Jump to content

devolvido Acer Nitro AN515-47 - La-M001P - Não liga.

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa tarde a todos. 

Estou com esse Acer na bancada que não liga. 
Procurei e vi que não tem o esquema e boardview exatos dele, só de modelos parecidos. 

Eu tenho os 19v chegando no mosfet PQB13, mas não está saindo. Na PRB4 a tensão oscila entre 2v e 5v. 
Fazendo o jumper dos 19v direto para PRB4, não aparece curto.

Na PL501 eu tenho uma resistência baixa, possível curto, porém quando injeto tensão a fonte mostra um curto, porém a câmera térmica não pega nenhum ponto de aquecimento além dos pontos onde é injetada a tensão.

Podem me ajudar nesse caso?

IMG-20250629-WA0019.jpg

IMG-20250629-WA0021.jpg

IMG-20250629-WA0022.jpg

IMG-20250629-WA0023.jpg

IMG-20250629-WA0026.jpg

IMG-20250629-WA0027.jpg

Edited by rickalmeida
Equipamento devolvido ao cliente.
Posted (edited)
21 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Pra facilitar a quem quer te ajudar, o link do esquema seria importante. 

Vi agora a mensagem. Ia postar mas é o mesmo que o @Ponto da Manutenção postou. Fica o aprendizado para a próxima. 

20 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Abra os (PJ302 e PJ502) condução reversa em ambos os pads?

Abri o PJ502, e apenas um pad dá resistência baixa. Daí para soldar o fio para injetar tensão fechei ele e removi a PL501. 
Na placa, o PJ502 está colado na PL501. No boardview ele aparece em outro ponto, mas com a mesma função.

Edited by rickalmeida
Posted
9 horas atrás, rickalmeida disse:

Vi agora a mensagem. Ia postar mas é o mesmo que o @Ponto da Manutenção postou. Fica o aprendizado para a próxima. 

Abri o PJ502, e apenas um pad dá resistência baixa. Daí para soldar o fio para injetar tensão fechei ele e removi a PL501. 
Na placa, o PJ502 está colado na PL501. No boardview ele aparece em outro ponto, mas com a mesma função.

Rapaz....tenho o trabalho de encontrar o (ESQUEMA e BOARDVIEW) corretos para sua placa, analiso uma parte do mesmo e voce responde a uma simples pergunta de maneira tão "vaga"?

Sem valores dos testes, qual lado esta com resistência alta etc...

• Like 1
Posted (edited)

Bom dia a todos, desculpe os erros no tópico. Muitas coisas na cabeça e não me atentei bem ao responder. 

Como o boardview está com as posições diferentes em relação a essa placa, fiz as fotos das medições.
Abri o PJ502 e removi o PU502, mas o curto em um dos pads do PJ502 (5valw) permanece.

Ainda tenho uma certa dificuldade em ler os esquemas, estou tentando identificar onde nasce esse sinal 5valw.

Abaixo as fotos, e mais uma vez obrigado a todos.

jumper pj502.jpg

resistência pj302.jpg

resistencia pj502.jpg

Edited by rickalmeida
Posted (edited)
27 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

+5VALW nasce de +5VALWP no Pu501. 

Pelo esquema pensei ser o contrário. 
Eu removi o PU501, para verificar se o curto era nele ou em algum pino que sai dalí. Mas mesmo tendo removido ele continuo com essa continuidade com o gnd no PJ502

Edited by rickalmeida
Posted
Em 01/07/2025 às 12:26, Gilson Macedo disse:

O certo era ter aberto o pj502 e identificar pra qual lado está o curto. 

Eu havia aberto ele antes. Pelo que vi o curto está na linha +5valw. 
O PU501 e o PU301 recebem a tensão VCC, mas não liberam +5valwp e +3valwp. 
O esquema e o boardview da LA-M002p é parecido, mas diferente nessa parte. Ele mostra o PU501 como sendo um SY88285crac, conforme o recorte do esquema. 
Mas na foto em anexo, que o PU501 está removido, dá para ver que a pinagem é de outro modelo de pwm.

Estou tentando descobrir esse curto na +5valw, e qual sinal está faltando para habilitar o PU501 e PU301 (acredito que deveriam habilitar já que abri o PJ502, isolando o curto)

pj502.jpg

PU501 la-m002p.jpg

Posted (edited)

Removi o U21 para verificar se era nele o curto, porém mesmo com ele removido o pad do PJ502 continua fechando em 0 na continuidade com o gnd. 

Se injeto tensão, a fonte vai a 1a, mas a câmera não pega nenhum ponto de aquecimento, somente os cabos que estão injetando a tensão. 

u21.jpg

Edited by rickalmeida