Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe MCP6P M2+

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite!! Estou precisando de uma ajuda!! Chegou uma placa aqui na loja que estava travando ao iniciar o sistema, observei que tinha dois capacitores estufados(CT5 e CT4). Só que os  capacitores foram trocado por alguém sem noção de eletrônica pois colocou capacitores de valores maiores! Alguem poderia me informar quais são os valores destes dois pois não achei ainda o datasheet.

 

Desde já agradeço a atenção!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigo!

 

estou procurando esse esquema, mas está difícil de encontrar! Mas me tira uma dúvida, como você sabe que foi trocado por um de valor maior? E qual valor maior? Se for capacitância pode ser um pouco maior (nunca menor), a "voltagem" tem que ser exata e a temperatura não pode ser menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toma cuidado para não colocar qualquer capacitor - tem que medir a ESR deles antes de fazer a substituição. A ESR destes que o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
mostrou deve ficar em torno de 0,12(quanto menos melhor).

 

Caso coloque algum com ESR alterada, em pouco tempo estufará - e mesmo a placa pode parar de funcionar antes disto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toma cuidado para não colocar qualquer capacitor - tem que medir a ESR deles antes de fazer a substituição. A ESR destes que o
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
mostrou deve ficar em torno de 0,12(quanto menos melhor).

 

Caso coloque algum com ESR alterada, em pouco tempo estufará - e mesmo a placa pode parar de funcionar antes disto.

Esta placa entrou aqui na loja estava travando ao iniciar o windows 7 vi estes dois capacitores estufados mas achei os valores estranhos então solicitei essa ajuda!! Mas que aparelho vou usar para testa a esr acabei de comprar o multimetro da hikari 2090 true rms da pra testar com ele
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que aparelho vou usar para testa a esr acabei de comprar o multimetro da hikari 2090 true rms da pra testar com ele

Um ESR meter - se vai trabalhar com qualquer coisa que funcione a base de PWM terá que ter um. Se tem dúvidas o que é ESR, veja o artigo abaixo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Mesmo que teste com um capacímetro, a capacitância pode estar dentro da tolerância, mas não significa que a ESR esteja dentro da tolerância - aí é perder tempo simplesmente trocar o capacitor.

 

Os capacitores que trabalham com PWM é especial para isto (baixa ESR), se trocar ele por um capacitor comum, mesmo com a CxV corretas, em pouco tempo irá danificar o capacitor (ou mesmo o aparelho nem sequer funcionar, ou funcionará por algumas horas) e aí pode levar outros componentes embora.

 

Eu particularmente comprei o meu na China e apesar de ser bem simples já me salvou diversas vezes (normalmente ele tem teste de outros componentes também), mas pode procurar no ML.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...