Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte monitor LCD LG L1553S (serve para outras fontes também)

Avalie este tópico:


Bruno Faria

Posts em destaque

 

Hoje me deparei com um monitor LCD LG L1553S (que já é muito conhecido por apresentar problemas no display) que não ligava nem o LED.

 

Tensão de saída normal na fonte, placa lógica sem alterações visuais. Aí eu resolvi ligar novamente, foi quando vi que a fonte desarmava e o LED ficava fraco.

 

Minha primeira intuição foi capacitor ou diodo da placa lógica, mas estavam normais. Após as tentativas frustradas, abri a fonte e lá estavam dois capacitores da saída 12V estufados. O cliente informou que ouviu um estalo, mas não sentiu cheiro de queimado e nada parou de funcionar. Ele só notou o problema quando desligou em um dia e no outro não funcionou mais.

 

Os dois capacitores de 1000uF x 16V eram da marca SAMXOM, os quais particularmente não sou muito fã devido a baixa tolerância a altas temperaturas (mesmo estes sendo de 105ºC). Substituí os dois e a fonte funcionou normalmente, ligando o monitor.

 

Então, por mais que a tensão de saída estivesse normal (sem carga), quando necessitava da corrente alta não funfava. Esta dica serve para qualquer tipo de fonte, principalmente as de notebooks, monitores, XBox, etc.

 

Abaixo a foto da fonte reparada:

 

image.php?di=4V4A

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

de boa , ja concertei alguns que  realmente ou capacitor estufado , ou capacitor aparentemente  bom , mas ao troca-los o problema era resolvido , voltando o  monitor 100%.

a  dica fica, 80% dos problemas  são  devidos aos capacitores , convem trocalos por uma boa marca(qualidade) para evitar  defeitos em outros componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...