Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda a corrigir o defeito das impressoras Epson não Ligarem

Avalie este tópico:


rodinformatica

Posts em destaque

Eu Consegui Resolver a EPSON TX133(Resolvido)

 

As imagens segue em anexo por ordem!! Não consegui anexar todas.

 

Parte 1-Explicando possíveis causas:

 

Sintomas: A Epson do nada para de ligar, simples mente você aperta o botão e ela não acende

 

Provável causa: Diodo D1 - (90%)

Fonte (9%) e Placa do painel (1%)

faça o teste na fonte, como eu fiz, não tinha os aparelhos , então levei em uma assistência técnica e pedi para o técnico testar para ver se funcionava, e ele testou sem custo algum.

Coisas que  eu não sabia: A EPSON produz suas impressoras em SINGAPURA.

Lá a tensão é 115V (máxima), e nossa tensão aqui no Brasil ,de forma real chega a 132V (110V-132V).

 

O problema é que existe um componente na placa lógica chamado diodo SK16 igual a figura abaixo:

 

 

 

 

Esse diodo é muito sensível a redução, ou ao  pico de energia, e assim  ele queima muito fácil.

Por isso que tem tanta impressora desse modelo dando problema.

As assistências técnicas sabem disso,e logo dizem que é placa queimada, e logo oferecem um valor de banana para comprar de você.

Ou um valor muito alto para trocar a placa.

Mas agora você vai aprender a como consertar sua impressora e gastar menos de R$1,00.

1 - Abra a sua  impressora com cuidado.

 

 

 

Retire os parafusos na parte traseira, o painel é encaixado, solte ele com cuidado, pois tem um parafuso embaixo e por fim, retire a proteção na frente da impressora e retire esse ultimo parafuso.

Agora com cuidado, levante o a arte de cima da impressora com cuidado, e solte os cabos da placa lógica, e já podemos trabalhar nela.

2 - Retire a fonte e teste, para ver se não é a fonte.

O pino do meio é negativo,

O pino 1 e 3 deve ter cerca de 39v-41v

3 - Se a fonte estiver boa, passe direto para a placa lógica...

diodo a ser trocado na placa lógica

placa mãe lógica epson tx 133/135

 

4 - Remova a placa lógica no chassi da impressora, retire todas conexões, e com a placa  na mão,vire ela ,e use o teste de diodo do multímetro e verifique o diodo D1 embaixo da placa.O que está com destaque é o diodo que você vai medir.

 

 

 

5 - Se este diodo passar energia por ambos os lados (90%) é porque está queimado. Retire o diodo e coloque outro no lugar dos seguintes modelos: SK16, B160 ou similar que trabalhe a 60v e 1A. eu não encontrei fácil esses diodos então fiz um teste com um diodo com as mesmas propriedades o diodo 1N4007

 

 

 

Funcionou perfeitamente e só gastei com esse diodo, R$ 0,05 centavos.

6 - Conecte tudo e teste a impressora! Seja feliz!

 

Um grande abraço e espero ter ajudado com este PROBLEMA GERAL DAS IMPRESSORAS EPSON!

Espalhem isto para todos os fóruns que puderem e pelo Facebook, porque o diodo custa centavos e pode tirar outra pessoa do sufoco, assim como eu e você.

Um grande abraço!

 

O diodo B160 são muito encontrados em sucata de qualquer impressora Brasileira.

 

Se ajudei dá um joinha

1.jpg.78a38088ab60aca527196e74e3cbd9a3.jpg

2-1.jpg.233208271fff725ce40ed2caee108665.jpg

2-2.jpg.ca00f913aed6dcf488e6fad256c316ab.jpg

2-4.jpg.af7f65b233326091230862de1352c606.jpg

4.jpg.6bde72358c29c7967ca6ed46b02416ed.jpg

5.jpg.aa01b484648216092d902668afb238ca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo ja tem isso no forum...seria mais simples vc postar junto...

 

 

abçs..

Gente simplismente eu tentei ajudar não sabia que ja existia isso no forum pois não tenho acesso a tudas as pastas!! Só manda o link onde esta que eu coloco junto ou vocês acham melhor remover o tópico?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...