Jump to content

devolvido Acer Nitro ANV15-51-57WS - DA0ZYPMBAF0 Rev F - Não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Estou com esse note na bancada sem ligar.

Ele não está com a tensão +VIN. 

Em um momento ele estava com essa tensão e tinha os +3VPCU, mas sem o +5VPCU. minutos depois, reconectando na fonte já não tinha essas tensões, e notei que a tensão +VIN não está presente nos pontos onde deveria existir.

Estou apenas com o boardview que baixei aqui no EBR, mas nao encontrei o esquema para download. Pelo boardview não consegui chegar ao ponto que essa tensão "nasce". 

Procurei por curto na PL1000 e na PL9806, mas aparentemente estão ok.

Alguém teria esse esquema ou pode me ajudar nessa análise, por favor?

Edited by rickalmeida
Equipamento devolvido ao cliente.
Posted
Em 16/05/2025 às 20:35, infocel technology disse:

So me confirma uma coisa essa placa ela nao tem serigrafia correto?

Certo, @infocel technology

21 horas atrás, curtolo disse:

@curtolo o boardview está certo, mas o esquema que vem anexado é de um macbook.

20 horas atrás, LEONTEC disse:

@rickalmeida, o link do esquema tem outro arquivo BoardViewer anexado. 

Segue as imagens marcando o inicio da entrada da tensão de alta +VIN. Você pode aferir direto na PR6004.

@LEONTEC obrigado, vou continuar a análise aqui.

Posted (edited)

Sem PU1000 / PL1000 e PU1001 e PL9806, tenho a tensão +vin chegando em +vin_5r e +vin_3r., com consumo de 0.092a. 

Com PU1000 e PU1001, o pq6000 não libera tensão.

No pino 2 da pl9806, tenho continuidade de 0.950. 

No pino 2 da PL1000 eu tinha um curto, que me levou ao u1ta1 (usb 3.0) aquecendo. Removi ele e atualmente a continuidade do pino 2 está em 0.073. Se aplicados os 5v, consome 0.115a, com um leve aquecimento na região do processador. 

Pinos do PU1000= No pino 6 tenho uma continuidade de 0.050, e no pino 8 tenho continuidade total (0.001)

Pinos do PU1001= Pino 8 com continuidade total.

O boarbdview não bate 100% com o layout da placa, então coloquei as continuidades na foto também. 

Acer Nitro.jpg

Edited by rickalmeida
  • Like 1
Posted

@rickalmeida, não entendi as suas aferições! Pensei que você de inicio, iria somente levantar a PR6004 para isolar a +VIN. 

4 horas atrás, rickalmeida disse:

um leve aquecimento na região do processador. 

Tem que focar no circuito defeituoso, eu acho que os dois circuitos não vai ter o mesmo problema. Se o processador está aquecendo, o problema é mais grave.

• Like 1
Posted
19 minutos atrás, LEONTEC disse:

@rickalmeida, não entendi as suas aferições! Pensei que você de inicio, iria somente levantar a PR6004 para isolar a +VIN. 

Tem que focar no circuito defeituoso, eu acho que os dois circuitos não vai ter o mesmo problema. Se o processador está aquecendo, o problema é mais grave.

@LEONTEC acabei resumindo a resposta.

Eu levantei a PR6004 e verifiquei a continuidade, não estava tão baixa. Daí apliquei 19v/0.500ma, e o PU1000 e PU1001 aqueceram. Removi o PU1000 e vi que havia um curto depois dele. Levantei a PL1001 e apliquei 5v/0.500ma, que aqueceu o ci do usb 3.0. Removendo ele, o consumo do +5vcpu caiu para 0.100a.

Com as duas bobinas levantadas, apliquei tensão no +vin e sí chegava +-2,5v na +vin. Quando removi o pu1001 aí passou a chegar os 19v no pad de entrada dos dois.

Posted
15 horas atrás, rickalmeida disse:

Quando removi o pu1001 aí passou a chegar os 19v no pad de entrada dos dois.

Deixa somente o PU1001 fora da placa e coloca de volta o PU1000 e o resistor PR6004. Coloca tensão pelo DC_jack e veja se chega tensão nos pinos de alimentação desses integrados PU1001 + PU1000. 

Só em levantar os dois indutores dessas fontes você já deixou parte da placa isolada. Se tem curto depois desses indutores, a tensão +VIN vai chegar nos pinos dos dois integrados, aí você tem que descobrir qual componente está aterrando a malha positiva.

• Like 1
Posted
13 horas atrás, infocel technology disse:

ola amigo pra mim ta meio confuso, se eu entendi direito vc tem curto na linha B+ ( por culpa do pu1001), a de 5v (culpa ci usb 3.0) e a 3v ?

Eu também fiquei confuso, e perguntei ao cliente mais detalhes: ele falou que estava usando um hub usb e colocou 2 celulares para carregar pela mesma porta. Após algum tempo o notebook apagou. 

2 horas atrás, LEONTEC disse:

Deixa somente o PU1001 fora da placa e coloca de volta o PU1000 e o resistor PR6004. Coloca tensão pelo DC_jack e veja se chega tensão nos pinos de alimentação desses integrados PU1001 + PU1000. 

Só em levantar os dois indutores dessas fontes você já deixou parte da placa isolada. Se tem curto depois desses indutores, a tensão +VIN vai chegar nos pinos dos dois integrados, aí você tem que descobrir qual componente está aterrando a malha positiva.

Vou fazer e posto aqui o resultado. 

Posted (edited)

Retornando nessa placa hoje:

Em 19/05/2025 às 09:58, LEONTEC disse:

Antes de retornar o PU1000, liguei para conferir se estava chegando a tensão +vin nos capacitores de entrada dele. Está, porem a fonte apresenta um consumo de 0.102a. 

Verifiquei e encontrei o PU9600 aquecendo. Ele tem a gravação 2920e, mas pesquisei e não achei uma referência a ele. Alguém conhece esse mosfet, com encapsulamento sot23-5?

2920e boardview.jpg

2920e.jpg

Edited by rickalmeida