Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
diego.lv

Dell N4030 -DJ1 Capella UMA 10212-1 48.4EK19.011- desligando sozinho

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite

estou com um notebook dell n4030, desligando sozinho depois de um tempo, o cooler somente está sendo alimentando por 3.3v variando 2.8v então o barulho dele está estranho, estou desconfiado do U3901 (EMC2102) esse componente controla o cooler e faz a leitura dos sensores de temperatura, porem gostaria de uma certeza se ele esta realmente com problema, ou se existe alguma forma de burlar ele para o notebook nao desligar.

esquema:

Conteúdo oculto

procedimentos já executados:

->reballing chipset de video HM55

->troca de processador, memoria e HD

->atualizacao das bios EC e da PCH.

->liguei o cooler a ponta vermelha nos 5v diretamente e deixei as outras no conector normal.

->troquei bateria CMOS;

->troca de pasta termica termalpad

o nosso amigo

Conteúdo oculto

tem um topico semelhante porem fiz o procedimentos e nao obtive sucesso.

Conteúdo oculto

ps: não troquei o componente U3901 (emc2102) pois não tenho outro identico e não é nele onde fica os sensores de temperatura, por isso tem a possibilidade de ser outra coisa,

Todos que me ajudarem, terei a satisfação de retribuir com joinha  :)

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Conteúdo oculto

' date=' ja foi feita a troca do cooler mesmo? pode ser que o mesmo não esteja mandando sinal de retorno.[/quote']Não tenho outro cooler igual... mas acabei de achar um cooler compativel, porem menor e ele reagiu totalmente diferente do original, parou de oscilar, acho q a resolucao vai ser essa, um cooler novo. 

parabéns!!! 

mil joinha pra vc! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para este post

uma explicação logica do problema e a resolução.

notebook não identificava o cooler pois nao tinha tensao de retorno, problema simples mas perdi muito tempo, espero ajudar outras pessoas.

não esqueçam do joinha.

DELL_N4030.jpg.3ea94edb09ef0a6bb4c71ac332dd05e6.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

' date=' no meu caso foi só voltar a ligação original e voltou, vc teve que trocar o u3901?[/quote']Não precisei trocar, era somente o cooler. No pino 27 do U3901 não estava com nenhuma tensão (0v), e mesmo assim o cooler rodava,

troquei o cooler e ele começo a apresentar voltagem de retorno(2-5v). 

o problema era realmente o cooler.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...