Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trojan Bancário "Shylock" Apresentou Prevalência no Brasil

Avalie este tópico:


robusto53

Posts em destaque

Trojan Bancário "Shylock" Apresentou Prevalência no Brasil

Em meados do mês de julho, uma ação conjunta de agências de polícia europeias e empresas de tecnologia, conseguiu chegar a uma botnet que disseminava, fortemente, o perigoso trojan bancário "Shylock". Através dessa operação realizada, foram apreendidos servidores, que de acordo com as considerações da Europol, eram verdadeiros centros de "comando e controle" do trojan e dos domínios utilizados para estabelecer comunicação entre computadores infectados.

 

Portanto, na quarta-feira, dia 16 de julho, através da emissão de um relatório da Kapersky Labs (que foi uma das empresas que participou da ação policial), houve um indicativo de que foram dois os picos de ataques do Shylock. De acordo com Europol, o trojan conseguiu infectar 30 mil computadores com sistema operacional Windows em todo o mundo. De acordo com esse novo relatório, em novembro do ano de 2012, os 10 países mais atacados foram Reino Unido, Itália, Polônia, Rússia, México, Tailândia, Irã, Turquia, Índia e Espanha.

 

 

Brasil na Liderança de Países que Foram Atacados pelo Trojan "Shylock"

 

Na segunda etapa dos ataques desencadeados pelo "Shylock", em dezembro do ano passado, a lista passou por uma modificação. O Brasil surgiu no topo, seguido pela Rússia, Vietnã, Itália, Ucrânia, Índia, Reino Unido, Belarus, Turquia e Taiwan. Conforme avaliou a equipe de profissionais de segurança da Kaspersky Lab, os criminosos responsáveis pelo desenvolvimento desse malware, definitivamente pararam de dar tanta atenção aos mercados de e-money do Reino Unido, Itália e Polônia passando a voltar suas atenções para mercados ativamente em desenvolvimento do Brasil, da Rússia e do Vietnã.

 

Outro fator de grande relevância, é que os dois picos de investida do "Shylock" aconteceram em épocas tradicionalmente de muitas compras no varejo em muitos países.

 

 

Contra-ataque ao Trojan "Shylock"

 

Nos dias 8 e 9 de Julho de 2014, através de uma força conjunta de agentes policiais europeus e de empresas de vários países, foi desencadeado um verdadeiro contra-ataque aos domínios da Internet e servidores que compõem o núcleo de uma infra-estrutura de cybercrime, que ataca sistemas bancários em todo o mundo usando o trojan Shylock. Esta operação, coordenada pela Agência Nacional de Crimes do Reino Unido (NCA), reuniu parceiros de fiscalização da lei e de setores privados, incluindo a Europol, o FBI, BAE Systems Intelligence Applied, Dell SecureWorks, Kaspersky Lab e o GCHQ (serviço secreto inglês), com a intenção de combater, de maneira conjunta, a ameaça.

 

 

No decorrer dessa ação, várias partes anteriormente desconhecidas da infraestrutura foram descobertas; as ofensivas foram imediatamente iniciadas a partir do centro de operações em Haia. Vale ressaltar fortemente que, o trojan "Shylock", assim chamado porque seu código contém trechos de "O Mercador de Veneza", de Shakespeare, já infectou pelo menos 30. 000 computadores que executam o sistema Windows.

Shylock-trojan-attack.jpg.69037ecc107fea80719fd28825856958.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...