Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Estação de Solda Yaxun 702B+ (Ferro Não Aquece)

Featured Replies

Postado
  • Autor
1 hora atrás, Roberto275803 disse:

@CRISANTO Segue o link para download do esquema:

Obrigado pelas fotos!

A minha estava assum com a sua na parte do ferro de soldar, mas como eu disse antes este circuito é bem simples e facil de resolver. Como este equipamento é montado por chineses, geralmente tem muito ponto de mal conexão naqueles conectores, fio partido ou mal fixado no pino do soquete. Revise tudo isto com calma porque se o sinal do sensor de temperatura do ferro de soldar não chegar no LM324 o ferro não funciona.

Abs,

Roberto

Etapa_ferro.jpg

Opa Roberto.

Não tenho créditos para baixar por aqui.

Te passei uma MP.

Se você puder mandar para meu email fico-lhe muito agradecido pois não encontrei um esquema que me ajude e esse parece ser o melhor para o tipo de nossa estação.

Baixei essa foto sua, vai me ajudar.

E quanto ao seu componente que é um diodo e não um resistor??!!!

• Respostas 70
  • Visualizações 6,3k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• @CRISANTO Segue o link para download do esquema:   Obrigado pelas fotos!   A minha estava assum com a sua na parte do ferro de soldar, mas como eu disse antes este circuito é bem s

• Edmilson Goncalves Preza
    Edmilson Goncalves Preza

Bom dia @Roberto275803 .  Se esse diagrama corresponder ao modelo da estação do @CRISANTO , faz o upload dele pra nossa área de download, pra podermos auxiliar o colega (caso não haja resolvido).

• Opa Roberto. Não tenho créditos para baixar por aqui. Te passei uma MP. Se você puder mandar para meu email fico-lhe muito agradecido pois não encontrei um esquema que me ajude e esse p

Imagens Postadas

Postado
10 horas atrás, CRISANTO disse:

Opa Roberto.

Não tenho créditos para baixar por aqui.

Te passei uma MP.

Se você puder mandar para meu email fico-lhe muito agradecido pois não encontrei um esquema que me ajude e esse parece ser o melhor para o tipo de nossa estação.

Baixei essa foto sua, vai me ajudar.

E quanto ao seu componente que é um diodo e não um resistor??!!!

image.thumb.png.22db0db32220d4b65086c0649ed32f63.png

Pois o Roberto lhe ajudou dando-lhe um joínha para que consiga baixar o arquivo ok

Boa Sorte     :)

Postado

Bom dia @Roberto275803 , obrigado pelo diagrama.

Bom dia @CRISANTO , vamos ver se algumas ligações batem com o esquema do Roberto?

• Indique no print abaixo:
  • No XH3 desconectado:
  • a) os dois pinos onde tem os 24VCA do ferro; 
  • b) os dois pinos que sobram destinados a alimentar o ferro devem estar abertos no teste de continuidade; 
  • c)teste de continuidade entre os dois pinos do meio (2 e 3) devem mostrar curto-circuito.

image.png.d0ab43376e6cc2a42daef01e682b2205.png

• No XH4 desconectado, os seus pinos devem conectar diretamente, cada um, com um dos pinos (T1 ou T2) do BT136. Aliás quando colocou um jumper no macho do XH4 (vide print abaixo), você ligou diretamente o ferro aos 24VCA do trafo. 

image.png.750bdc189fb57f1ac4e29a74ba972312.png

Postado
  • Autor

@Maru Boa dia .

Obrigado pela atenção.

Não tinha visto que tinha crédito. Mas, mesmo assim não entendo.

Toda vez que vou baixar algo aparece está mensagem. (imagaem anexo)

elebr.png

Postado
  • Autor
5 minutos atrás, CRISANTO disse:

@Maru Boa dia .

Obrigado pela atenção.

Não tinha visto que tinha crédito. Mas, mesmo assim não entendo.

Toda vez que vou baixar algo aparece está mensagem. (imagaem anexo)

elebr.png

Bom, fui em renovar assinatura e consegui.

Mas eu já tinha tentado antes e não tinha assinatura para pagar. Acho que pela falta de crédito,né?!

Obrigado.

um Bom dia.

Abç

Postado
  • Autor

@Roberto275803 Bom dia.

Obrigado pelo esquema e pelo joinha, consegui baixar.

Se precisar de mais algo é só falar.

Vou tentar resolver a estação, qualquer novidade posto.

Obrigado.

Abç

Postado
  • Autor

@Edmilson Goncalves Preza Boa tarde.

(vamos ver se algumas ligações batem com o esquema do Roberto?) Sim, sim, perfeito.

No XH3 desconectado:

c)teste de continuidade entre os dois pinos do meio (2 e 3) devem mostrar curto-circuito.

Resposta> fechado ou aberto, tem continuidade.

No XH4 desconectado:

os seus pinos devem conectar diretamente, cada um, com um dos pinos (T1 ou T2) do BT136.

Resposta> sim, tem continuidade com os teminais T1 e T2 do BT136.

Postado
1 hora atrás, CRISANTO disse:

@Roberto275803 Bom dia.

Obrigado pelo esquema e pelo joinha, consegui baixar.

Se precisar de mais algo é só falar.

Vou tentar resolver a estação, qualquer novidade posto.

Obrigado.

Abç

Boa Sorte!

Com calma e paciencia você vai conseguir sim.

Abs,

Roberto

Postado
5 horas atrás, CRISANTO disse:

@Edmilson Goncalves Preza Boa tarde.

(vamos ver se algumas ligações batem com o esquema do Roberto?) Sim, sim, perfeito.

No XH3 desconectado:

c)teste de continuidade entre os dois pinos do meio (2 e 3) devem mostrar curto-circuito.

Resposta> fechado ou aberto, tem continuidade.

No XH4 desconectado:

os seus pinos devem conectar diretamente, cada um, com um dos pinos (T1 ou T2) do BT136.

Resposta> sim, tem continuidade com os teminais T1 e T2 do BT136.

• Dos 4 fios que saem da tomada do ferro, os 2 azuis são resistência do ferro; o preto e o branco são do sensor (termopar) do ferro, correto?
  • A dúvida é se a informação do sensor está chegando no LM324, então siga os fios do sensor para checar isso.
Postado
  • Autor

@Edmilson Goncalves Preza, eu fico muitíssimo agradecido por sua ajuda amigo.

Obrigado.

No ferro de solda que comprei, novo, a resistência é diferente (ver nas fotos).

Os fios Vermelho e Azul dão resistência de 12 Ohms, já os fios Brancos está dando 0 zero Ohms (Aferí com multímetro analógico). E entre os fios Vermelho ou Azul com os brancos não dá nada.

Esses valores estão corretos??!!

No caso, qual seriam os da resistência e do sensor?

Eu já inverti os fios no conector do cabo de tudo que é lado e continuou do mesmo jeito. A não ser quando liguei os fios Vermelho e Azul na saída onde vem os 24 volts (um no negativo e o outro no positivo). Mas aí o ferro esquentou de forma absurda e sem controle.

Obs.: aonde está circulado de vermelho é onde está ligado o fio vermelho e azul. E onde está circulado de azul, os fios brancos.

P_20251111_003158_vHDR_On.jpg

P_20251111_003140_vHDR_On.jpg

Editado: por CRISANTO

Postado
11 horas atrás, CRISANTO disse:

@Edmilson Goncalves Preza, eu fico muitíssimo agradecido por sua ajuda amigo.

Obrigado.

No ferro de solda que comprei, novo, a resistência é diferente (ver nas fotos).

Os fios Vermelho e Azul dão resistência de 12 Ohms, já os fios Brancos está dando 0 zero Ohms (Aferí com multímetro analógico). E entre os fios Vermelho ou Azul com os brancos não dá nada.

Esses valores estão corretos??!!

No caso, qual seriam os da resistência e do sensor?

Eu já inverti os fios no conector do cabo de tudo que é lado e continuou do mesmo jeito. A não ser quando liguei os fios Vermelho e Azul na saída onde vem os 24 volts (um no negativo e o outro no positivo). Mas aí o ferro esquentou de forma absurda e sem controle.

Obs.: aonde está circulado de vermelho é onde está ligado o fio vermelho e azul. E onde está circulado de azul, os fios brancos.

P_20251111_003158_vHDR_On.jpg

geralmente é um vermelho e um branco, para aquecimento  e o azul com o outro branco para controle de temperatura termopar, agora qual dos brancos é qual ai complicou pois não disponho de nenhum aqui para poder informar qual seria o correto ok

Boa Sorte    :)

Postado
  • Autor

@Maru boa madrugada meu amigo.

Penso que no meu os fios Vermelho e Azul são do sensor pois tem uma resistência alta. E os dois brancos são da resistência pois tem uma resistência muito baixa, zero.

Mas como falei, já inverti os fios do cabo de tidas as formas possíveis e nada. A ponta do ferro só esquentou demasiadamente quando coloquei o fio Vermelho ligado na saída de 24volts e o Azul ligados no neutro. Esse 24v e neutro são os que vem do BT136. Mas fiquei sem entender, se o vermelho e azul são do sensor, por que o ferro esquentou demasiadamente e não queimou o termopar?!

Obs.: esquentou mas não dava controle de temperatura. E esquentou tanto que a ponta ficou vermelha.

Acho que o problema ainda é na placa.

Postado
  • Autor

É que estou com dois notebooks na bancada e ainda não pude parar para olhar ela. Mas agora com o esquema que o @Roberto275803 passou e com a ajuda de  você @Maru e do @Edmilson Goncalves Preza iremos resolver.

E que fique como ajuda para outras pessoas que enfrentar o mesmo problema.

Assim espero.

Att

Crisanto

Postado
5 horas atrás, CRISANTO disse:

É que estou com dois notebooks na bancada e ainda não pude parar para olhar ela. Mas agora com o esquema que o @Roberto275803 passou e com a ajuda de  você @Maru e do @Edmilson Goncalves Preza iremos resolver.

E que fique como ajuda para outras pessoas que enfrentar o mesmo problema.

Assim espero.

Att

Crisanto

este é a forma correta para que possa efetuar o troca e conserto de seu ferro de soldas, é complicado pois ninguém que venda a resistência posta a forma correta de se fazer a ligação da mesmo ao cabo, mas agora esta resolvido e irá ajudar muitas pessoas com este mesmo problema que o Sr esta enfrentando, demorei mas achei aqui nos meus guardados ok,

image.thumb.png.1ad59b4f7c1887f2d4b44d45f342fda6.png

image.png.1518ded43e36cd47bf1acd75b5ef843f.png

Note que o fio menor é ligado com o fio vermelho e o fio maior com o azul, geralmente são de capa transparente e dois deles e dois com cores azul e vermelho, acho que desta forma agora ficará fácil para a troca e funcionamento correto.

Boa Sorte ai amigão    :)

Postado

Oi @CRISANTO . São necessários apenas 4 fios, mas vejo 5 fios saindo do cabo: 2 azuis, 1 branco, 1 vermelho e 1 preto. Se você já encontrou a resistência do ferro entre os fios vermelho e azul (qual azul?), então, por exclusão, os fios do sensor devem estar entre os 3 que sobram . Destes 3, (branco, preto e azul) um deles é o 5º fio, que deve fazer o aterramento da carcaça do ferro. Então, teste cada um deles para continuidade com a carcaça do ferro. Identificado o fio de aterramento, sobram apenas os fios do sensor. 

Como testar o sensor?  No multímetro, enquanto mede a resistência, aplique calor na cabeça do ferro e veja se a resistência varia no multímetro.

Postado
9 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Oi @CRISANTO . São necessários apenas 4 fios, mas vejo 5 fios saindo do cabo: 2 azuis, 1 branco, 1 vermelho e 1 preto. Se você já encontrou a resistência do ferro entre os fios vermelho e azul (qual azul?), então, por exclusão, os fios do sensor devem estar entre os 3 que sobram . Destes 3, (branco, preto e azul) um deles é o 5º fio, que deve fazer o aterramento da carcaça do ferro. Então, teste cada um deles para continuidade com a carcaça do ferro. Identificado o fio de aterramento, sobram apenas os fios do sensor. 

Como testar o sensor?  No multímetro, enquanto mede a resistência, aplique calor na cabeça do ferro e veja se a resistência varia no multímetro.

o preto é terra e esta ligado a carcaça metálica do ferro e ao conjunto de aterramento da placa e da carcaça de metal da fonte

Postado
3 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Valeu @Maru . 

esta é a ligação para o ferro dele abaixo descriminei o que é cada fio vai facilitar muito pra ele e para os que mais precisarem ok

image.thumb.png.0b6897eba56210f54ddf8dc12e44a62e.png

Este brando longo as vezes esta fixado em uma molinha ou mesmo no tudo da ponta

Boa Sorte    :)

Postado
  • Autor
Em 16/11/2025 às 10:01, Roberto275803 disse:

@CRISANTO @Edmilson Goncalves Preza @Maru 

Colegas,

Será que o @CRISANTO conseguiu o reparo?

A qualidade da ajuda que ele recebeu foi nota 1000.

Parabéns aos colegas!

Abs,

Roberto

Saudações a todos os amigos.

Gostaria de dizer a todos que li todas as orientações que vocês teem passado, porém, infelizmente, estou tentando resolver um problema complicado no meu carro e ainda trabalhar fazendo as manutenções dos computadores que surgem, pois preciso ganhar também o pão de  cada dia e pagar as contas. Por estes motivos ainda não pude efetuar os testes que me passaram, nem mesmo consegui fazer uma comparação com o esquema que o @Roberto275803 disponibilizou. Mas estou ancioso para dar continuidade ao reparo, pois além de precisar da estação funcionando por completo, creio que a solução vai ajudar a muitos outros companheiros que passarem pela mesma situação.

Agradeço já, de antemão, pelas preciosas ajuda de todos.

Um abraço a todos.

Att,

Crisanto

Postado

Neste caso a solução ideal seria contar com ajuda de um colega proximo. Se fosse aqui da minha cidade eu estaria disposto a tentar resolver o problema desta estação sem custo algum, exceto se tivesse que comprar alguma peça.

Abs,

Roberto

Postado

Boa noite pessoal!

Eu também estou com uma estação igual a essa fazendo manutenção, mas tanto o soprador quanto ao ferro foram perdidos, a estação está bem conservada s encontrei um Triac defeituoso fiz a substituição mas não tenho como testar, os vidores indicam temperatura o soprador ajusta a força do vento e tem tensão de 110 que vai ao resistor do soprador vou colocar um resistor no fio do ferro pra simular o sensor de temperatura e testar e posto aqui o resultado, espero que o amigo consigo, qualquer coisa estou por aqui para compartilhar experiências. Valeu galera!!

Postado
  • Autor

@PU1JPD provavelmente os moderadores vão pedir pra você abrir um tópico sobre seu problema. (É só uma dica, pois são regras do fórum).

Postado

Bom dia!

Foi apenas uma comparação com problema parecido para poder se ter uma ideia do problema, eu vou fazer os testes pra ele poder comparar e possivelmente fazer os testes dele, mas se for o caso eu excluo posto desculpa por qualquer coisa estou a disposição.

Postado

Pra poder simular o sensor de temperatura do ferro de solda eu coloquei um resistor de 90 ohms no conector do ferro e o mesmo me deu um valor de 390 graus e armou o Triac dando tensão de alimentação para o ferro de solda, se quiser mais informações posso mandar fotos e vídeos, um bom dia para todos.

1763724616169701651297433199261.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.