Postado 16 de Julho de 2025 16 Jul Sony Vaio Modelo: SVP132A1CL Ele liga normalmente porem na BIOS nao detecta o SSD Testei o mesmo em outra maquina e está funcionando perfeitamente. Preciso de ajuda pra identificar o possivel defeito dessa maquina.
Postado 16 de Julho de 2025 16 Jul a melhor forma de saber se e defeito de tensao ou dados e usar um hd mecanico pra ver se motor esta girando
Postado 16 de Julho de 2025 16 Jul Autor @infocel technology Nao entendi muito bem. Voce diz pra conectar um HD do modelo antigo SATA? Porem essa maquina é SSD nvme. Caso seja pra usar um disco SATA conectando ele atraves de um dongle USB para SATA?! Seria isso?
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul Autor @infocel technology Ele tá original de fabrica. Pelo que to entendendo ele veio do cliente que atualizou a BIOS e parece que depois de atualizar nao reconhece mais o SSD original que é NVME, pelo que vi na internet só colocando um M2 SATA. Alguem ja ouviu falar?!
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul Pior que ja vi sim em samsung, ninguem sabe porque acontece isso mesmo voltando a bios antiga na volta a reconhecer. Vc pode tentar com uma bios mais antiga pelo menos pra ver se resolve seu caso. Manda o backup da bios pra dar uma olhada. Editado: 17 de Julho de 2025 17 Jul por infocel technology
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul Autor @infocel technology Entao nessa questao de BIOS apesar de ter uma CH341 nao sou muito expert. Entrei no site da vaio e nao tem nada pra atualizar a BIOS e nem nada antigo. Bem restrito mesmo. Na tampa externa diz o modelo que mencionei no titulo do post, porem ao abrir ele dentro menciona tbm o seguinte modelo svp13215pxs Link do que achei no site da vaio - > Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Porem é um arquivo .exe, o que se torna impossivel de executar se não tenho acesso a sistema operacional. Ele apenas entra na tela do vaio care que dá acesso a BIOS... praticamente isso O que posso fazer?! Estava pensando em ver seguir o tutorial de um gringo que recomenda a utilizar uma SATA M2 ao inves do original NVME. O que acha?
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul A melhor forma seria retirar o ci de bios e atualizar pela CH341, pois pelo que vi a respeito desse modelo a sony enviou alguns modelos com m2 nvme e outros com msata, mais no seu caso como veio com nvme atualizaçao da bios removeu suporte a ele. Ai na questao do q seria melhor vai depender do cliente em questao de custo e tempo, pois mexer na bios pode ser algo rapido ou demorada, trocar por msata e mais rapido de fazer.
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul Autor @infocel technology Considerando que tenho a CH341. Tu poderia me orientar como fazer o procedimento, ja tenho ela instalada na minha maquina. Precisaria só dos arquivos da BIOS pra funcionar a propria NVME. Eu tenho conhecimento pra retirar a BIOS e colocar na CH341.
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul entao e so vc extrair o arquivo da bios pelo CH341, e postar ak no forum q eu dou uma olhada nela blz
Postado 17 de Julho de 2025 17 Jul Autor @infocel technology Cara, consegui emprestado um SSD M.2 SATA NGFF. Instalei na placa, mas continua a mesma coisa: na BIOS aparece como nenhum dispositivo. Eu não tenho o esquema elétrico da placa-mãe, mas notei que chega 3.3V em um dos pinos do SSD, que acredito ser a alimentação dele. O que posso fazer?!
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul amigo quando da esse bug d bios, as vezes acontece de nao reconhecer na bios mais na instalaçao do windows aparece o m2 sata da uma verificada sinceramente nao acho q seja problema de hardware
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @infocel technology Nao amigo! Fiz disco novo USB do Windows 10 Quando chega na tela de seleção do HD ou nesse caso SSD, nao aparece nenhum disco. Testei com o SSD original da maquina e o M2 Sata que consegui pra testar. Volto a pensar que é algo na placa mae que faz com que não reconheça o disco.
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Como vc falou ja tem alimentaçao de 3.3v e pino 69 do slot e o detect 1.8v pra nvme e 0v pra sata o resto seria dados ai seria com osciloscopio.
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor Eu identifiquei o 3.3 ali nos primeiros e pequenos pinos do nvme e varios 0.500v... nao me recordo de ter visto esse de 1.8v... Sera que vale a pena checar isso? Tu conseguiria o esquema dessa placa?
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Parece que você está enfrentando um problema na BIOS. Ao atualizar a BIOS, às vezes, as regiões DMI e NVRAM são corrompidas. Se você tiver o dump original da BIOS, pode pedir a algum programador para limpá-lo, preservando os IDs seriais, DMI e NVRAM, e atualizar a BIOS. Espero que funcione.
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @S F Nao possuo dump de BIOS, nem costumo fazer nada com BIOS. Mas creio que sim o cliente possa ter atualizado ou ter passado por outra loja antes de chegar na minha mao! Sabe algo que posso fazer tendo em vista isso?! @curtolo Nao entendi Marca Sony Modelo SVP132A1CL Defeito: Nao identifica SSD O que faltou?
Postado 24 de Julho de 2025 24 Jul Autor @S F @infocel technology Alguma posição pra avançar com esse equipamento?!
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Eu estava de ferias, mais como eu falei prescisa do arquivo da bios para analisar.
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Autor @infocel technology Pode me explicar como fazer isso? Nao sei qual é a BIOS nessa maquina, nao tenho esquema. porem tenho uma CH341.
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago marquei o ci de bios, mais se vc nao tem experiencia com esse tipo de reparo tem q ter cuidado pra nao danificar o ci ou o arquivo se nao a placa nao vai ligar mais
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.