Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Atenção Churrasqueiros e Lavadores de placas.

Avalie este tópico:


notsat

Posts em destaque

ola Eu já comento o meu método quando se trata de desengordurar / limpar bem uma placa-mae que vem com sinais óbvios de derramamentos ou sujeira "pegajosa" por várias razões: equipamentos de disc jockey vêm com sujeira da fumaça das instalações. que a fumaça contém glicerina e que fica nos circuitos. também placas que estão na proximidade de áreas marinhas ou a poucos metros do mar.
depois, antes de iniciar uma análise do problema, após a inspeção visual, antes de fazer as medições, lavo-as.
e o procedimento é como os detalhes da matriz maxfire.
água quente, um bom detergente, imersão por alguns minutos para que tira a graxa, depois um bom enxágue, imediatamente dou ar quente com bom fluxo de ar - tenho uma equipe de pintura portátil daquelas que são um motor com mangueira. Tiro a pistola e esses equipamentos geram ar com calor - sopro muito bem todo o ar e depois disso, um ejuague com um álcool isopropílico de excelente pureza, volto para o ar quente ... deixo desestressar e só começo as medições.
essas técnicas podem chamar a atenção e a alegação de vários, mas como um membro disse bem aqui ... pode não ser a técnica recomendada, mas algumas alcançaram alguma prática que funciona e não é recomendada para iniciantes - isso é verdade. isso é apenas para iniciar os testes com a placa limpa ... não é para corrigir uma falha eletrônica, mas é válido para alguns casos em que a umidade e a sujeira são a causa do problema.-

Reitero: trata-se de táticas não recomendadas a pessoas inexperientes ou que não tiveram contato com procedimentos desse tipo que sabem quais são as precauções a serem tomadas que não estão escritas em lugar nenhum. é isso que a experiência no procedimento oferece.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/09/2014 às 21:33, notsat disse:

REFLOW!!! Nããããããããããããããããããããããão j-

Reflow = serviço mau feito. GAMBIARRA!!!! >:(

 

Devido ao fato de não solucionar o problema por definitivo. Se quer fazer um serviço bem feito, faça Reballing e deixe seus clientes satisfeitos.

reflow volta!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Ainda se vê muita gente que faz "reflow" em churrasqueiras, ou outros equipamentos improvisados. Pode dar certo? Até pode, mas por quanto tempo? Será que dá para dar garantia tranquilamente sabendo que não vai ter dores de cabeça? Prefiro não arriscar hoje em dia. As placas ficaram mais frágeis, os chipsets também, enfim, hoje não rola reflow, no máximo um ME para testes e avisar ao cliente que precisa fazer reballing

 

Quando iniciei nos reparos de notebook, em 2007, ter uma "máquina de BGA" era luxo. Ter gravador de bios nessa época já era bem caro, imagina uma estação de BGA. Época dos DV1000, 2000, 6000, 9000, TX1000, o que o pessoal fazia? Reflow! Voltava? Claro, dava uns retornos, e na época eu usava um grill da philco glass que tinha uma chapa de vidro, e fiz um suporte para colocar as placas, usava fluxo, estação de ar quente, termômetro com termopar tipo K, enfim, era uma baita coisa de doido, que até dava sucesso, mas alguns retornos, mas me ajudou a adiante comprar uma IR6000, e aí na época o índice de sucesso melhorou (após claro domar a IR6000 pois ela mal configurada tosta placa fácil e pipoca chip)

 

Hoje em dia não tenho mais IR6000 (vendi enquanto ainda podia...), mas pretendo adquirir uma honton 590. Ultimamente terceirizo serviço de reballing com um colega que trabalha muito bem, e mesmo tendo uma margem menor de lucro eu prefiro atender os meus clientes com qualidade.

 

O que aprendi nesse tempo todo é que nem sempre os problemas podem ser BGA, acho que o pessoal precisa antes de qualquer coisa, após desmontar o notebook, obter logo o esquema elétrico para analisar melhor o que está acontecendo com a placa, saber das tensões, sequência de start, enfim, para se certificar que é BGA tem um caminho a ser trilhado.

 

E quanto a lavar placas, acho que o mais correto ao meu ver é o álcool isopropílico. A água da torneira contém muito cloro e outras impurezas, mas cada um usa o método que acha correto.

Ah mas álcool isporopílico custa caro... Sim, se você cobrar barato para reparar uma placa, sempre vai achar as peças e insumos caros.

 

Mas achei legal o tema, acho que serve para reflexão, e para nunca pararmos de estudar, e claro, filtrar o que se "aprende" na internet. Do mesmo modo que tem gente boa que dedica parte do seu tempo para ajudar, tem aqueles que pulverizam dicas e o pessoal cai de paraquedas nelas achando que são dicas "salvadoras da pátria"

 

 

Editado: por DRB1496877723
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Sobre a mensagem acima a única coisa que posso dizer é: Lamentável.

O conhecimento está disponível para todos, só insiste no erro quem quer...

c3HxzM

 

Parece que vocês não entenderam nada... Não estamos aqui para discutir metodologias que já sabemos não serem adequadas.

Este tópico é um alerta para que PAREM de executar essas sandices, não para divulgar procedimentos e métodos equivocados.

 

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2019 às 02:00, infosquad disse:

Vou deixar o meu pitaco ai na parada
 

 

 

Parabéns pela ótima aula! Tirou muitas dúvidas a respeito do assunto.
Você foi bem sincero ^^ sou grato pelo seu video, um dos melhores videos que já vi, continue assim!👏🙂

Editado: por djsync
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é a seguinte, existem Técnicos e "téquinos". Já houve uma grande concentração de cursos Técnicos em Escolas de 2º grau e que ensinavam corretamente durante 4 anos. Hoje em dia o que vemos são propagandas de cursos de eletrônica a cada esquina, "ensinando" de uma forma meia boca pela internet, do tipo "aprenda eletrônica em um mês". Aí o que vemos no dia a dia são essas situações citadas pelo amigo @notsat, que destroem a reputação de um verdadeiro Técnico em Eletrônica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa campanha, eu realmente quando a placa está com esse problema, como eu não faço reballing, eu nem tento reflow, nem ME, procedimentos que fazem a placa voltar. se não tiver ninguém aqui na minha região que faça eu tento achar o defeito da placa, caso reballing seja a unica solução eu passo uma placa nova, ou até mesmo libero o equipamento.
claro que eu ja fiz uns ME pra alguns cliente que eu sei que não tem estress, pra amigos, e pra mim mesmo.... mas passar orçamento disso eu prefiro nem passar, principalmente essas técnicas loucas ai com esses limões  (isso foi sério mesmo? kkkkkkkkkkkk) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

A utilização de maquinas que não são as profissionais para extração do chip com bga sempre deixa realmente você exposto a riscos. Tem muita gente que faz isso de forma caseira e, para chegar a ter sucesso em algum reparo perde realmente alguma coisa até se construir uma experiencia. É uma forma incipiente de se resolver um problema. Mas talvez por falta de dinheiro até alguns técnicos, no inicio, recorrem a uso do improviso nessa hora. O importante sempre é um bom diagnostico. Pra justamente não aplicar calor à placa sem necessidade , pois estressa realmente os componentes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Fiquei quietinho aqui, 👀pq já fiz isso em uma placa de vídeo a muito tempo atrás, a mesma apresentava artefatos, e acreditem, a  placa de vídeo funcionou por mais de um anos após essa gambitech. Isso ae creio que seja uma medida extrema, caso de ultima necessidade, se for fora de hora e em local onde não existe recurso etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veio um colega de profissão aqui semana passada me falando sobre uma tv, o problema da tv é que precisava fazer um reball no processador...só que ele usou o secador de cabelo pra esquentar o chip e a tv deu vídeo e parou com uns dias, ai usou soprador térmico e a mesma coisa aconteceu. Não contentando com isso ele pensou "pq não lavar a placa?"

Quando ele me disse que usou veja multiuso pra lavar a placa e disse que já tinha resolvido problemas de outras assim...na hora dei aquela risada de tipo eu não acredito mano kkkkkkkkkkkkk

Depois de lavar adivinhem? secador de cabelo na placa toda, no máximo ele me disse...é claro que aconteceu o esperado por ele, FUNCIONOU!

Mas como a novela aqui é conhecida o problema voltou  e mais uma vez ele por insistência, e bota insistência nisso lavou a placa com GASOLINA e veja multiuso...é um alquimista todo esse cara kkkkkkkkkk

Só que dessa vez a placa deu pau e nada de nada, ele não fez um diagnostico correto na placa, perdeu tempo, gastou o veja da esposa atoa, gasolina nem se fala. Tudo errado!

 

E vc pensa que essa história acaba aqui? nada disso kkkkkk tem muito tekinico lavador alquimista por ai.

 

  • Joinha 1
  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a internet tem muuuuito conteúdo de qualidade, e que nos ajudam para um diagnóstico e reparo de aparelhos...mas tem tbm muita coisa fútil que só diminui o valor do trabalho de quem investiu em ferramenta e curso para efetuar o serviço...um ex são os vídeos que tem no youtube referente a bga...vários mostrando o iludido "reparo" de tv, notebook, vídeo game, etc utilizando o secador de cabelo...

um conhecido me relatou sobre o problema em sua tv, eu disse a ele sobre o fato de ter que fazer o reballing no processador da tv, e ele me disse que viu no youtube , e já deixou sua tv sem a tampa traseira, se voltar o problema, pego o secador da esposa e taco calorzinho novamente...

 de tanto jogar calor na placa, o que poderia ser um serviço mais em conta se feito o reballing, se torna, dependendo do modelo da placa, inviável o reparo, pois outros componentes podem ter sido comprometido com a tentativa errada de reparo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/20/2019 at 7:41 AM, geek889 said:

Veio um colega de profissão aqui semana passada me falando sobre uma tv, o problema da tv é que precisava fazer um reball no processador...só que ele usou o secador de cabelo pra esquentar o chip e a tv deu vídeo e parou com uns dias, ai usou soprador térmico e a mesma coisa aconteceu. Não contentando com isso ele pensou "pq não lavar a placa?"

Quando ele me disse que usou veja multiuso pra lavar a placa e disse que já tinha resolvido problemas de outras assim...na hora dei aquela risada de tipo eu não acredito mano kkkkkkkkkkkkk

Depois de lavar adivinhem? secador de cabelo na placa toda, no máximo ele me disse...é claro que aconteceu o esperado por ele, FUNCIONOU!

Mas como a novela aqui é conhecida o problema voltou  e mais uma vez ele por insistência, e bota insistência nisso lavou a placa com GASOLINA e veja multiuso...é um alquimista todo esse cara kkkkkkkkkk

Só que dessa vez a placa deu pau e nada de nada, ele não fez um diagnostico correto na placa, perdeu tempo, gastou o veja da esposa atoa, gasolina nem se fala. Tudo errado!

 

E vc pensa que essa história acaba aqui? nada disso kkkkkk tem muito tekinico lavador alquimista por ai.

 

não tem problema lavar a placa com agua e detergente neutro, mas claro que isso não é solucao de problema, embora algumas vezes algumas placas voltem a funcionar.. o problema é  ter uma estufa para seca-la da forma correta sem criar bolhas em chips com a evaporação rapida da agua...   mas gasolina e veja é sacanagem kkkkk

 

pelo menos o seu amigo não queimou o secador de cabelo da mulher secando a placa kkkk 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

hahahaha Tenho um conhecido que adora assar Placas, se não me engano ele teve "Sucesso" uma vez em uma placa AGP 🙄😅...
Depois disso já deve ter mandado para o Vale verde das Placas que descansam em #Pás Varias Gtx, Ultima que sei que ele Finou foi uma 1050Ti...
coisas simples como uma solda Fria o Caboclo taca dentro de um Forninho que apelidei de Ceifador.. 🥺 me da arrepios na espinha só de olhar aquele Forninho. 

Editado: por davijhon
faltou alguns detalhes..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/09/2014 às 20:59, notsat disse:
placa_assada.jpg

 

Estão aparecendo em nossa comunidade vários técnicos especialistas em lavar e assar placas e chipsets, usando esta técnica como solução para todos os problemas.

 

Com isso estão tirando a seriedade do fórum. Estas técnicas podem até funcionar por um curto período de tempo, só que o problema sempre volta. Acredito que isto está acontecendo por causa destes vídeos do Youtube ou estes professores que só querem dinheiro ensinado estas porcarias.

 

O pior é que estes churrasqueiros e lavadores  acabam inutilizando as placas e inviabilizando qualquer tipo de reparo posterior.

 

Alguns exemplos de usuários que estão fazendo este tipo de serviço porco:

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/37852-alguem-tem-algum-tutorial-ou-maneira-de-testar-bga-ponte-norte-e-sul

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/38338-placas-que-ligam-e-não-dão-video

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/8887-reballing-em-forno-caseiro-placa-de-vídeo-ou-note-mito-ou-verdade

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/1538-utilização-de-forno-elétrico

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/20736-conserto-de-notebook-rapido-para-novatos

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/1538-utilização-de-forno-elétrico

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/37564-lavar-ou-não-lavar-uma-placa-mãe-eis-a-questão

 

Se utilizarem a busca do fórum vão encontrar mais um monte.

 

Gostaria lançar a campanha:

 

LeiaIsso.gif

Fora Churrasqueiros e Lavadores de placas

mas a turma começa assim mesmo com sucatas e aventuras o bacana era fazer um projeto de estaçao com curvas de temperatura programáveis

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A temperatura elevada realmente é um risco já que muita das soldas das placas atingem a temperatura de dissolução a 180 graus, fora os capacitores eletrolíticos que se danificam com esse processo, em muitos casos a limpeza da placa de uma forma mais profunda (lavando) é sim uma solução para muitos problemas que não retornam após o processo, claro que esse processo tem que ser feito com atenção e paciência secando toda a placa a temperatura baixa, agua só estraga se você ligar o aparelho com ela ainda presente.. Por isso a paciência.. Eu uso sim em muitos casos o processo de lavar a placa e ainda não tive retorno.. Tenho uma estufa que usa lâmpada de secagem e medidor de temperatura que não passa daquelas indicadas no capacitor eletrolítico, alias nem chega perto, no máximo 50% do indicado!  Que geralmente fica no uso normal do computador! Como dito antes, a paciência é a alma do negocio, deixa quieta lá o tempo necessário e termine seu trabalho depois de horas, com a certeza que a placa está 100% seca e fria ( Não ligue com ela quente ou mesmo morna) espere! Você está certo quando diz (Churrasqueiros) tem gente que coloca até no forno kkkkkkkk Um pouco de conhecimento em eletrônica é o que falta em muitos "técnicos em informática" É errado o exagero e a forma mau feita mas não o procedimento. Opinião minha claro, muitos não concordam e eu respeito isso, mas por experiência isso nunca me deu retorno, talvez por ser só um processo de limpeza para mim e não de conserto! Mesmo que depois do processo ela volte a funcionar ainda vale a pesquisa por componentes fracos ou danificados, voltagens e análise completa de funcionamento de acordo com os Datasheet e experiência!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, todos sabem que sou da velha guarda! Logo que inicie na informática (1989) fui instruído a lavar as placas que apresentassem sujeita que não pudesse ser removida com pincel ou aspirador. Quando são áreas localizadas, álcool isopropílico, metanol, Thinner, etc...cada um usa o que quiser, mas vale a coerência e anos de experiência nisto! 
Depois da placa limpa e seca, vamos examinar com cuidado e fazer todos os procedimentos recomendados, após o diagnóstico dos defetos da mesma. Nota:. O segredo neste processo não difere dos demais procedimentos na nosso profissão: ser cuidadoso, ter paciência como já foi referido e saber que este é apenas um dos processos para o conserto da placa, água e sabão neutro não tem o poder da cura, é tão e somente mais um passo,  dos muitos, a serem dados no conserto! Boa sorte a todos!!!

Editado: por wizof36
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...