Jump to content

Recommended Posts

Posted

No vídeo da para escutar o apito vindo da cabeça de impressão no momento do erro. Mas isso não é o pior: com uma cabeça que está em curto (dando leitura de 500/600 nos 2 pontos que deveriam ser open loop) a impressora faz o procedimento completo, fica em std by para impressão tudo bonitinho mostrando que aparentemente a placa lógica está boa (foi trocado o kit de reparo CI, par de transistores e fusível F1). Claro, não imprime pq a cabeça está em curto. Já com duas outras cabeças, ambas com as leituras totalmente OK em todos os terminais, acontece isso ai do vídeo.

Não, não tem nada travando no caminho do carrinho e etc. O problema só aparece com as cabeças de impressão boas (como a do vídeo). Como solucionar isso?

Posted (edited)
9 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Foram substituídos porque queimou com a cabeça defeituosa?

Devido a um problema com uma outra cabeça. Troquei tudo: o kit da placa e tb a cabeça, mas o problema na ocasião era só a cabeça mesmo. Não estava em curto nem nada, mas estava mto ruim imprimindo blocos quadrados coloridos ao invés dos caracteres. Na duvida troquei logo tudo. Com a cabeça boa (testada em outra printer) acontece como no vídeo. Já com uma cabeça defeituosa (dando leitura (baixa) nos pontos de OL) "funciona" tudo normal, só não bipa a cabeça e nem imprime.

Edited by Carol.zinha
Posted
1 hora atrás, Carol.zinha disse:

(dando leitura (baixa) nos pontos de OL) "funciona" tudo normal,

Impossível.

Se estiver dando (500 ou 600 onde é para ter OL) queima os circuitos da placa.

Não recomendo colocar nem para possíveis testes.

Vou levar em consideração que voce entende do que esta fazendo e ja verificou todos os detalhes mínimos.

Só vai sobrar o Ci PWM dos mosfet e o Processador da placa.

Posted (edited)
8 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Impossível.

Se estiver dando (500 ou 600 onde é para ter OL) queima os circuitos da placa.

Não recomendo colocar nem para possíveis testes.

Vou levar em consideração que voce entende do que esta fazendo e ja verificou todos os detalhes mínimos.

Só vai sobrar o Ci PWM dos mosfet e o Processador da placa.

Acabei de medir os transistores, estão normais. Sem curto e nem pontos abertos. O fusível F1 tb está ok. Esse video foi feito depois de testar com a cabeça ruim, a que da leitura onde era para ser OL.
Sim, coloquei essa cabeça pq ja considero tudo como perdido nessa impressora, porém me surpreendi ao ver ela fazendo todo check list como se fosse nova. Ai voltei a cabeça boa e novamente deu erro (no video).
Vim procurar vcs pq eu tb estou com um nó aqui nos pensamentos, está tudo fora do esperado.
Cabeça morta e/ou placa queimada = a cabeça não apita. Então coloquei essa cabeça esquisita na impressora para ver se ela apita, mas não apitou, e tb não deu o erro. Mto estranho.

Edited by Carol.zinha
Posted (edited)
19 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Não misture as coisas.

Cabo flet ok.
Cabeça ok.
---------------------------------------

Só vai sobrar a placa principal.

Para fins de teste o CI PWM deve ser substituindo novamente.

Já fiz tb. CI não tem mais como mexer, as trilhas estão delicadas demais, porém testei todas e estão dando continuidade, esse CI é novo, lembrando que o anterior não estava com defeito, troquei por desencargo de consciência mesmo. Os transistores testei 3 pares mesmo estando bons testando no multimetro fora da placa. Hj fiz o ultimo teste mais ilógico possível e foi o único que "foi para frente", que foi com a cabeça ruim na leitura. 
Podemos concluir pelo menos uma coisa nesse rolo todo: a cabeça de impressão interfere no check list da impressora mesmo sem acusar erro de cabeça no painel e nem no programa.

Edited by Carol.zinha
Posted

Atualizando: A cabeça de impressão nova (uma das que estava usando para esse teste) resolvi colocar na L355 de uso diário...e lá ela tb não fez os beeps e nem imprimiu nada. Notei que os "araminhos" (vou chamar assim mesmo, pois é uma vergonha o nível dos contatos flexores usados pela Epson num local tão delicado que recebe sinais sutis que podem ser interrompidos ou corrompidos fazendo parecer que a cabeça e/ou a placa estão queimadas, e tb gerar falhas de impressão como se fosse entupimento de jatos) estavam com oxidação, escurecidos. Com todo o cuidado do mundo raspei com uma agulha um por um e aumentei a pressão de todos eles, e coloquei ela nessa 455 (a 355 está em uso, não posso ficar fuçando nela). Agora sim essa impressora do tópico fez todo o check list com a cabeça testada com todas as leituras perfeitas. Não vou encerrar o tópico por ainda ter uma questão em aberto, logo que eu desvendar (caso consiga, pois é mais um mistério) eu volto aqui. A impressão está "saindo em branco" mesmo com o fusível F1 estando ok, o teste do CI está ok tb (com algumas leituras pouco diferentes das do tópico de teste de ci/cabeça) mas sem nada em curto e todos os OL tb estão ok. Já troquei 3 pares de transistores, estou indo para o 4º par após descobrir que existe uma coisa chamada "fuga de corrente" mesmo que a leitura dos terminais estejam perfeitas.

Posted (edited)
13 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Me informe?

Fiz também o teste do CI de acordo com o seu tópico (baixei a página toda no meu PC a alguns anos, as infos dali são de uma referência que não tem preço!). As leituras dão um pouco mais altas, talvez devido a diferença de multímetro (uso um Hikari HW 1700), porém todas na mesma proporção. Por exemplo: onde está 190 na imagem, aqui deu 220 (nos dois lados onde tem numeral nesse patamar da foto), onde é OL tb deu OL. Onde é terra/GND tb deu GND. Nos dois pinos da direita (tanto de cima qto de baixo) a mesma coisa, só um pouco mais alto: onde na sua img está 600, aqui deu 691, e onde está 530 deu 572. Tenho duas placas, ambas na mesma situação, e ambas não imprimem mesmo com uma cabeça que na outra impressora imprime normal. Fiz teste de continuidade no flat com ele conectado na cabeça de impressão, entre as pontas do flat e os terminais da cabeça de impressão após o conector com o flat, todo mundo ali está dando continuidade.
Não sou técnica nisso, sou designer de unhas, uso impressora para finalizar os meus trabalhos diariamente, então tive que aprender a me virar sozinha.

Edited by Carol.zinha
Posted
1 minuto atrás, Ponto da Manutenção disse:

Sim.

Erros:

Pagina em branco.
Ausência total na cor preta, apenas color funcionam.

Impressão só na cor preta. 

Impressão sombreada etc....

Ja aconteceu casos em que a cabeça é simplesmente recusada pelo equipamento, mas em outro funciona....

Estranho demais tudo isso. Insólito mesmo.