Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gravador de BIOS que trabalha com chip de 1.8V

Avalie este tópico:


Cesert

Posts em destaque

Pessoal estou precisando regravar a BIOS de um Acer E1-510-2811, ele usa placa-mãe LA-A621P, o esquema dele tem aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E a firmware tem aqui:

 

O problema é que o chip flash trabalha com 1.8V, como da pra ver no esquema e no datasheet do componente:

 

E pelo que eu sei as gravadoras que eu tenho (NANO BIOS e uma TL866A) trabalham com chips de 3.3V, minha duvida é se eu colocar esse chip na gravadora ele não vai fritar? Provavelmente eu acho que sim, e outra duvida, qual gravadora atual consegue trabalhar com chips flash de 1.8V? Fiz uma pesquisa básica e quase não se encontra nada sobre isso.

 

Se alguem tiver uma ideia fico muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, essa W25Q64BV é mesmo de 8MB e eu gravo ela normal também, até mesmo na NanoBios, e ela é de 3.3V, o problema é essa com final FW que é de 1.8V. No datasheet dessa se olhar na pagina 77 tem lá a o supply voltage que o mínimo é 1.65V e no máximo 1.95V.

Vc não lembra se o final dela era FW ou BV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito loco primeira vez que vejo esse tipo de bios...Hehehe tava lendo sobre ela e parece que elas estão mais rapidas e com o consumo mais baixo tambem .. tai ai o problema e agora como gravar essa praga..

 

 

verifica esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olhei por cima mais parece que eles oferecem programmer flash 

 

olha esse 

 

lista dos dispositivos suportados..     

 

Bom Trabalho....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tentaria reduzir os 3v3 para 1,8v antes de ser aplicado ao pino 8 delas... tem os outros pinos mas  de dados  acho que o mais perigoso seria o de +vcc  ...  por ela   em um soquete ou adaptador e não ligar ela direto no tl866 e sim num soquete dip8 e interromper o pino 8 dela até o soquete dip8  e por uns diodos 1n4007 em serie com vcc de 3v3, cada diod vai atenuar de 0,4 a 0,6v  assim uns 3 diodos deve dar conta caindo para 1v8 ou próximo disso,, bom seria ter uma bios dela extra e fazer o teste nela sem mexer na do note.  na época que  a gente gravava tudo no pony prog ele original era 5v para depois gravar as eeprons smd de 3v3 a gente reduzia os 5v para 3v3 e dava certo... mas flash de 1v8 ainda não testei, mas seria isso o meu teste. tem boa chance d e dar certo. se tiver dado para entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo realmente a tensão é menos , no meu gravador BeeProg2 , ele ajusta a tensão de acordo com o chip, tente ver se o seu tem , para mim se houver esse chip w25q64fw nele é bem possível que ele ajuste tbm.

 

quando esses gravadores ChingLings ja venho falando para os amigos que não poderão ser usando na maioria dos chips apos 2013 , pois não possuem atualizações mensais como o meu por ex. vários chips não são suportados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to usando a TL866CS e mesmo na versão mais recente do software dela, não consta a 25Q64FW, mas consta outras de outras marcas que trabalham com 1.8V, então ela dever ter mesmo um sistema que ajusta a tensão conforme a flash.

Pra efeito de teste eu coloquei na gavadora uma outra flash (25Q80BV) que ela reconhece normalmente e fiquei monitorando o pino 8 com um multímetro pra ver quando ela libera o 3.3V e constatei que ela libera o 3.3V somente no momento da leitura ou da gravação do chip, não tem 3.3V nem quando clica pra fazer a detecção do modelo do chip.

Sabendo disso fiquei mais confiante pra conectar a FW no gravador, e realmente não fritou (UFA!!) mas também não reconheceu, da mensagem de dispositivo desconhecido, o bom que fiquei monitorando o pino 8 e em nenhum momento e tensão subiu mais de 1.2V, coloquei a flash de volta na placa-mãe e continuou o mesmo defeito de antes, menos mal. O problema é que fiquei na mesma, acho que vou ter que pesquisar um gravador novo mesmo.

Esse que o Korty sugeriu parece ser muito bom, mas nao encontrei pra vender, esse que o Robertoes disse tem ele na lista de dispositivos compativeis, mas pelo preço esta fora de questão. To pesquisando ainda pra ver o que eu faço.

E Silvano vou tentar fazer isso que vc falou na minha NanoBios, vamos ver se vai dar certo, e ja vai um joinha pra todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifica os distribuidores talvez voce consiga alguma coisa..   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

detectar a flash não deve detectar

mas vc escolhe uma 25 de memso tamanho em megas , alimenta com 1v8 e manda gravar, que aposto que grava, eu já fabriquei(fabriquei não fabrico  mais) é passado... gravador de flash 25xxx e a alimentação era via jumper para os 5v e para os 3v3 e nunca ficou nada sem gravar. mas não gravei ainda uma desta Fw com 1v8.. mas não acredito que eu tenha problemas. agora detectar flash tem flash que não detecta aí se escolhe uma de mesmo tamanho e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz nunca tinha prestado atenção nisso, perdir uma acer E1 dessas esses dias , maquina não dava video corri pra bios ela não ligou nem a pau mais com certeza o chip eprom foi pro espaço, como uso um g540 , alguem teria uma dica de usar esse gravador com esse chip eprom , tbem não sei usar o recurso de detectar o chip com essa gravadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei usar a dica do Silvano, colocando 4 diodos em serie e realmente abaixou a tensão no pino 8, mas mesmo assim não detectou em nenhuma gravadora minha. E todas que eu tenho não fazem a detecção manual como a do Silvano. E todas gravadoras que eu fui atrás que conseguem gravar essa flash, por enquanto, esta com preço muito alto, e como o volume de placas que usam ela é muito baixo, não compensa comprar uma gravadora tão cara por agora.

No meu caso, infelizmente, tive que devolver o aparelho sem reparo, da uma raiva disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

detectar automático não ia memso porque não tem ela no software do gravador.

mas vc escolhendo uma flash no menu dele teria que funcionar.

vi que seu tl866cs, tenho ele mas só uso nas tsop48,

nas 25 gravo com esses mais simples. antes o G540 agora um com ch341.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
conseguiu resolve o problema desse note?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia colegas. Creio que para fazer a conversão 3.3<->1.8 seja necessário um circuito como esse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Alguém já resolveu o problema eu encontrou solução semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
esse seu gravador, beeprog, você comprou aqui no brasil mesmo? e o custo dele?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um outro tópico explicando como fazer.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...