Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise MINIPA - MPS-3005 - Defeito estranho e intermitente

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

@Gilson Macedo@FLAVIOTECH@LEONTEC@ohm@Jhones Bom dia, amigos. Os marquei porque geralmente são os que me dão suporte aqui, não sei se é também área de conhecimento de vocês. A minha fonte de bancada começou a apresentar um defeito estranho, conforme vão ver no vídeo anexado. é como se ela entrasse em curto, e o relé fica acionando de forma intermitente. Não tenho a menor intimidade com esse tipo de circuito. Mas com a ajuda de vocês, e usando os poucos conhecimentos que tenho em análise de placas de notebook, talvez eu consiga consertar. Muito obrigado.

• Joinha 1
Postado (editado)

Bom dia @Oseiasgs22.

É uma fonte linear, usa transformador, um circuito comparador (ic dedicado), e estágio de saída (transistor de potência). Já consertei modelos da yaxun onde sempre danificaram o transistor de saída e ic comparador. Esse modelo deve ser parecido.

IMG_0447.thumb.jpeg.9b0c44a75ee8eb10d6a6a959aa26986d.jpeg

Comece verificando o transistor de potência.

Editado: por ohm
  • Joinha 2
Postado

@ohm Boa tarde, amigo. Obrigado por responder. Como eu havia dito, sou totalmente alheio a esse tipo de circuito. O transistor de potência seria o 2N3055? Se for, eu já testei os dois fora e estão bons, eles ficam localizados na parte de trás da fonte, apoiado num dissipador de calor grande.

20250711_174201.jpg

Postado

@Oseiasgs22 boa noite companheiro, infelizmente também não tenho nenhuma intimidade com esse tipo de equipamento, mas se eu tivesse que tentar algo no escuro, eu seguiria o caminho do borne positivo pra trás, em busca de algum componente ou circuito que possa estar aterrando ele.

• Joinha 1
Postado
5 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

2N3055

Exatamente. Boa notícia! Esse não se acha original. 

Qual circuito integrado tem ai? Provavelmente é alimentado por tensão simétrica de 15 ou 12v. Confira essa tensão. 

Confira também o resistor shunt, é de baixo valor e possivelmente 5w. 

Postado

Desculpas, mas acho que o seu problema não esta relacionado ao transistor e sim aos potenciômetros desta fonte, com o tempo eles apresentam diversos problemas como este e outros, eu recomendaria efetuar a troca de ambos por novos e efetuar novos testes de funcionamento, e a partir dai caso o problema venha a persistir, refazer um pente fino em soldas frias e no comparador de tensão da mesma ok.

Boa Sorte      :)

• Joinha 1
Postado (editado)

@Maru @ohm @Jhones Bom dia, eu fiz o teste dos relés conforme explicado nesse vídeo, eles não fizeram o estalo da chave ligando desligando. Na placa mãe fica como no vídeo que eu gravei do problema de minha fonte. Agora me veio a dúvida se esses relés estão bons. Alguém poderia me dar uma explicação sobre? Muito obrigado! ;) 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

PS: Eu removi 5 relés de uma placa de no-break, fiz o teste com a bateria de 9v e os cinco armaram. Mas os da fonte assimétrica não. O relé da fonte assimétrica é esse azul.

20250713_090749.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Postado (editado)

Quando vi o vídeo a primeira coisa que me veio à cabeça seria testar o relé. Eles são dispositivos eletromecâmicos e com o tempo podem se desgastar e dar problemas. A luz C.C. deve ligar por mudança de estado do relé e não por conta do sinal de acionamento do relé, então ela liga indicando curto, mas ele não existe. Naturalmente a tensão cai por causa do desligamento do relé, é para isso que ele serve. Então, se o relé não está funcionando, troca e testa com outro. No máximo o problema vai continuar e aí continua a procura por outros itens no circuito de proteção. Se não se repetir, nada mais a fazer e está tudo resolvido.

@Oseiasgs22, o MKB-5L-12 tem a bobina acionada com 9 Vcc (tensão nominal 12 Vcc). O relé da tua fonte é 24 Vcc. Para testá-lo, provavelmente precisará de uma tensão maior que aquela usada nos relés MKB que tu tens aí.

E mais, se colocares relés de 12 Vcc no lugar de um relé 24 Vcc, deve haver um probleminha... veja o datasheet do MKB-5L-xx (no corpo do documento há a descrição de tensão de fechamento, abertura e tensão máxima suportada): 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por jose_fogaca
Postado
20 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

@jose_fogaca Eu já encontrei o relé de mesmo modelo no Alixpress. Vou mandar buscar, tá barato e não custa nada tentar.

r

geralmente estes potenciômetros são de 50k, mas remova os mesmos e verifique neles se [e isto mesmo, mas com certeza são de 50K 

troque os mesmos e retorno com os resultados, pois de nada adianta mexer no restante se não se sabe ao certo qual é o problema, troque os potenciômetros primeiro, teste se permanecer ai sim terá de verificar o restante, mas estas fontes dão muito problemas neles mesmo ok

Boa Sorte    :)

Postado

@Maru @jose_fogaca @ohm Boa tarde, amigos. Só agora pude remover os potenciômetros, são dois de 1K e dois de 10K. Só que também me deparei com esse resistor que está meio queimado, ele mediu 146 ohms, partindo do suposto que o código de cor dele são marrom, preto, marrom e ouro. Acontece que eu não consigo determinar de forma nenhuma ao certo, se essa terceira faixa é mesmo marrom ou preta. Será que um amigo consegue determinar qual faixa de cor é essa terceira??? 😬

20250718_145805.jpg

20250718_145909.jpg

Postado

é Marrom, Preto ,Marrom ok

troque o resistor e os potenciômetro e poste os resultados, pois ele esta queimado devido a falha do potenciômetro ok

Postado (editado)

Pelas características da foto é um 10R!!!

A terceira faixa não apresenta ser marrom, mas sim preto!!!

Mas posso estar enganado!!!

Ideal é verificar a referencia dele e comparar com o esquema, se houver!!!

Flw...

Editado: por nagkiller
Postado

@Maru @nagkiller Boa tarde, amigos. Mas ai complica! Eu precisaria saber ao certo a resistência desse resistor, ou 10R ou 100R. Levando em consideração que a medição deu 147 ohms. a possibilidade dele ser de 100 é maior. Seria bom se tivesse um esquema dessa placa pra ter certeza. 

Postado (editado)

Vendo melhor essa foto, esse resistor não é um de 150R, não?!?!?

A segunda faixa aparenta ser verde!!!

Lembro que já ví um 150R perdido no circuito, mas não me lembro onde exatamente.

Poste uma foto de onde ele estava...

Flw...

Postado

@nagkiller @nagkiller Eu fiquei com essa dúvida também, só que uma hora eu vi verde, depois vi marrom, e depois vi preto. KKkkKk! E me surgiu outra dúvida, agora sobre o potenciômetro. Vejam se conseguem me responder. Tem modelos que consta nas características L20, L5, L40 e por ai vai. Outros nas especificações falam potenciômetro mini e etc... Como saber se vou tá comprando o modelo certo? Como saber se não é maior ou menor que os meus? 😵‍💫

Postado (editado)

Sobre o resistor, estou achando que ele está ok, só chamuscou um pouco. E que o valor é realmente 150R.

Eu me lembro de ter já visto 150R, mas ele ficava em um dos cantos da placa, próximo a um conector de saída, cabo branco com 4 ou mais vias.

Faz um bom tempinho que peguei um, então não vou lembrar exatamente, mas ele também estava bem chamuscado!!!

Flw...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...