Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Nitro 5 AN515-55 / MB LA‑L181P Rev 1B / Def, não liga, não segue sequencia de start para S0, estou sem +3VALW

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá a todos!
Estou trabalhando em uma unidade Acer Nitro 5 com as seguintes especificações:
Placa-mãe: LA-J871P Rev: 1B
Modelo: Acer AN515-55-59MT
S/N: NHQ7JAL00403906A973400
SNID: 03902728734

Problema Inicial
O notebook apresentou inicialmente problemas gráficos e falha de driver (Código 43) na GPU.

Após uma manutenção preventiva (limpeza, troca de pasta térmica etc.), ele ligou normalmente. Desmontamos novamente para inspecionar a GPU, remontamos para teste — funcionou. Desmontamos mais uma vez para mostrar ao cliente o estado da GPU e, na montagem final (sem danos físicos ou erros), a placa parou completamente de ligar.

Achados Até Agora

O Super I/O estava em curto. Substituí por um novo (pré-programado).
→ O curto desapareceu, mas a placa ainda não liga.
→ A fonte consome apenas 0,013 A (13 mA).
→ Apertar o botão de ligar ou fazer curto nos pads PWRBTN não surte efeito.

A linha ON/OFFBTN# apresenta 3 V e, ao ser acionada manualmente (ou pelo teclado), o estado lógico muda → o Super I/O recebe o sinal, mas não há reação em seguida.

Substituí o Super I/O novamente, desta vez por um de placa doadora (mesmo modelo e revisão). Soldagem perfeita, alinhado, inspecionado no microscópio → Sem mudança.

Barramentos de Alimentação e Sinais

+3VALW está ausente
→ Deveria ser habilitado pelo Super I/O, mas o sinal EN não é gerado.

Substituí o PCH (Platform Controller Hub) e reprogramei o chip de BIOS com firmware limpo → Ainda sem mudança.

Verificado:

Entrada de 19 V presente

+3VLP presente (alimentando o Super I/O)

+5VALW presente

PU301 substituído (sem mudança)

Impedância de +1.05VALW OK

Sem curtos em VRMs de CPU/GPU, circuitos de áudio ou rede

Todos os componentes parecem intactos — sem queimaduras ou peças faltando

Placa limpa, sem acidentes de solda

Testei injetando tensão manualmente no barramento +3VALW (com PCH anterior)
→ PCH esquentou levemente
→ Sem consumo anormal ou aquecimento em outras áreas

Status Atual

A placa não liga

Todas as tensões principais estão presentes, exceto +3VALW, que depende de um sinal EN do Super I/O

O Super I/O recebe alimentação e sinal de ON/OFF, mas não libera o EN para disparar a sequência de energia

Já esgotei os passos típicos de troubleshoot e estou travado

Pedido de Ajuda
Suspeito fortemente que o problema esteja na lógica do Super I/O ou em alguma condição faltante que ele precisa para gerar o sinal EN.

Se alguém já teve experiência com esta placa ou comportamento similar, quais condições devem ser atendidas para que o Super I/O habilite o barramento +3VALW?

Se precisarem de referências de tensão ou medições específicas, me avisem — fornecerei o que for necessário.

Desde já, obrigado!

Editado: por TECHNI WOLF
Postado

Informações Adicionais

Só para complementar as informações:
Não há sinais de baixa impedância, curtos ou consumo alto em torno de JPQ1, JPQ2 ou após UQ2.
Também testei injetando 3,3 V pelo PJ302 (com os 19 V presentes e a placa gerando os 5 V sozinha).
→ A placa consome 0,184 A (184 mA) nessa condição.

Quanto ao curto inicial no Super I/O (primeiro componente substituído):
O curto estava na linha +3VLP.
Após substituir o Super I/O, a impedância voltou ao normal, o curto desapareceu e o barramento +3VLP voltou conforme esperado, como mencionado anteriormente.

Sequência de +3VALW
Apenas deve aparecer, após comutar o start, isso é o que vi na sequencia de start e não ocorre!
EC_ON está presente mesmo com a placa desligada. Eu confirmei isso pois estou vendo +5VALWP gerado pelo PU502, que recebe 5V_EN via EC_ON diretamente do SIO.

Barramentos (+3VS/ +5VS)
Verifiquei por curtos de baixa impedância ou consumo inesperado em torno de JPQ1, JPQ2 e após UQ2 e não encontrei nada. Aqui estão as resistências medidas para o terra após o UQ1:

+5VS (após JPQ2): 3,78 kΩ

+3VS (após JPQ1): sobe indefinidamente na escala alta até eventualmente zerar

Circuito RTC
Tudo parece normal aqui:

DH1: 3,21 V no pino 3 (+CHGRTC)

+VL_RTC (pino 1): 3,00 V

Pino da bateria RTC (pino 2): 0 V com a célula ausente; retorna a ~3 V quando instalada

Também verifiquei +3VL_RTC do lado do PCH — pelos capacitores CH47/CH48 e resistores RH99/RH98/RH51.

image.png.1743071ef4daba5a407e023a4a6aff05.png

Postado

@TECHNI WOLF nessa placa se eu nao estou engando os 3v que seria do standby so aparecem após o comando de Power_ON, O que pode estar causando esse problema na sua placa é a firmware do seu EC (Super IO) essa placa doadora talvez nao tenha a mesma versão do arquivo da que voce esta analisando.

por acaso voce tem gravador de EC? se sim faça uma copia do que voce removeu da sua placa original pra matar essa duvida

Boa sorte!

Postado
Em 26/04/2025 às 12:19, eed disse:

Não sei se é permitido esse tipo de comentário mais o Cássio 10 vende o IO gravado

Eu também não sei se é permitido, mas eu comprei 1 unidade justamente dele, já pedindo que viesse gravado para o modelo e revisão exatos da placa

• Joinha 1
Postado
Em 29/04/2025 às 23:10, TECHNI WOLF disse:

Eu também não sei se é permitido, mas eu comprei 1 unidade justamente dele, já pedindo que viesse gravado para o modelo e revisão exatos da placa

Perfeito, estou na torcida que dê tudo certo...

Meus votos de sucesso 👍

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

RELATO DE REPARO] Placa com consumo instável, suspeita de PCH avariado ou Boot Guard ativado

Olá amigos do fórum,

Após um longo dia de tentativas, decidi encerrar a saga de reparo dessa placa. Compartilho aqui os passos e descobertas do processo, quem sabe possa ajudar alguém ou gerar mais ideias.

🛠️ Diagnóstico e Intervenções:

Inicialmente, a placa estava completamente morta.

Descobri que o PQ201 estava em fuga, o que bagunçava o sinal BI_GATE do Q1A/B, responsável pelo EC_RST#.

Após corrigir isso, voltei a ter os sinais EC_RST# e MAINPWON com 3.3V.

A placa deu LED azul, mas consumo permaneceu baixo, em torno de 0.02A.

⚙️ Ações Realizadas:

Troquei os cristais YH1 e YH2 do PCH.

A placa passou a ligar com consumo intermitente de até 0.70A, mas às vezes caía para 0.40A.

Nesses momentos, apenas GPU e PCH amornavam.

O VRM do CPU estava parcialmente inativo.

Eventualmente, o consumo voltava para os 0.02A.

🔍 Observações Estranhas:

Em alguns pontos da análise, dependendo de onde eu tocava na placa (sem um padrão), o consumo subia para 1.3A ou até 1.8A.

CPU aquecia bastante, PCH também.

Porém, sem reset, ou seja, não dava post (liga/desliga padrão).

Regravei a BIOS, lavei a placa, ressoldei vários pontos — sem sucesso.

Testei dezenas de sinais, impossível listar todos aqui.

📏 Medições Notáveis:

Sinal H_PLTRST_CPU# com apenas 1V (resistência em 1108Ω).

Esperado: próximo de 10KΩ.

Sinal VR_ON com 3.3V.

Sinal PLT_RST# também com 3.3V.

Infelizmente não consegui medir os sinais de clock dos cristais nem do barramento SPI por limitação do meu osciloscópio (não atinge essas frequências 😔).

🧩 Situação Final:

Consegui elevar a placa até o estado S0.

A partir daí, não houve mais progresso.

Suspeitas:

PCH defeituoso (pode ter vindo com avaria).

Possibilidade de Boot Guard habilitado, o que quebraria a comunicação após a troca do PCH (chave de segurança incompatível).

Agradeço a todos os colegas que acompanharam e ajudaram ao longo desse processo!
Infelizmente, dessa vez não deu. Mas aprendizados não faltaram.

Abraço!

Editado: por TECHNI WOLF
Formatação de texto
  • Joinha 1
  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...