Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido dell inspiron 15 placa vegas/turis mlk kbl-r 17841-1 nao inicia sistema operacional

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

boa tarde pessoal, estou com esta maquina da dell inspiron 15 com placa vegas/turis mlk kbl-r 17841-1 que inicialmente molhou e muita coisa oxidou mas consegui limpar bem e refazer algumas trilhas e a maquina liga porem quando vai iniciar o sistema operacional ela desliga, fiz alguns testes com o aplicativo memtest rodando de pendrive e a maquina passou corretamente, mas se eu tentar iniciar um SO tipo windows ou linux ela desliga, estive lendo e acheu um negoci dos processadores da arquitetura x86 que tem modo real e modo protegido, o modo real e sempre utilizado para iniciar o computador e o SO e quem inicia o modo protegido que possibilita ligar recursos que o windows utiliza, podera ser problema no processador?

se for problema no processador como posso testar isso?

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Postado
9 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

boa tarde pessoal, estou com esta maquina da dell inspiron 15 com placa vegas/turis mlk kbl-r 17841-1 que inicialmente molhou e muita coisa oxidou mas consegui limpar bem e refazer algumas trilhas e a maquina liga porem quando vai iniciar o sistema operacional ela desliga, fiz alguns testes com o aplicativo memtest rodando de pendrive e a maquina passou corretamente, mas se eu tentar iniciar um SO tipo windows ou linux ela desliga, estive lendo e acheu um negoci dos processadores da arquitetura x86 que tem modo real e modo protegido, o modo real e sempre utilizado para iniciar o computador e o SO e quem inicia o modo protegido que possibilita ligar recursos que o windows utiliza, podera ser problema no processador?

se for problema no processador como posso testar isso?

Vi que tentou Windows e Linux. Foi pelo pendrive?

Postado (editado)
11 minutos atrás, rickalmeida disse:

Vi que tentou Windows e Linux. Foi pelo pendrive?

sim, linux pelo pen, e windows pelo pen e tambem um HD com sistema pre instalado, nanhum funcionou.

so funcionou sem problemas o memtest do pendrive

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Postado
14 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

sim, linux pelo pen, e windows pelo pen e tambem um HD com sistema pre instalado, nanhum funcionou.

so funcionou sem problemas o memtest do pendrive

O memtest usa menos processamento que um S.O. o que causa menos aquecimento.

Comece verificando o dissipador se está bem parafusado e com pasta, e tente ligar ela somente com a memória e disco, sem teclado, mousepad, placa-wifi conectados. Outra verificação também seria desligar o flat do monitor e usar a porta hdmi. Como molhou, o curto pode estar vindo de algum desses locais. 

• Joinha 1
Postado

ele entra no setup e opera sem problemas sem superaquecer, nessess testes recentes notei que se eu configurar a bios para "bios default" ele funciona normal e ate passa no stress com o aida64 mas se eu ligar no setup o "turbo boost" no processador ele apresenta defeito e desliga.

cooler e ventoinha e pasta termica normal.

Postado

@Marcelo Leal Lemos voce pode ligar a placa com todos os perifericos conectados apertar F12 e entrar no Diagnostico da Dell, la voce vai entender o que esta acontecendo com a maquina, quando molhou chegou a verificar se toupad teclado placa wifi portas UBS estão OK?

OBS: nao faça esse teste com bateria conectada

Boa Sorte!

• Joinha 1
Postado
17 horas atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

processadores da arquitetura x86 que tem modo real e modo protegido,

Outro teste que pode ser feito, é medir com osciloscópio o Gate dos MOSFETs que alimentam o processador para saber se todas as Fases estão sendo ativadas.

• Joinha 1
Postado
10 horas atrás, fabiano.julio disse:

@Marcelo Leal Lemos voce pode ligar a placa com todos os perifericos conectados apertar F12 e entrar no Diagnostico da Dell, la voce vai entender o que esta acontecendo com a maquina, quando molhou chegou a verificar se toupad teclado placa wifi portas UBS estão OK?

OBS: nao faça esse teste com bateria conectada

Boa Sorte!

o tuchpad estava muito ruim mesmo, foi feito uma limpeza com produto quimico e foi verificado que trilhas foram danificadas entao apos conserto o tuchpad voltou a funcionar normalmente,

mas ja estou achando que o defeito em questao e no processador mesmo, algum setor dele nao esta funcionando corretamente embora nao tenha exesso de consumo nem nada de mais, anexei as fotos do estado do mouse...

Screenshot_3.jpg

IMG_0002.JPG

IMG_0001.JPG

Postado

boa tarde a todos, aparelhgo devolvido amigos sem conserto, o serviço ja estava complifcado e complicou mais ainda quando apresentou por fim este problema, acabei por condenar o processador e o cliente resolveu levar o aparelho, obrigado a todos.

• Joinha 2
Postado
5 minutos atrás, luciana336 disse:

@Marcelo Leal Lemos 👏👏👏suas fotos ficaram excelentes. Qual fio usou para fazer esses jumper?

usei um fio muito fino mesmo de bobinado de um transformador pequeno, tinha que tirar primeiro a resina dele, a medida nao sei, o meu microscopio tambem e bom, deve ser isso que melhora as fotos, recomendo um bom microscopio pois soluciona muitos problemas que a gente pensa que consegue enxergar e nao.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...