Jump to content

devolvido NHS - Prime Senoidal 3000VA [PRPWM (KV30_0)] - Mensagem desligando por curto circuito na saída

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá, estou com esse nobreak em bancada para análise, acredito que o defeito vai estar no circuito de IAC que faz a leitura da corrente consumida pelos equipamentos conectados ao nobreak (ele aparece a mensagem já quando liga, sem nada conectado, então provavelmente algum resistor abriu). Mas não tenho o esquema elétrico dessa placa, me baseei pelo esquema de outros modelos parecidos, mas não consigo achar todos os resistores que fazem parte do circuito. Se alguém tiver pelo menos essa parte do circuito para compartilhar, ou alguma dica, fico agradecido. 
Placa PRPWM(KV30_0) 461359-04/2022

Edited by isaelf
Posted

Olá bom dia, primeiramente, remove o fio azul N_AUT e o fio N_IN, siga essa linha e vc vai achar 2 resistores, de um lado tem que dar 12v e na saída tem que dar 3v, se não der isso, troque eles, geralmente esse é o defeito.

• Like 1
Posted
1 hora atrás, Joce Souza disse:

Olá bom dia, primeiramente, remove o fio azul N_AUT e o fio N_IN, siga essa linha e vc vai achar 2 resistores, de um lado tem que dar 12v e na saída tem que dar 3v, se não der isso, troque eles, geralmente esse é o defeito.

Se lembra o valor desses resistores nesse modelo? tentei aqui seguir a trilha, achei 2 resistores de 10k a 1% de tolerância, mas não estão abertos, medi fora e estão bons. A trilha ela desce por debaixo da placa algumas vezes, ideal seria se algum dos colegas tivesse pelo menos a parte do iac pra eu conferir aqui.

Posted
1 minuto atrás, joao lima RV disse:

Numero de serie e data de fabricação

Isso mesmo, é que para eu poder pedir o esquema para a fabrica, eles sempre solicitam o S/n e a data de fabricação, obrigada por relembrar.

Posted (edited)

SERIAL: 002878, fabricação: 06/2019 esse esquema que você postou eu tenho, ele não bate com o nobreak que estou analisando e meu problema vai estar ali pelo circuito do IAC, se conseguir pelo menos a parte do circuito do IAC, ajuda de mais mesmo.

Edited by isaelf
Posted
17 minutos atrás, joao lima RV disse:

Este é o esquema que a @Joce Souza fez o upload

image.png.6fe17bb34758558322776fff87e61416.png

image.thumb.png.b5ac83b83db2024a7c7750fc3025e1af.png

Eu ainda não consegui baixar ainda para analisar, mas parece que não está batendo, veja a foto da placa que estou analisando. Não parece bater com esse esquema.

20250603_155332.jpg

Posted
6 minutos atrás, Joce Souza disse:

Foi o que eu pedi pra fabrica com o S/N, mas vou mandar essa foto e pedir de novo.

Eu acredito que a placa original dele foi trocada, se observar na foto da placa tem uma data se observar ali tá 04/2022, mas a fabricação do nobreak é 2019. Veja na foto, acredito que por isso não vai bater.

Posted (edited)

@joao lima RV @Joce Souza testei os resistores do circuito IAC e estão bons, testei as fonte também, segue tensões:
12v = 13V

24v = 28v

5v = 5v

3.3v = 3.3v

24 e 12v estão um pouco acima, causariam esse problema? como os resistores de IAC estão bons (removi e testei fora), fiquei sem ter o que fazer agora. Se algum dos colegas puder ajudar, agradeço.

Lembrei que também testei a função de offset, 1 deu 1,67V, então pra mim parece tudo ok.

Edited by isaelf
Posted
Em 03/06/2025 às 16:29, joao lima RV disse:

image.png.d366b0da5b93dc4c96ecac341ffa87f3.png

image.thumb.png.b58122c2e26858832a59a60b07deae07.png

image.png.81bb6045736ac1ed80c907740a608f62.png

image.png.2625c491fac801c4df54723901a9308b.png

Saberia me informar, em funcionamento normal, quando o dsp deveria receber do circuito de IAC?

Posted
56 minutos atrás, joao lima RV disse:

Veja de nas tomadas de saida não há nenhum varistor em curto

Substitua os resistores de 0R1 pois eles podem dar continuidade com o ohmimetro porem ao passar corrente eles abrem

image.png.533d36b46fc46bc383cc3b90808a6824.png

eu cheguei a soltar os fios que vai pras tomadas, e testar os varistores, estão bons, acredito que meu problema vai estar no DSP