Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Epson linha L / Falha de impressão após limpeza automática da cabeça de impressão

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Situação: o teste de jatos mostra alguns pontos falhados, ai eu peço limpeza de cabeça de impressão (CL3, via AdjProg). O resultado = aparecem mais pontos falhados. Ai peço novamente a limpeza e então aparecem mais falhas ainda 😶

Para solucionar sou obrigada a fazer uma "Head ink charge" (também pelo AdjProg) e então volta a ficar perfeito o teste dos jatos de impressão. Ruim que esse procedimento consome muita tinta, então não é algo para fazer assim todos os dias.
A impressão é que a cabeça de impressão descarrega no procedimento de limpeza, mas isso não era para acontecer, já que depois de recarregada via Ink Charge ela imprime certinho mostrando que não é uma cabeça com entupimentos, mas sim, mal recarregada durante a limpeza.

OBS: dampers cheios e verificados, tanques de tinta com respiros limpos, até sem as tampas eu testei.

Vi que isso acontece com muita gente, mas não encontrei o motivo.

Editado: por Carol.zinha
Postado

@Carol.zinha Verifica se a bomba peristáltica está atuando corretamente, com a caixa de manutenção fora do lugar, coloque um pote em baixo da mangueira de saída da bomba e mande uma limpeza CL3, ele tem que jogar cerca de 3 a 5ml de tinta fora, se não sair nada, provavelmente a bomba está ruim, aí tem que verificar o cap station, a mangueira e a roldana.

• Joinha 1
Postado
5 minutos atrás, crodrigop disse:

@Carol.zinha Verifica se a bomba peristáltica está atuando corretamente, com a caixa de manutenção fora do lugar, coloque um pote em baixo da mangueira de saída da bomba e mande uma limpeza CL3, ele tem que jogar cerca de 3 a 5ml de tinta fora, se não sair nada, provavelmente a bomba está ruim, aí tem que verificar o cap station, a mangueira e a roldana.

A bomba está perfeita, fazendo ink chage jorra tinta com pressão para dentro do dispenser. O mistério é: pelo procedimento de limpeza = piora, até o ponto que somem as cores que estavam boas. Pelo ink charge = fica lindo o teste de jatos, porém gasta mta tinta.

Postado

Fazer pelo inkcharge e ficar lindo não nos atesta a bomba em boas condições. Eu trocaria. Seria interessante especificar o modelo da impressora no titulo.

Postado
4 horas atrás, elias.girardi disse:

@Carol.zinha Bom dia, pode ser que o carro não esteja acoplando corretamente sobre a estação de limpeza. Verifica isso.

Olá, está acoplando, tanto que na função head ink charge a cabeça fica normal outra vez.

Postado
3 minutos atrás, Rods disse:

Fazer pelo inkcharge e ficar lindo não nos atesta a bomba em boas condições. Eu trocaria. Seria interessante especificar o modelo da impressora no titulo.

A bomba está boa, alias está excelente, girando com os dedos ela puxa e joga agua para o outro lado.  E na função head ink charge a cabeça fica normal outra vez, pela bomba estar fazendo sucção bem forte, jorra tinta no dreno com força, faz até barulho.

Postado

Uma coisa que lembrei: deixei a mangueira entre o cap station e a bomba mais longa, tipo uns 2 centímetros mais comprida do que a original para facilitar a montagem já que ali é tudo mto apertado para mexer os dedos. Será que isso pode estar deixando a sucção (que é rápida e curta) do procedimento de limpeza insuficiente para que a tinta chegue do cap até a bomba, porém no procedimento de head ink charge a bomba fica girando por mais tempo e ai então a tinta é puxada?

Postado
1 minuto atrás, xandy_73 disse:

@Carol.zinha 2cm acho muito e que tipo de mangueira usou? dependendo do tipo pode estar influenciando na sucção. Se for mole demais ela pode comprimir.

A sucção está perfeita, até bem forte, porém isso de o comprimento estar mais longo pode "atrasar o ponto" da sucção feita na limpeza não dando tempo da tinta chegar até a bomba, que é bem curtinha essa etapa de sucção na limpeza (já na head ink charge é bem longo o tempo de sucção). Ontem removi 2,3 cms de mangueira excedente, hj vou fzr uns testes de limpeza.

Postado

O tamanho da mangueira não vai oferecer uma resistência ao caminho da tinta, ao meu ver. Como esta a saida da tinta durante a limpeza? Essa é a referencia. O que mencionei é q vc não pode usar como referencia o inkcharge entende? Pq ele vai ter uma ação diferente da limpeza. Eu falo por experiencia igual a sua. E qd mencionei "bomba" é o conjunto inteiro que eu troco, na maioria das vezes com sintoma igual ao seu, resolve. Te ajudaria ter um conjunto novo para testar e eliminar de vez essa possibilidade.

Postado
1 minuto atrás, Rods disse:

O tamanho da mangueira não vai oferecer uma resistência ao caminho da tinta, ao meu ver. Como esta a saida da tinta durante a limpeza? Essa é a referencia. O que mencionei é q vc não pode usar como referencia o inkcharge entende? Pq ele vai ter uma ação diferente da limpeza. Eu falo por experiencia igual a sua. E qd mencionei "bomba" é o conjunto inteiro que eu troco, na maioria das vezes com sintoma igual ao seu, resolve. Te ajudaria ter um conjunto novo para testar e eliminar de vez essa possibilidade.

Não resistência, mas sim demora para a tinta chegar na bomba e pode não concluir o ciclo, já que o percurso estava mais longo e a bomba gira por poucos segundos em sucção no procedimento de limpeza. A saida é em jatos fortes. Ink charge faz a bomba puxar por mais tempo do que na limpeza. Se o procedimento de ink charge joga tinta pelo dreno com consistência, então o cap está vedando e a bomba está perfeita.

Postado

@Carol.zinha bom diaaa,voce disse: "O mistério é: pelo procedimento de limpeza = piora, até o ponto que somem as cores que estavam boas",então ....eu faria uma limpeza, remoção e lavagem mesmo do sistema todo de limpeza (onde a cabeça descansa+ roletes todos +troca do kit absorves) e também uma limpeza do cabeçote em uma ultrassônica .Ja que a boma esta perfeita e as demais peças.

Postado
3 minutos atrás, Ananote disse:

@Carol.zinha bom diaaa,voce disse: "O mistério é: pelo procedimento de limpeza = piora, até o ponto que somem as cores que estavam boas",então ....eu faria uma limpeza, remoção e lavagem mesmo do sistema todo de limpeza (onde a cabeça descansa+ roletes todos +troca do kit absorves) e também uma limpeza do cabeçote em uma ultrassônica .Ja que a boma esta perfeita e as demais peças.

Olá 🙂
Está tudo 100% revisado ali. Testei outras 3 bombas, todas perfeitas, testei tanto na printer quanto fora, não é bomba nem a estação de repouso. A cabeça imprime sem falhar nada no teste de jatos, então não está com problema. Isso de depois da limpeza ficar pior do que antes é comum nas Epson. No google tem muita gente que reclama desse acontecimento. A sorte é que uso o AdjProgram e tenho mais recursos (como o Head ink charge) que resolve totalmente isso, mas queria usar o sistema normal, de limpeza mesmo, pq gasta bem menos tinta.

Postado (editado)

Video rápido mostrando a bomba funcionando. Só de mover a engrenagem do rolete principal com o dedo = a bomba já expele tinta.
Com isso de ter desmontado para cortar aquele excesso de mangueira, agora não está mais funcionando nem o Head ink charge, que era tão forte e em jatos, agora sai só bolhas de tinta. 😶

Atualizando: troquei a estação de limpeza nesse momento.

Atualização do post
  • 2 semanas depois...
Postado

Só atualizando: troquei o cap station, agora no procedimento de limpeza (CL3) a tinta jorra com vontade dentro do dispenser (haja tinta nos tanques, muita tinta!). Mas o resultado da limpeza continua sendo ficar pior do que antes de mandar limpar. Vi que isso é bem comum nessas Epson.

Postado

Olá Bom dia!
ja testou com outro cabeçote de impressão, ja peguei desse defeito principalmente serie L3110,L3150 problema esta na cabeça na parte eletronica apresentava mesmo sintoma informado após colocar outra cabeça de impressão no meu caso foi sanado, se tiver outro cabeçote recomendo substituir para teste.

• Joinha 1
Postado (editado)
15 minutos atrás, universoimpressoras2017 disse:

Olá Bom dia!
ja testou com outro cabeçote de impressão, ja peguei desse defeito principalmente serie L3110,L3150 problema esta na cabeça na parte eletronica apresentava mesmo sintoma informado após colocar outra cabeça de impressão no meu caso foi sanado, se tiver outro cabeçote recomendo substituir para teste.

Essa cabeça de impressão é antiga, tem uns 11 anos, não descarto a hipótese de cabeça com alguma sujeira flutuando la dentro, que não sai com as limpezas e nem se dissolve mais. Ou mesmo filtro interno saturado. O que acontece as vzs é o preto sair sombreado e depois desaparecer de vez. Ali eu limpo os contatos do flat e o preto volta a ficar 100%. É outra hipótese: terminais da cabeça oxidados, dificultando a recepção do sinal da placa e com isso ter fraca injeção de alguns pontos.

Postado (editado)

uma explicação mais facil de compreender a cabeça de impressão recebe exemplo um pulso por de comunicação da placa logica pelo cabo flat cujo faz a tinta sair na cabeça de impressão o que chamamos de gotejamento a impressão gerada não e continua e uma serie de gotejamento que forma a impressão, o cabeçote pode ter tanto problema de obstrução que e causado pela propria tinta por exemplo como pode ter um problema na parte eletronica da cabeça, ja peguei varios defeitos por exemplo de impressora que imprimi normal após exemplo 10 paginas começa a falhar a impressão pode ser um defeito na bomba de limpeza, como carro de impressão com desgaste e não acopla corretamente na bomba como defeito na parte eletronica da cabeça de impressão diversos casos ja solucionei e foi a cabeça por exemplo como outros casos foi outras partes citado acima, como ja verifiquei que ja testou com outra bomba de limpeza acho ideal testar com outra cabeça de impressão.

Editado: por universoimpressoras2017
  • Joinha 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Bom dia, pelo que reparei no vídeo é uma Epson da linha L de 3 dígitos e nessa linha de impressora é bem difícil dar problema na bomba (diferente da linha L de 4 dígitos), uma coisa que pode estar ocorrendo é entrada de ar na cabeça de impressão pelo acoplamento dos dumpers, pode ocorrer caso os anéis de vedação estejam com algum tipo de deformidade. Já peguei casos em que o cliente por conta própria utilizava seringa pra fazer a sucção de tinta pra encher os dumpers e isso gerou falha na vedação. Um teste que você pode fazer é: depois de fazer o ink charge e o teste dos jatos estiver ok, faz uma sequência de impressões pra ver se começa a apresentar falhas e se essas falhas vão piorando a medida que ocorre as impressões.

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...