Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Placa mae phitronics PN73vs-M Ñ gera vídeo.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia a todos. estou com essa placa que quando liga ela não gera vídeo. quando retirado memoria ela da o beep. alguma dica?. desde ja agradeço.  Realizado troca do regulador de memoria (4501AJM), outro regulador de 8 pinos (w83312sn), troca de 2 fats  que fica do lado dos slots e mesmo assim sem vídeo.

 

********************

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido - devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto às tensões da memória (no slot de memória pino 64, 184).

 

Se tem um multímetro analógico com entrada output, às vezes é possível ver a troca de dados da PN com a memória no pino 74 (CAS#) e no pino 192 (RAS#), além sinal de escrita no pino 73 (WE#) - se a PN estiver funcionando ela envia estes sinais para escrever e ler os bits iniciais (responsáveis pelo alocamento de memória de vídeo no post).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, no próprio slot mostra a contagem (igual como tem a tensão).

 

Mas no caso de não ter, pesquise por 'ddrx pinout' no google imagens que mostra a pinagem.

 

 

Nota: o x é 1,2 ou 3 (o tipo quatro ainda não tem muitas imagens).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Sinceramente, não entendi. Não entendi também como pesquisar no google. Pode ser mais claro, por favor. Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, no slot de memória, no centro dele tem a voltagem marcada, no caso DDR2 tem no centro do slto 1.8V, se observar nas extremidades do slot, normalmente vem marcado numa extremidade o nº 1, na outra extremidade do mesmo lado tem o nº 120, no outro lado na mesma extremidade tem 240 e na outra extremidade o nº 121 - estes correspondem a pinagem da memória (e consequententemente do slot.

 

 

No Google imagem poderá ver as imagens dos slot e consequentemente a pinagem

 

 

 

 

Procurando por 'ddr2 pinout' verá várias imagens do slot assim como a pinagem do mesmo.

 

 

Abaixo tem a pinagem informando a contagem no slot e a tabela corresponente ao pino.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, simplesmente trens de pulsos.

 

 

O problema é que para visualizá-los precisará de um osciloscópio de pelo menos uns 200MHZ. Então, o que importa é que veja pulsos ,poderia fazer uma comparação ao sinal de vídeo composto e até mesmo com  sinal de vídeo digital na LVDS - dependendo da largura de banda do teu osciloscópio, verá apenas a imagem composta do sinal (mais é trem de pulsos).

 

 

Com um multímetro analógico, claro, só verá uma pequena tensão.

 

 

O WE (write enable) é o sinal que habilitará ou não a escrita da memória. O RAS (row address signal) e CAS (column address signal) dá a localização do byte a ser escrito. Então, a PN(se tiver boa, assim como PS e I/O) vai enviar estes trens de pulsos para alocar o espaço inicial da memória para o vídeo. No caso do amigo , se o problema tiver na memória (slot, alimentação ou a própria memória), talvez seja possível ver a troca de dados iniciais (a PN tentando alocar espaço), caso o problema seja na PN (ou algum chip principal ligado a ela) estes sinais nem sequer existirão (mas isto é na inicialização do sistema - é a mesma coisa com o sinal CS e DO das eeprom SPI, que troca dados durante o post e depois deixam de existir quando todos os resets já foram confirmados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, ainda tem outros sinais como CKEX que são os clocks que vêm da PN (estes sim estão na faixa de 200MHz) e também tem os SDA e SCL que se não me engano troca dados com a PS e os AX (eles estão ativos quando aparece vídeo - são as informações em si, quando acaba de aparecer as letras na tela, há uma redução drástica no tráfego de informações nestes pinos). Tem vários outros que ainda não estudei mas à medida em que for aprendendo vou colocando informações aqui no fórum.

 

X é substituído por números a partir do 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pino B16 terá que haver um sinal de clock de 33MHz (com um multímetro analógico na entrada output é possível ver uma pequena atividade). Se não tem nada neste pino, então o gerador de clock não está funcionando.

 

Mas está tendo tensão no processador e memória?

 

Qual é o chip I/O dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei um manual da N73PV-S (AsRock) que me parece ser a mesma da sua.

 

Bom, inicialmente o problema maior é que esta placa aí é controlada por um único chipset (não tem PN/PS separada) então provavelmente todo o controle inicial de alimentação é feito por ela.

 

Pode não ser o caso desta placa aí, mas o SIO terá que enviar um sinal RSMRST#(pino 75) para o chip integrado indicando que a fonte já foi ligada. Se este pino não mudar de estado, pode ser que quem envie este sinal seja o chip integrado mas pelo menos no pino 73 (SUSB#) tem que haver mudança de estado (pois o chip integrado quando inicia informa ao SIO que já está pronto através deste pino).

 

O próximo passo é em relação ao PWM do processador. Depois que o chip integrado se inicia (e o SIO também) é enviado um sinal PWR_GD ao processador e este através de uma chave lógica (transistor ou fet) envia ao PWM das fases outro sinal PWR_GD. Somente se o PWM entrar em funcionamento é que o gerador de clock irá funcionar (pois receberá um sinal PWR_GD).

 

Qualquer problema na área do chip integrado, processador ou pwm das fases inibirá o gerador de clock de funcionar e consequentemente os outros circuitos (neste caso não terá sinal no pino B16). Como está tendo problema com o vídeo e se deixar sem memória, ocorre um bip, creio que os circuitos anteriores estão funcionando - somente depois de funcionar todos os chips é que a eeprom é acessada, mas tudo pode parar se houver problemas no setor da memória pois o processador irá carregar o conteúdo da eeprom na memória.

 

Informe sempre os testes que já fez pois sem sabermos o que já fez iremos só dizer para que o senhor faça, o que já fez?

 

Com relação aos componentes que substitui, os substituiu porque estavam com defeito? O pente de memória que testou é compatível com a placa? Já testou outros pentes (memórias de alta densidade só se dão bem em arquitetura AMD)?

 

Teste os capacitores eletrolíticos com um ESR meter, estes capacitores de estado sólido dificilmente dão problemas - se testar apenas com um multímetro analógico ou com  um capacímetro, pode se enganar com o resultado. Também, veja o cristal de 14MHz e de 32KHz - eles são fundamentais para que tudo funcione.

 

Fora isto, terá que pegar o datasheet de cada componente (os CIs) e verificar as entradas e saídas dele (sinal ou tensão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite,

 

Por favor, evite postar em tópicos antigos. Antes de responder, atente-se às datas e prefixos dos tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...