Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Predator LA-L191P: Não liga. Bootloop.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa noite, ilustres, alto astral?

Chegou um Acer Predator de placa LA-L191P com um comportamento peculiar.

Se a bateria e o carregador estiverem plugados, temos carregamento, 3 e 5v mas a mesma não liga (os leds acendem, temos uns 100 mA de consumo e morre logo na sequência).

Se eu retirar a bateria e manter a fonte plugada, o gate dos fets de entrada (PQB18 e PQB19) ficam oscilando e os 19v não prosseguem. Se eu fizer um curto entre o dreno e o source do PQB18, as tensões de 3 e 5v aparecem mas continuo não funcionando (liga e desliga uns 5 segundos depois).

Se eu retirar o PQB19, os 25v aparecem no gate de ambos os fets.

Fiz a substituição do PQB19 por um equivalente mas a oscilação volta.

Outro detalhe que percebi é que quando a fonte está plugada, eu tenho 18.7v carregando a bateria (achei essa tensão estranha já que as células são HV 4.35v e daria 17.4v no total).

Alguma alma bondosa poderia me dar uma força?

Abraço a todos.

image.thumb.png.fc8062eb9c0a603129153315879598e7.png

Postado
Em 07/04/2025 às 00:01, Julius Rock disse:

Outro detalhe que percebi é que quando a fonte está plugada, eu tenho 18.7v carregando a bateria (achei essa tensão estranha já que as células são HV 4.35v e daria 17.4v no total).

A tensão de carga deve ser maior que a nominal, procure o datasheet da bateria para ver a tensão de regime de carga.

EX:

Uma bateria de 3,7V deve ser carregada com 4,2V.

A bateria veicular de 12,5V é carregada com alternador de 14,4V

• Joinha 1
Postado
7 minutes ago, py2eb said:

A tensão de carga deve ser maior que a nominal, procure o datasheet da bateria para ver a tensão de regime de carga.

EX:

Uma bateria de 3,7V deve ser carregada com 4,2V.

A bateria veicular de 12,5V é carregada com alternador de 14,4V

A tensão nominal das HV é 3.85v e a tensão full é 4.35v. Logo, a tensão que deveria aparecer numa 4S deveria ser 17.4v. No iMax b6 eu costumo carregar externamente essas baterias e ele entrega essa tensão (17.4v) quando habilitamos o carregamento balanceado. 

Postado
On 4/7/2025 at 1:43 PM, LEONTEC said:

@Julius Rock, esse projeto tem 4 mosfet na entrada da fonte AC. Remove os mosfet e teste eles fora da placa e se tiver algo de errado, troque por novos. 

Vou fazer isso. O curioso é que temos só 3 (o PQB12 não está presente e parece ter vindo assim de fábrica pois os terminais estão sem solda).

Até achei que o PQB11 também não estaria presente pelo @ no esquema. Contudo, ele está presente.

Resolvida essa parte, alguma sugestão do fato dele não subir vídeo (desligar após 5 segundos)?

• Joinha 1
Postado
17 horas atrás, Julius Rock disse:

Até achei que o PQB11 também não estaria presente pelo @ no esquema. Contudo, ele está presente.

Componentes com "VGA5P@" são usados quando a placa tem GPU dedicada NVIDIA.

• Joinha 2
Postado

@Julius Rock "100ma quando liga, sustenta por 5 segundos", monitorou os protocolos nos pinos do BIOS nesses 5s? Principalmente no pino 3. Ja vi BIOS corrompidas comprometendo justamente esses sintoma na linhas que relatou.

• Joinha 1
Postado
2 hours ago, py2eb said:

Componentes com "VGA5P@" são usados quando a placa tem GPU dedicada NVIDIA.

Que curioso. Sempre achei que os @ eram quando os componentes não estavam presentes naquela revisão. Bom saber 😉

Postado
2 hours ago, py2eb said:

Qual a tensão nos terminais da bateria (na placa), sem a bateria conectada?

Sem a bateria estar plugada, os 19v no PQB19 não prosseguem. Logo, as tensões de 3 e 5v não aparecem.
Eu percebo que nas linhas de SMB a tensão fica oscilando (provavelmente teríamos os 3.3v neles mas fica oscilando).

Um teste que fiz foi plugar a bateria para que os 3 e 5v apareçam e depois eu a removo. Fazendo isso, eu vejo os 3.3v nas linhas de SMB mas o output para carregar a bateria não aparece (creio eu que não libere tensão nesse pino se não há comunicação com a SIO). Com a bateria plugada, eu tenho 3A de consumo e a tensão fica naquele valor que mencionei (18.7v).

2 hours ago, Rods said:

@Julius Rock "100ma quando liga, sustenta por 5 segundos", monitorou os protocolos nos pinos do BIOS nesses 5s? Principalmente no pino 3. Ja vi BIOS corrompidas comprometendo justamente esses sintoma na linhas que relatou.

Vou pegar o osciloscópio para ver se temos muito ruido nessa linha. A parte triste é que não tenho SVOD para gravar a SIO dessa miserável 😐

Postado

@Julius Rock Muito dificil ser o EC Bios no SIO se a placa esta ligando. Aquele bootloop no titulo nos confunde se ela liga ou não liga. Não procure um riple na linhas dos pinos do BIOS e sim protocolos de comunicação!

• Joinha 1
Postado
1 minute ago, Rods said:

@Julius Rock Muito dificil ser o EC Bios no SIO se a placa esta ligando. Aquele bootloop no titulo nos confunde se ela liga ou não liga. Não procure um riple na linhas dos pinos do BIOS e sim protocolos de comunicação!

Não chega a dar imagem. Me parece que ele não passa de algum dos "S" (S1, S2, etc.) pois somente os 3 e 5v aparecem.

Vou corrigir o título para não dar dúvida.

Postado
Em 07/04/2025 às 00:01, Julius Rock disse:

Se eu retirar o PQB19, os 25v aparecem no gate de ambos os fets.

Parece que a placa esta em proteção.

Analizou:
PDB1
PQB13
PQB1
PQB2
PUB1 (ACDET, ACOK, REGN,..)

A placa esta fora do note com todos periféricos desconectados?

• Joinha 1
Postado
8 hours ago, vado said:

Retire a PLB1 e o  PQB13, coloque o PQB19 de volta e confira se aparece os 25v nos gates

Vou fazer isso. Quando eu tiro o PQB19 aparece e fica estável os 25v nos gates do PQB18 e 19.

Postado
9 hours ago, py2eb said:

Parece que a placa esta em proteção.

Analizou:
PDB1
PQB13
PQB1
PQB2
PUB1 (ACDET, ACOK, REGN,..)

A placa esta fora do note com todos periféricos desconectados?

O PDB1 está ok (sai os 19v ou a tensão da bateria no pino 1).
O PQB13 eu cheguei a tirá-lo no teste o amigo @vado sugeriu e mesmo assim continuamos com a oscilação.

Vou conferir o PQB1 e o PQB2.

ACDET está ok (2.6v). O ACOK está com 200mV (me parece errado) e o REGN está com ok (6v).

Resolvi fazer essa mesma medição com a bateria plugada e o ACOK foi para 3.2v. Retirando a bateria e refazendo a medição, esses 3.2v continuam presentes.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...