Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Chaveada 24v 4amp morta

Avalie este tópico:


luizbr

Posts em destaque

Bom dia a todos,

 

Estou com 2 fontes chaveadas de 24v / 4amp. e as duas estão com mesmo defeito, mortas.

 

Estas fonteS possuem o CI TL494CN.

 

Testes que realizei:

 

-> Fusível..OK

-> Ponte retificadora...OK

-> Troca dos 2 transistor 2sc2695

-> Troca do Varistor ntc 2.5d-15

 

Realizei vários testes mas não consegui chegar a lugar algum.

 

Gostaria de uma ajuda.

 

Obrigado a todos,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrou algum componente carbonizado ou estragado? Que tipo de fonte é?

 

Se ela tiver circuito standby, deve começar as medições por este circuito. Outra coisa que impede elas de funcionarem são a alta ESR dos capacitores de filtro da saída (e até mesmo o de entrada com fugas e mesmo o de poliéster).

 

Descreva melhor que tipo de fonte é e Seria bom postar a imagem dela assim dá pra ter uma ideia melhor por onde começar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma parecida com esta e ela não tem dois transistores e sim um MOSFET que é acionado por um ci pwm (se não me engano U3842AN) e na lateral tem um diodo duplo.

 

Mas no geral, verica os diodos de saída e a ESR dos capacitores de filtro(da saída). Se o diodo tiver com problema provavelmente algum capacitor entrou em curto. Repare que perto do trimpot de ajuste da tensão de saída tem um tl431 - a melhor forma de verificar ele é substituí-lo - além de verificar ele tem que testar os componentes ao redor dele (se resistores ou capacitores estão com o valor alterado). Por último deve testar o foto-acoplador que é o pc817.

 

A minha fonte quando chegou, quando eu ligava uma carga nela, ela desligava e o causador disto eram dois capacitores de 2,2µFx50V que é ligado ao pwm (claro, no meu caso), independente do modelo da tua fonte eles também existem e ficam do lado primário da fonte.

 

Este tipo de fonte não dá muito trabalho para consertar pois tem poucos componentes. Informe também, onde encontra tensão para ficar mais fácil de seguirmos o circuito. Há... ela não tem standby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estes capacitores de filtro (lado primário) não estão danificados (capacitância)? E esta marca escura? Foi o transistor que 'fumegou'?

 

Testa os componentes ligados a este transistor principalmente este transistor TO92, os diodos de baixo sinal e zener e o próprio TL494(muitas fontes ATX têm ele). O TL431 não vai encontrar nesta fonte aí (pelo menos eu não vi ele). Fora isto só se for resistor aberto (como estes que o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
citou) ou capacitor em curto - espero que o transformador chopper não esteja com as espiras em curto - mas é sempre bom testar com uma lâmpada de série quando for ligar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por parte:

 

1º Se tiver cerca de 300V em cima dos capacitores de filtro do lado primário, então, inicialmente poderíamos descartar(no sentido de não haver problemas) tudo até eles.

 

2º Esta mesma tensão tem que estar no coletor de um transistor. Fora isto, o TL484 tem que receber a tensão de alimentação(pino 12) - esta mesma alimentação normalmente é aproveitada para alimentar os transistores drivers através do transformador driver (este menor).

 

3º Verifique os transistores drivers (TO92) pois são eles que chaveiam os transistores choppers(transistores de saída). Mas para isto, o TL494 tem que chaveá-los também através dos pinos 8 e 11 (este sinal pode até ser visualizado por um multímetro analógico com a entrada output).

 

4º Verifique principalmente os diodos de sinais e zeners - se esta mancha preta tiver sido causada por queima dos transistores de saída eles podem ser afetados (principalmente os 1n4148 ).

 

Para testar os componentes, a barreira scottky entre outros, é melhor tirar o transformador chopper, assim terá uma melhor leitura dos componentes - se tiver dúvidas sobre algum componente, não confie, retire-o da placa.

 

Se tiver um tl494 é bom substituí-lo e também informe os procedimentos que já fez e principalmente se encontrou componentes em curto, carbonizados - assim fica mais fácil deduzir o que pode ter causado isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Willian_R e Ben,

 

Willian nos capacitores que você solicitou medi e está em 168v nos dois.

 

Ben :

 

1° -> A saída da ponte retificadora está em: 337v mas nos capacitores está 168v (figura que o Willian postou);

2° -> TL494 no pino 12 em 0v (12vcc+ 7gnd);

4° -> Diodos OK;

 

Obrigado pela ajuda.

 

No aguardo

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu vi em alguns diagramas, o pino 12 do TL494 recebe alimentação da saída da fonte (quando ela está em funcionamento).

 

Então, neste caso tem que verificar o circuito que dá início à oscilação inicial (basta seguir as bases dos transistores de saída para trás). Com certeza elas entram neste transformador pequeno - do outro lado ele vai estar ligado nos TO92 (então deve verificar os componentes conectados nele).

 

Neste circuito de oscilação inicial, a alimentação tem que vir da fonte 300VDC, então verifique se tem tensão neles e todo o caminho até chegar na fonte de 300V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o primario está em ordem porem o ic PWM TL494 não parte (oscila).

 

Coloquei na area de Download 3 esquemas que podem ser uteis:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sugiro trocar qualquer capacitor que esteja pendurado na linha do pino 12 (+Vcc) do TL494.

 

Troque todos os capacitores de saida dessa fonte e se ainda assim não funcionar, tente trocar o ic TL494.

 

Boa sorte ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Willian_R e Ben bom dia,

 

Depois de muito tempo resolvi pegar novamente essa fonte dar mais uma olhada (kkkk).

 

Consegui fazer ela ligar, só que agora ela está fazendo um ruído muito similar quando se tem capacitores danificados.

 

Ela tem saída de 13v e a voltagem para alimentação do TL494 está em 8v.

 

Aplicando a engenharia ultra tecnológica dos ouvidos notei que o ruído aumenta quando me aproximo do trafo (maior), Troquei ele para ver mas mesma coisa.

 

Se alguém puder me dar uma dica agradeço,

 

Luizbr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para uma fonte que deveria estar oscilando por volta de uns 45KHz não era para estar ouvindo já que o ouvido humano vai até no maximo 20KHZ !

 

Tente trocar todos os capacitores eletroliticos em volta do TL494.  Quanto ao Vcc esta dentro do seu limite de trabalho que é de 7V a 40V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...