Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP550XCJ / BA41-02814A Rev 1.1 / Teclado ou IO

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Este notebook está dando um problema muito louco, o teclado dele é o original porém deu problema, tem tecla disparando e tem tecla que não funciona e do nada volta a funcionar. Tenho 3 teclados novos que testei em outro equipamento aqui e sei que estão 100% funcionais, porém quando coloco estes teclados neste notebook apenas duas teclas não funcionam, porém no teclado original do equipamento estas teclas estão funcionando. Não sei se ficou claro a explicação, qualquer teclado que coloco ficam as mesmas 2 teclas sem funcionar, mas no teclado original do equipamento elas funcionam...
Já verifiquei a placa e não tem nenhum detalhe, nenhuma trilha danificada e nem oxidação. Já passei álcool isopropílico e limpa contato nos conectores, já tentei com outro sistema, falha as mesmas teclas dentro do setup tbm...testei até com teclado da sucata, mesmas teclas falhando...

Estou suspeitando do IO porém no teclado original estas teclas funcionam, então não sei se tem como ser o IO ainda. Detalhe que o notebook está funcionando perfeitamente, só essa questão do teclado mesmo.

Levantamos a hipótese de ser BIOS, no Samsung Update não tem atualização lá, mas não dá pra confiar muito nesse programa deles.
Outra coisa que pensei foi fechar um curto nos terminais do teclado para testar estas teclas, mas como vou saber quais pinos são responsáveis por elas?
As teclas são a tecla direcional pra direita e a tecla ]}º

Alguém consegue dar uma sugestão?

Editado: por MJVFC
Postado

boa tarde, quando da esses problemas loucos assim eu procuro por oxidaçoes na placa e principalmente no chip do SIO, de uma boa vasculhada pra ver se acha indicios de coisas derramadas na placa, tente tambem com uma boa lupa e uma ponta bem fina empurrar todos os pinos do SIO na procura de algum deles solto, ja me aconteceu varias vezes isso.

• Joinha 2
Postado

Já verifiquei toda a placa e descarto a opção de oxidações.

Tenho um microscópio digital aqui, verifiquei vários pontos na placa e foquei no IO tbm, usei uma agulha e verifiquei pino por pino do IO e todos OK, ele tá fisicamente perfeito.

Tem versões de BIOS aqui no forum, será que pode resolver?

• Joinha 1
Postado

Me parece teclado incompatível com o modelo que esta usando o samsung as vezes ao mudar a letra final muda o teclado, porem para certificar faça o reset do CSM aquele curto no pinos próximo a memoria e quanto ao I/O pode ser ate uma trilha oculta, como é uma ligação direta do IO com o teclado a sequencia de pinos do teclado tem obrigatoriamente dar condução com o pino do super IO , então seria o teste correto a ser feito.

• Joinha 1
Postado

@eed

Essa hipótese do teclado incompatível eu descarto, tenho 3 opções de teclados novos e tenho alguns aqui na sucata que é pra tirar tecla, em todos estes teclados as duas mesmas e exatas teclas falharam.

Essa parada do reset do CSM eu nunca vi nessa placa, to pesquisando aqui pra ver se acho informações...pra piorar essa placa não tem serigrafia direito......

Entendi essa questão de verificar teclado com IO, mas vai ser osso pois tem umas trilhas que passam embaixo do conector e não dá pra ver onde está indo...mas vou dar uma focada aqui pra tentar, até pq essa ideia é melhor do que tentar descobrir quais pinos do conector correspondem àquela exata tecla.

Postado (editado)

Baixei o datasheet deste IO e tem o setor que seria do teclado, está marcado como IKB lá, só que ele tem somente 24 terminais nesse setor, os dos pinos 39 a 62 estão fazendo contato certinho com os pinos do conector do teclado, tem dois terminais, o 81 e 82, que não fizeram contato com nenhum.

O estranho é que ainda fica sobrando 4 pinos pois o conector do teclado tem 30, mas no datasheet mostram so 24 no IO...

EDIT: é isso mesmo, o flat do teclado tem 4 pinos vagos. Então tenho 24 pinos fazendo contato corretamente, 2 pinos sem contato e 4 vagos, totalizando os 30.

Editado: por MJVFC
Postado

Seria esse o setor completo do teclado no IO ou pode ter algum pino em outra parte aqui desse datasheet?

image.png.a6115364456ead42c013128d43eaf8c4.png

Agora deve ficar mais claro o que eu disse acima, todos os terminais ai fizeram contato com um pino do conector do teclado, exceto o 81 e 82

Postado

Achei o pino que faz contato com o 81 e o 82 eu consegui quando encostei em dois terminais do conector do teclado...não sei se dá pra concluir que as trilhas de todos estão OK, mas minha única explicação é que seja o programa do IO, mas não tenho os equipamentos aqui pra regravação de IO.

Mas ainda acho muito estranho isso no teclado original do equipamento as teclas funcionarem mas em qualquer outro teclado as mesmas duas teclas falharem. Eu imagino que como o teclado original está com problemas então ele aciona a tecla devido a algum problema nas malhas internas...

Postado (editado)

Mais atualizaçao foi feita por gravadora ou pelo proprio sistema? Vc tbm pode desmontar um teclado pra verificar se as teclas q estao falhando sao a mesma linha fica melhor do que ficar medindo todos pads do conector

Editado: por infocel technology
Postado

pessoal, tem me acontecido aqui na minha regiao que temos pegqado aparelhos de marcas conhecidas como acer e hp e outros mas sendo refurbished, sao aparelhos mais economicos que nao sao vendidos no mercado brasileiro e sim que entram no pais "por outros meios" 

estes aparelhos tem dado problemas de teclado e como os modelos e placas mae sao os mesmos dos da linha regular do fabricante temos tentado comprar teclados pelo modelo original e apresentam este mesmo problema de teclas aleatorias nao sendo possivel conseguir teclados para eles, nao sei a causa disto ser assim mas nao parece ser um "defeito" e sim algo que o propio fabricante faz pois sao aparelhos originais porem "de segunda linha" 

verifique se o seu nao tem uma etiqueta com a inscriçao que diga "refurbished"

• Joinha 1
Postado

ja peguei casos assim, problema é alguma incompatibilidade, nesses casos, o vendedor do teclado (mercado livre) manda um arquivo .bat com a correçao, verifique se nao é seu caso. 

• Joinha 1
Postado

@sidney_mk isso ai é para mapear o teclado, dá pra fazer manualmente no REGEDIT ou usar o sharpkeys que é mais fácil ainda, esse procedimento troca as funções das teclas fazendo o mapeamento. Só que no meu caso as teclas não estavam nem sendo reconhecida, quando apertava elas nenhum sinal era enviado, mas não era problema no teclado.

Devolvi o equipamento, como ele é apenas um Celeron a cliente preferiu utilizar um teclado USB.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...