Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vaio VPC215FX Esquentando GPU

Avalie este tópico:


renatophp

Posts em destaque

Boa tarde, sou novo no grupo e me cadastrei pois vi que tem muita gente cheia de experiência neste fórum que talvez possam me ajudar.

Meu problema é o seguinte, tenho esse Vaio VPC215FX e a um tempo atrás o abri pra fazer uma limpeza de rotina, e substitui os thermal pads da GPU e da CPU pela pasta térmica Arctic MX-4. Porém tenho enfrentado alguns problemas com jogos que acredito ter sido por essa substituição, no game Warface por exemplo, o jogo que é executado com um fps razoável durante alguns segundos e em seguida trava durante algum tempo, como se ele rodasse 8 segundos normal e travasse durante uns 3. Vou anexar uma foto de como o dissipador é disposto sobre estes chips.

[mg]1005[/mg]

Aparentemente não há folga entre o dissipador e os chips. É possível que esse tipo de travamento seja devido ao superaquecimento da GPU? O que eu deveria fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Primeiro testaria hardware basico, existe varios softwares disponíveis na net para testar.

RAM´s, Discos, CPU...temperaturas CPU e GPU

Qual a thermal pad que voce colocou? é de qualidade?

A massa térmica é óptima!

 

Parto do principio que seu S.O e drivers VGA e Bios... está nas melhores condições!

 

depois disso tudo, ai partiria para Chip gráfico...

 

Espero ter ajudado, se ajudei não esqueça joinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Primeiro testaria hardware basico, existe varios softwares disponíveis na net para testar.

RAM´s, Discos, CPU...temperaturas CPU e GPU

Qual a thermal pad que voce colocou? é de qualidade?

A massa térmica é óptima!

 

Parto do principio que seu S.O e drivers VGA e Bios... está nas melhores condições!

 

depois disso tudo, ai partiria para Chip gráfico...

 

Espero ter ajudado, se ajudei não esqueça joinha!

 

Já testei a RAM pelo Memtest, troquei meu HD por um SSD a pouco tempo, troquei o windows 8.1 pelo 7, atualizei os drivers pelo site da nvidia, e fiz um teste de estabilidade pelo AIDA64, porém não tentei atualizar a bios, visto que esse mesmo jogo funcionava normalmente com ela dessa forma.

Não estou usando thermal pad e sim pasta térmica, essa é minha grande dúvida, se devo tentar trocar a pasta por um thermal pad.

[mg]1007[/mg]

Essas são as temperaturas do note em uso rotineiro como navegador, pastas, editor de texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você limpou a galeria de ventilação do cooler e uma pergunta! o cooler esta funcionando normal, na foto o conector do cooler esta desligado, só uma observação.

 

Limpei, eu havia desconectado o cooler para troca da pasta térmica.. Nas temperaturas de pico o cooler chega a 6k rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

tenta colocar thermalpad de boa qualidade na GPU e massa térmica no CPU.

mas as suas temperaturas, parecem-me boas.

 

mas nao custa tentar...

Qual a referencia da sua gráfica?

 

Qual thermalpad você me recomenda? No caso desse sony vaio eu devo usar qual milimetragem?

Em uso comum (como eu estava usando durante o print) o notebook responde normalmente com rapidez, somente durante os jogos ele se comporta da outra forma.

A gráfica é a Geforce 540M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao coloca as duas coisas, não!

 

Apenas Massa termica no CPU e na GPU thermalpad ou enato ate mesmo chapa em cobre.

Consegue com facilidade no Ebay.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

espero que ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao coloca as duas coisas, não!

 

Apenas Massa termica no CPU e na GPU thermalpad ou enato ate mesmo chapa em cobre.

Consegue com facilidade no Ebay.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

espero que ajude!

 

Como sei qual a milimetragem ideal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Essa ai amigo

 

Com a chapa de cobre eu devo usar a pasta termica junto, dos dois lados da chapa?

Qual dissipa melhor o calor, o thermal pad ou a chapa de cobre?

A chapa de cobre dissipa melhor e tem que colocar pasta dos dois lados, pasta térmica de prata é a melhor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Essa ai amigo

 

Com a chapa de cobre eu devo usar a pasta termica junto, dos dois lados da chapa?

Qual dissipa melhor o calor, o thermal pad ou a chapa de cobre?

A chapa de cobre dissipa melhor e tem que colocar pasta dos dois lados, pasta térmica de prata é a melhor.

 

Amigo, desculpe a insistência, mas é que não vejo motivo pra tentar por uma chapa de cobre visto que não há folga entre meu dissipador e o chip da GPU, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
seria interessante vc fazer o testo do cobre (chapa ) e ai depois vc veria o que vc poderia fazer.

 

Abraço. estou acompanhando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes tinha alguma coisa tipo thermal pad, se só tinha pasta térmica então não pode colocar uma chapinha de cobre e nem thermal pad só pasta térmica de boa qualidade.

Eu lembro que tinha uma thermal pad, só não tenho certeza se era só no GPU ou CPU ou nos dois. Eu tava usando a Arctic MX-4 mas não foi satisfatória.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
seria interessante vc fazer o testo do cobre (chapa ) e ai depois vc veria o que vc poderia fazer.

Comprei a chapa de cobre e um thermal pad num combo do mercado livre, quando chegar vou fazer os testes e posto o resultado.

 

amigo, procure em algum topico, esquema. ou forma de acelerar o cooler. voce pode fazer uam ligação direta deste cooler (unico problema que fica um barulho encomodando pois ele vira muito rapido) acaba com o seu problema de aquecimento! facil facil. boa sorte!!

Durante os jogos o cooler chega em torno de 6k rpm, e já faz um barulho infernal! Não acho que ele acelere isso mantendo uma rotação "saudável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. De fábrica, estes notebooks vêm com a Thermal Pad apenas na GPU, e a Pasta Térmica na CPU. Tive esse problema com o meu VPCF134FX e solucionei colocando Arctic Silver 5 na CPU e Thermal Pad 1 MM na GPU e nas Memórias da GPU. (Lembrando que, o excesso do material não ajuda, atrapalha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. De fábrica, estes notebooks vêm com a Thermal Pad apenas na GPU, e a Pasta Térmica na CPU. Tive esse problema com o meu VPCF134FX e solucionei colocando Arctic Silver 5 na CPU e Thermal Pad 1 MM na GPU e nas Memórias da GPU. (Lembrando que, o excesso do material não ajuda, atrapalha).

Você utilizou alguma thermal pad de mais qualidade ou colocou a padrão? O que você quer dizer com "memórias da GPU"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Thermal Pad comum, nenhuma especial. No meu caso, o dissipador cobre a área das memórias, no seu não, veja o U209 e U206.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...