Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung RV420 ( BA-41-01886A ) - Em curto nos 3,3V

Avalie este tópico:


Shadow2012

Posts em destaque

Notebook ligava, dava video e desligava após um período pequeno de tempo. Depois não ligava mais. Cliente relatou que tinha de esperar um bom tempo para tornar a ligar. Chegando aqui ligou uma única vez, deu vídeo, desligou e "morreu".

Nenhum led da placa acendia mais. Detectado curto do pino 8 da BIOS para o terra. Tirada a bios. Trocado PWM CJ=ED (imagem 1). Curto sumiu. Colocada BIOS. Led de carregador plugado passou a acender ao plugar o carregador. Detectado curto na linha dos 3,3V_Aux para o terra.

Retirada bobina correspondente (imagem 2, bobina circulada em vermelho). Trocado mos-fet em vermelho (estava em curto). Injetada tensão de 2V na linha em curto (lado direito da bobina na imagem). A tensão cai e a corrente consumida é de 1A. Nenhum componente aquece.

O curto está presente também nos componentes circulados em amarelo (imagem 2), ja retirados mas curto permanece 

inclusive em torno do chip de rede, CI de charger, capacitores ceramicos sob chipset e outras partes. Mas mesmo injetando tensão externa nada aquece. Nenhum componente se "acusa". Nenhuma "fumacinha" sequer.

 

Algué teria alguma dica? (Curto em trilhas internas será?)

 

Grato 

samsung1.jpg.1c4f88e90f0ef359a4cf7f1afecf1294.jpg

samsung2.jpg.b96037054fc050005c58bf6e65d1d553.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado ai amigo..

 

Tem o datasheet desse mb?

 

O bom seria abrir o resto do circuito, isolando areas, tirando os fets que chaveiam mais pra frente da linha, pra tentar diminuir a area do curto, e chegar perto do defeito..

 

Outra dica que posso dar, tenta injetar os 3,3v cheio na linha, já que com 2 nada se acusou, e uma um spray congelante ou limpa contato por perto da area com curto, pra ver se algum componente nao esta secando rápido demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja retirou o ci da rede para ver ja peguei maquinas que o ci estava matando a mob
@salan

 

CI da rede fica frio. Nao creio que seja ele. Sequer fica morno.

 

@Rafael Cavalli

 

Esquema dessa placa é difícil de encontrar e essas placas que não tem grafia dos componentes na mobo dificultam ainda mais . Estou me baseando por outra mobo da Samsung. Problema é que os 3,3V_AUX se estende por grande parte da placa e nada aquece injetando tensão externa na linha em curto. Tentarei mandar 3,3V cheios como recomendou pra ver no que resulta.

 

Darei retorno

 

Grato por hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa placa tem um único chipset se não estou enganado, peguei uma a poucos dias e era o chipset em curto, o curto era neste mesmo ponto, mesmo em stand-by havia um curto aí, porém a resistência do meu dava bem mais baixa, mas ainda assim era difícil saber quem estava aquecendo, em cima do chipset tinha uma chapa de aluminio usado como dissipador que dificultava saber que era ele que aquecia, quando removí esse "dissipador" percebi que de fato era o chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Foi uma das primeiras coisas que fiz quando injetei tesão externa. Tirar o dissipador e verificar aquecimento do chipset. Nada de esquentar chipset tbm.

 

Hj removi CI controlador de energia (Charger) e mais um mos-fet. Injetei 3,3V cheios na linha e nada aqueceu. Propus troca de placa ao cliente mas não aceitou. Devolvido...

 

Obrigado a todos que ajudaram. (joinha aos que ajudaram)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...