Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

RDS ON Mosfets

Avalie este tópico:


brunoburn

Posts em destaque

Pessoal, estou procurando um substituto para um  mosfet N-Channel 30-V (D-S) 4410A, e para comparação estou usando

 

Tensão

Corrente Id

Rds On

 

mas tenho uma duvida quando ao RDS On, no caso do meu mosfet, ele informa dois valores de

 

RDS(ON)≦18mΩ@VGS=10V

● RDS(ON)≦20mΩ@VGS=4.5V

 

 

será que alguem pode me explicar/ traduzir o que quer dizer?

 

EDITADO:  Adicionar prefixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RDS(ON)≦18mΩ@VGS=10V

 

Resistência entre dreno e fonte(quando está em saturação) é menor ou igual a 18mΩ quando a tensão entre gate e fonte é igual a 10V. O mesmo vale para o outro parâmetro, mudando apenas os valores.

 

Se a diferença para o que vai substituir não for muita, com certeza não terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RDS = resistência entre Dreno e Source.

VGS = Diferença de potencial (em Volts) entre Gate e Source.

 

RDS(ON)≦18mΩ@VGS=10V:

Quando a diferença de potencial entre Gate e Source for 10V, o mosfet está com a menor resistência possível, que é menor ou igual a 18mΩ (mesmo que a diferença de potencial seja 15V, o parâmetro RDS não muda, neste caso o mosfet está saturado).

 

RDS(ON)≦20mΩ@VGS=4.5V:

Quando a diferença de potencial entre Gate e Source for apenas de 4.5V, o mosfet está com maior resistência (não saturado), que é menor ou igual a 20mΩ (neste caso o parâmetro RDS diminui ou aumenta inversamente proporcional à diferença de potencial, até o corte ou a saturação do mosfet).

 

18mΩ é 18 mili ohms, que é igual a 0,018 ohms (ou 18 milésimos de 1 ohm).

 

Quanto maior o RDS, menos eficiente é o mosfet, mais ele perde energia em forma de calor. Uma diferença grande pode causar problemas a longo prazo, mas se for pequena acredito que não dá problema nenhum.

 

Lembrando que os circuitos PWM são projetados para que os mosfets trabalhem sempre em saturação, aquecendo o menos possível. Quando encontramos mosfets aquecendo em placas, geralmente tem algo errado, ou há solda fria, ou algo está consumindo muito depois dele ou o PWM não está trabalhando direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática é correto substituir por MOSFET com resistência "RDS(on)" igual ou Menor que a do componente original. Nunca por componente de resistência maior. As especificações de corrente e tensão é que devem ser iguais ou maiores.

 

Quanto a informação de duas resistências, uma para cada modo de operação, o que recomendo é você se basear pela resistência na operação pela menor voltagem (menor VGS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...