o multímetro para conferir a porta J18, infelizmente identifiquei curto nessa porta, deveria dar 12V e está dando 1.2V, conferi os resistores, aparentemente tem um que já foi mexido, passei o multímetro nele no teste de continuidade e apareceu 1.9, acredito que tem algo errado, porém não sei se é ele, ou algo na linha dele, segue as fotos da placa abaixo, o resistor estranho é esse 103, abaixo do 223.

 

image.thumb.png.153be6239cbf6aa9303ce28842acc26f.pngimage.thumb.png.733e1d6a6f4ce806dec1f57d1987eb4b.png

Editado: por Ulisses C.
Postado (editado)

eu fiz o teste no 223, ele também mostrou 1.9 em um instante, depois sumiu, a mesma coisa aconteceu com o 222 e o capacitor C401 , tô achando que tem curto em algum componente e não tá sendo visível, o que vocês recomendam?  

Editado: por Ulisses C.
Postado

@Ulisses C. Pra medir corretamente os resistores você precisa dessoldar eles do circuito, embora acredite que o problema possa não estar neles.

A indicação escrita em cada um se refere à resistência, ou seja o 223 é de 22.000 ohms ou 22k e o 103 é de 10.000 ohms ou 10k.

Coloca o multímetro em escala de resistência para medir.

 

 

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